Software Help Desk e Service Desk

Como implantar a cultura de uso de Help desk na TI?

09 de outubro de 2018 em Blog, Como fazer, Help Desk, Itil, Produtividade, Software

O uso do help desk na TI pode promover uma importante melhoria nos processos internos e nos resultados da empresa, através das boas práticas aplicadas a essa área.

Indo além da TI, o propósito do help desk aplicado internamente em uma empresa é solucionar reclamações e dúvidas dos colaboradores, de uma maneira organizada e precisa, garantindo assim a satisfação total do seu cliente interno.

Para garantir os benefícios de uma solução de help desk nos processos internos de uma organização a longo prazo, o time de TI deve saber utilizar bem o sistema e entender o potencial de obter resultados positivos para a empresa com o uso deste recurso.

E nada melhor do que alguns cenários e boas práticas para que a cultura de uso de um help desk tenha sucesso na TI e em toda a organização.

Quer saber mais sobre como implantar a cultura de uso de help desk na TI? Continue lendo nossa publicação!

A importância e os resultados positivos de um help desk para as empresas

O help desk é uma incrível forma de garantir resultados positivos para toda a empresa, servindo como motor otimizador dos serviços em nome da organização e também supervisiona a aplicação das diversas funções por toda a organização.

Outro ponto importante do help desk é que é o primeiro contato caso haja qualquer problema com qualquer tipo de tecnologia dentro da empresa.

É essencial que o serviço de atendimento ao cliente também esteja conectado com os diferentes setores da empresa, servindo como ponto focal para melhorar a performance destes setores caso estes necessitem de alguma solução.

Com isso, os resultados positivos serão imensuráveis frente aos ganhos de produtividade e eficiência dos setores que necessitam de auxílio do help desk.

>> Saiba mais :Por que a análise dos dados de atendimento é importante? 

Os benefícios que o help desk proporciona ao time de TI

Um help desk eficiente proporciona alguns benefícios ao time de TI, que vão desde a melhora e automatização no fluxo de trabalho até a uma melhor capacidade na resolução de problemas. Centralizar as informações e manter os funcionários e clientes bem atendidos garante que o uso de help desk na TI proporcione esses benefícios ao time como um todo.

A análise de métricas é um importante ponto que pode beneficiar o help desk como um todo, além de manter todo a companhia informada do estado atual da sua solução.

Outro ponto que também é considerado como importante para manter a qualidade de todo o atendimento ao cliente é a formalização dos serviços, fazendo com que o problema do cliente esteja transparente para qualquer profissional que for atendê-lo.

>> Saiba mais: Por que a análise dos dados de atendimento é importante?

Possibilidade do time de TI não estar utilizando todo o potencial das soluções de help desk

A possibilidade do time de TI não estar utilizando todo o potencial das soluções de help desk é um importante fator que pode também impactar na produtividade e eficiência do setor, assim como gerar impactos na satisfação do atendimento ao cliente.

O desenvolvimento de produtos e serviços de qualidade também passa pela utilização de todo o potencial do help desk, o que torna este tópico um fator crucial para a organização.

Mostrar que o uso de help desk na TI acarreta em benefícios é uma boa forma de mostrar ao time todo o seu potencial.

>> Saiba mais: Colaborador que não tem domínio do sistema causa prejuízos.

Resultados positivos gerados pelo help desk

E como a implementação e uso do help desk na TI pode alcançar resultados positivos para o próprio time e para os demais departamentos da empresa?

O uso de help desk na TI permite organizar um serviço de suporte com os mais altos padrões de profissionalismo, promovendo a interação entre as melhores práticas e a solução de qualquer chamado de forma rápida e segura.

Isto evita prejuízos e gastos por parte da empresa, além do aumento da produtividade e da eficiência no setor.

Passos básicos para a implantação de um help desk na TI

  1. Escolha um bom sistema de help desk que seja simples e intuitivo;
  2. Garanta que cada abertura de chamado gere um ticket;
  3. Utilize frases personalizadas e automatizadas para respostas rápidas;
  4. Alerte e notifique a equipe de atendimento sobre chamados e soluções;
  5. Não perca o foco no SLA;
  6. Mapeie os processos da empresa afim de garantir o bom andamento do help desk;
  7. Treine a equipe responsável afim de garantir a melhor satisfação dos clientes.

Desta forma, é possível alcançar melhores resultados quanto a satisfação dos usuários, devido à atenção e a manutenção do bom atendimento por parte dos integrantes da equipe de suporte.

O processo de melhoria contínua aplicado ao time de tecnologia faz com que os resultados positivos cheguem até o suporte, com isso, os benefícios de aumento de eficiência e produtividade são compartilhados com todo a equipe.

>> Saiba mais: Aplicação da ISO 20.000 de qualidade na gestão interna de TI.

Próximos passos

É inegável que implantar a cultura de uso de help desk ao time de TI e nos processos internos da empresa garante bons resultados para todos, impactando não somente na eficiência e produtividade, mas amplia também a satisfação dos funcionários no desempenho de suas atividades diárias.

Continue acompanhando nosso blog e as nossas publicações para saber mais sobre o uso eficiente do help desk na empresa. Não esqueça de nos acompanhar também nas redes sociais.

Experimente e comprove agora mesmo.

Faça como mais de 50.000 pessoas e experimente gratuitamente por 15 dias.
Teste grátis