Software Help Desk e Service Desk

A Netflix nos ensina como realizar reuniões de TI produtivas

29 de novembro de 2018 em Blog, Como fazer, Produtividade

As reuniões de TI são um dos grandes pontos de discussão dentro das companhias, principalmente pelo entendimento dos funcionários do grande número de reuniões, onde algumas delas ocorre a falta de foco, fazendo com que sejam improdutivas.

É comum, por exemplo, ouvir destes colaboradores que algumas reuniões são desperdícios de tempo , questionando sobre a produtividade durante esses compromissos profissionais.

Alguns erros comuns das reuniões de TI e que podem acabar com a produtividade da equipe durante estes encontros são desde a falta de uma pauta específica até ao fato de convidar participantes que não são essenciais este momento.

E você, quer saber como a Netflix pode nos ensinar a como realizar reuniões de TI mais produtivas? Continue lendo nossa publicação!

Erros nas reuniões de TI

As reuniões de TI são um grande desafio para todos os funcionários, principalmente pelos erros comuns que podem acabar com a capacidade de ser produtivo nas reuniões. Um ponto importante é a capacidade de planejamento antes de começar, principalmente com as escolhas corretas das ações e do que será discutido durante a reunião.

Alguns erros comuns são:

  • Fazer uma reunião de TI sem pautas;
  • Não saber qual o objetivo da reunião de TI;
  • Chamar pessoas que não precisariam estar presentes ali.

A Netflix pode nos ensinar bastante quando o assunto é o universo empresarial, ensinando como realizar reuniões de TI produtivas e que garantam que o time não se sinta cansado nem improdutivo com estes encontros.

Seguindo dicas como fazer as pautas da reuniões, definir um objetivo claro e chamar somente as pessoas necessárias, pode-se garantir a capacidade de ser produtivo nas reuniões de TI.

>> Saiba mais: De que forma a Série La Casa de Papel nos ensina alcançar a eficiência do help desk

Dicas para garantir a produtividade em reuniões de TI

Como as séries da Netflix, as reuniões de TI podem ser muito mais produtivas quando se presta atenção em pequenos detalhes, principalmente quando se traz elementos presentes no mundo empreendedor e dos negócios.

  1. Faça um planejamento para a reunião

Entender o panorama de uma reunião de TI e de como encontrar a melhor forma para que ela seja executada exige um bom planejamento. E esta é a primeira coisa a ser feita para impactar positivamente a agilidade e trazer bons resultados para uma reunião de TI.

Um bom planejamento estratégico também parte das definições antes, durante e depois da reunião de TI, como:

  • Defina um horário para início e fim da reunião;
  • Defina o objetivo da reunião e qual são os resultados esperados para a reunião após o seu fim;
  • Defina antecipadamente e garanta que os integrantes recebam a agenda da reunião de TI, assim como o papel de cada participante.
  1. A liderança e o trabalho em equipe

O principal é entender as habilidades de cada indivíduo da equipe e como potencializar em benefício do grupo, principalmente numa reunião de TI.

Para que isso ocorra, é importante que as reuniões contenham apenas as pessoas necessárias para aquela discussão – para conseguir que cada um consiga se expressar de forma satisfatória e consigam chegar num bom resultado da discussão em si.

Outro ponto importante é a liderança durante a reunião de TI, principalmente sobre quem propôs o encontro. Não permitir conversas paralelas e a perda de foco são alguns dos exemplos que a liderança deve exercer para não prejudicar a produtividade em reuniões.

Além disso, a capacidade de sintetizar uma pauta em um formato simples e centralizado, fazendo com que a informação esteja disponível e de fácil acesso para todos.

Delegar tarefas também é um passo importante na liderança e no trabalho em equipe, principalmente pelo sentimento de responsabilidade para os integrantes do grupo.

  1. Criatividade e foco nos resultados

A criatividade é um ótima forma de transformar o ambiente de uma reunião de TI, servindo tanto para capturar a atenção dos participantes quanto para obter melhores resultados e ideias para a solução de problemas.

Ao final da reunião, um resumo com o que foi discutido e os resultados obtidos é uma oportunidade boa para que a criatividade venha a tona.

E esse resumo também mostra o foco nos resultados, sabendo quais foram as decisões tomadas.

Sintetizar uma ata de forma objetiva, com informações relevantes como decisões, prazos e responsáveis e enviar a todos os participantes é uma boa forma de manter o controle na reunião de TI e focar no importante para que a reunião de TI seja produtiva.

>> Saiba mais: 6 dicas de como um prestador de serviços de TI pode ganhar e fidelizar clientes

Próximos passos!

As reuniões de TI são um assunto delicado perante os funcionários, principalmente devido a dificuldade que se sente em ser produtivo nas reuniões.

Sejam entre reuniões anuais onde são mostrados os resultados da empresa, reuniões trimestrais onde são demonstrados resultados nos trimestres e as reuniões semanais onde são ajustadas as performances da equipe e são traçadas as metas, é importante sempre manter a produtividade nas reuniões de TI.

E você, quer saber mais sobre como realizar reuniões de TI produtivas e outros assuntos relacionados à produtividade na gestão da tecnologia da informação? Continue acompanhando o nosso blog! Também estamos nas principais redes sociais.

Experimente e comprove agora mesmo.

Faça como mais de 50.000 pessoas e experimente gratuitamente por 15 dias.
Teste grátis