Quando se pensa em atender a expectativa do cliente para que ele tenha uma boa experiência com a sua empresa, o sistema de logística deve ser levado em consideração. Não adianta ter bons produtos se o transporte dele não é realizado dentro do prazo esperado. Por isso é importante saber criar valor no atendimento ao cliente através do uso exato de ferramentas, como o help desk. Descubra abaixo como aplicar esses conceitos e garantir clientes satisfeitos e fiéis.

Atendimento ao cliente criando valor no setor de transporte

Resposta a consultas de clientes em relação ao processo de entrega

Resposta a consultas de clientes em relação ao processo de entrega

Imagine a sensação de estar falando sozinho. Ou até mesmo de estar no meio de várias pessoas em que você fala e não é ouvido. Alguns clientes no setor de transporte passam por essa situação.

Quando qualquer pessoa compra algum item pela internet, ou até mesmo que precise de um transporte, é importante lembrar que há expectativa do cliente envolvida. E a chegada do produto no local de entrega, seja residência ou empresa, é um momento muito esperado.

Por isso, ter um help desk que atenda e responda a perguntas sobre entregas é muito importante. Nada melhor para o cliente final, ter respostas de onde o material adquirido se encontra e quando ele vai chegar. Assim como é importante mantê-lo informado se houver qualquer problema no processo de entrega. Acesso a informação é uma das chaves para manter um bom relacionamento da sua empresa de transporte com o consumidor final.

>> Saiba mais: Precisamos falar sobre o tempo médio de espera (TME)!

Automação devem fazer parte dos processos internos

Automação no envio de respostas nos processos internos da empresa entre os departamentos envolvidos

Como já sabemos, quem tem informação é rei. Porém, é bem provável que essa máxima não deve funcionar dentro da sua empresa de transporte. Um bom sistema de logística é aquele em que todas as áreas estão cientes dos processos que estão ocorrendo. Por exemplo, se um produto era para ter sido envidado a 5 dias e não ocorreu, provavelmente a área de expedição não está ciente que aquele produto foi vendido.

Ou, ainda pensando no mesmo exemplo, a área de vendas não sabe que aquele produto está em falta no estoque. Por isso, fazer com que as informações caminhem dentro da sua empresa de transporte e logística de maneira horizontal é tão importante. Todos terão conhecimento dos problemas enfrentados pelo cliente.

Esse conhecimento amplo pode trazer aos colaboradores a sensação de responsabilidade sobre a entrega. Além de todos serem responsabilizados pela experiência do cliente.

>> Saiba mais: Métricas que indicam a satisfação do usuário

Registro de atividades de transporte associado à solicitações

Registro de atividades de transporte associado às solicitações recebidas

Pequenas empresas, que realizam vendas e necessitam de transporte, podem não precisar de um grande sistema de controle de solicitações. Porém, quando seu negócio começa a escalar, é importante ter todos os registros de atividades de transporte de cada solicitação recebida.

Por dois fatores. O primeiro deles é que você consegue manter sua empresa organizada, com um sistema logístico muito bem estruturado. No qual as informações são facilmente acessadas e respostas a dúvidas e reclamações do cliente final ficarão registradas. Lembre-se, conhecimento pode trazer antecipações e resoluções mais rápidas e efetivas. Expectativa do cliente atendida é satisfação garantida.

Segundo fator. Com as informações registradas, pode-se criar um filtro de quais informações podem e devem ser passadas ao cliente. Em que estágio se encontra o produto adquirido dentro do processo de entrega. Isso gera maior confiança e credibilidade da sua empresa nas entregas.

>> Saiba mais: Um pouco sobre métricas para investimentos em TI: TCO e ROI!

Emissão e uso de relatórios emitidos a partir das informações do setor de atendimento

Emissão e uso de relatórios emitidos a partir das informações do setor de atendimento

OK! Entendi sobre a importância de ter um sistema que entregue informações para o cliente sobre o transporte do produto que foi adquirido. E que isso trará uma boa experiência para o cliente final. Tudo isso registrado dentro de uma plataforma de help desk como a Milldesk.

Agora você deve concordar comigo que todo esse conhecimento, consolidados em relatórios podem ser valiosos para a estratégia da empresa?! Conseguir identificar as principais barreiras e/ou queixas do cliente final pode dar a gestão insumos para melhorar a experiência do cliente quanto ao transporte e entrega do produto. Bem como garantir que o sistema logístico interno funciona.

>> Saiba mais: A importância da análise de relatórios em um helpdesk.

Saber onde estão os gargalos e as principais barreiras, contribuem para o crescimento da empresa. E para isso, ter um help desk ativo, que trabalhe para a melhor experiência do cliente é extremamente válido. Tanto internamente, quanto externamente.

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