Descubra como organizar a prospecção de clientes de TI!

 

Você já deixou de comprar alguma coisa porque o atendente de alguma loja foi rude ou mal educado?

Por outro lado, você já se sentiu muito satisfeito e até mesmo guardou o nome de um atendente para futuras compras, pois ele foi extremamente prestativo e atencioso, tirando todas as suas dúvidas e te deixando bastante à vontade?

Pois é, o conceito da cordialidade no atendimento já existia desde os tempos dos nossos avós e agora está ainda mais em alta.

Isso porque atualmente temos a internet que nos oferece alta conectividade com diversas empresas, podendo falar com elas em qualquer lugar do mundo. Basta pegar o smartphone!

Com toda essa facilidade, os consumidores mudaram. Nós evoluímos e a relação entre cliente x empresa é outra: hoje em dia valorizamos a experiência no atendimento ao cliente!

Ou seja: simplesmente pulamos fora e procuramos outro empreendimento para adquirir algum produto ou serviço se o suporte for ruim.

Mas com essas mudanças culturais e mercadológicas, fica a questão: como oferecer um atendimento ao cliente com qualidade? Fácil, através do uso de protocolos e padrões de serviço!

Veja nesse artigo um pouco mais sobre o assunto e entenda como um helpdesk com qualidade pode te ajudar nesse sentido!

Cordialidade deve ser uma prioridade no atendimento

Deixar boas impressões através de uma incrível experiência no atendimento ao cliente é algo cada vez mais estratégico para os negócios. Até mesmo por isso, muitos profissionais de marketing estão imergindo no estudo do pré e do pós venda.

Afinal, é nesse primeiro estágio que o cliente decidirá entre uma marca e outra e, no último, se vai recomendá-la. Portanto, algumas boas práticas muito comuns ainda são recomendadas para oferecer um atendimento ao cliente com qualidade.

Dentre elas, podemos citar o fato de atendê-lo chamando-o pelo nome, a cordialidade no atendimento, a despedida no final e a pessoalidade durante o serviço. Afinal, ninguém gosta de falar com robôs, né?

Mas é claro que esses pontos compreendem apenas o básico. Muitas empresas pegam essas ideias, contratam pessoas para atender um chat virtual e pedem para que elas utilizem emojis para soarem super jovens e descoladas.

No entanto, um helpdesk com qualidade vai muito além disso!

É preciso envolver o cliente, saber o que ele realmente precisa, sanar as suas dúvidas e oferecer mais. Pra isso, você pode, por exemplo, dispor de uma base de dados com práticas recomendadas que possam o auxiliar em possíveis questionamentos futuros.

Isso seria ótimo, né?

Lembre-se, por exemplo, da Apple. Você pode amá-la ou odiá-la, mas é inegável que ela faz de TUDO para ir além daquilo que o consumidor pediu inicialmente, dando dicas, informações adicionais etc. E é por isso que ela encanta seus clientes dia após dia!

>> Saiba mais: Rapport no suporte ao cliente? Sim!

A boa experiência no atendimento ao cliente se alcança com padrões e tecnologia

Isso que falamos da Apple faz parte da cultura empresarial. Assim como ela, marcas que prezam pela experiência no atendimento ao cliente sempre pensam nesse fator.

A Starbucks é um ótimo exemplo disso, pois ela “se vende” como o local onde as pessoas podem ir quando não estão em casa ou no trabalho. E como isso foi alcançado? A partir de um atendimento ao cliente com qualidade!

Dentro da cultura da Starbucks, os funcionários são treinados para criar esse ar de familiaridade às pessoas que chegarem lá. Além disso, cada franquia tem um ambiente super aconchegante, deixando todos à vontade.

Isso tudo aquece o coração do cliente que depois receberá um delicioso café quentinho.

E não são apenas os gigantes do mercado que devem fazer isso! Qualquer empresa deve criar sua cultura organizacional, ter padrões de protocolo, treinar seus atendentes e, claro, utilizar tecnologias que ajudem a oferecer um helpdesk de qualidade.

Para isso, pense na alma da sua marca. Pense na missão, na visão e nos valores. O que ela pretende levar para o mundo?

A partir daí, você pode criar alguns preceitos que serão a base para os seus atendentes. Ou seja, como eles vão se portar para alcançar algum objetivo.

>> Saiba mais: Como implementar melhores práticas de atendimento à ferramenta de helpdesk?

O helpdesk é fator chave na experiência do cliente

Para oferecer um atendimento ao cliente com qualidade, o helpdesk é essencial. Ter uma solução tecnológica como a Milldesk pode ajudar a colocar a cultura empresarial em prática.

Além disso, a internet e o mundo digital que vivemos trouxe um cenário de imediatismo muito grande. Portanto, agilidade também é essencial para uma boa experiência de atendimento ao cliente e é outro fator presente numa ferramenta de helpdesk.

Afinal, ela pode gerar tickets, filas de espera e gerenciar tudo o que está acontecendo automaticamente. Assim tanto os operadores, quanto os clientes terão noção do fluxo de atendimento.

Aliás, esse fluxo pode ser completamente integrado a partir de um helpdesk de qualidade. Sendo assim, diversos canais (como chat no site, redes sociais, e-mails etc) podem ser interligados e visualizados dentro de um único software.

Uma mão na roda para a equipe de atendimento!

Cordialidade é requisito obrigatório para gerar uma boa experiência no atendimento ao cliente

Como se isso tudo não bastasse, ainda temos a mensuração de métricas, tais como o tempo médio de atendimento, a taxa de resolução de problemas e a taxa de avaliação do atendimento. Com elas, o gestor visualizará a partir de relatórios simples o panorama geral do suporte!

>> Saiba mais: Equipe de TI proativa: ser ou não ser eis a questão!

Poderíamos falar de muitas outras funcionalidades úteis em um helpdesk de qualidade que melhorariam a experiência no atendimento ao cliente, mas esse artigo ficaria enorme! Se você quiser saber um pouco mais sobre elas, que tal conhecer os recursos da Milldesk? Temos certeza que você vai adorar!

Ah, e claro, continue acompanhando o blog para saber como oferecer um atendimento ao cliente com qualidade e muitas outras informações úteis ao seu negócio!

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