4 conselhos para melhorar a gestão de pessoas na TI.

Gerir talentos, pessoas, não é das tarefas mais fáceis, especialmente tratando-se da área de TI, por si só a gestão de pessoas é uma área que não se deve descuidar, seja qual for o tamanho da empresa.

Segundo o censo produzido pela Federação das Associações das Empresas Brasileiras de Tecnologia da Informação (Assespro Nacional), o nível de rotatividade de empresa de TI no Brasil, foi superior à média da América Latina. Um dos motivos para esse número deve-se à atual crise econômica e a falta de mão de obra especializada.

Mas sempre é possível obte algo a mais (de qualquer área de sua empresa), desde que se busque boas soluções. Acompanhe alguns conselhos para melhorar a gestão de capital humano na TI.

1. Conheça seus talentos

O Google é uma empresa reconhecida por seus processos de gestão inovadores, chama seu departamento de recursos humanos de “People Operations”. O setor age por meio de uma abordagem do acompanhamento constante das motivações e aspirações de seus colaboradores.

Obviamente que sua empresa não necessita manter o sofisticado  sistema de dados do Google sobre cada um dos membros de sua equipe, mas pode-se seguir o exemplo buscando conhecê-los.

A maneira mais fácil de fazer isso é com reuniões periódicas (e objetivas) de feedback e investigações de clima organizacional.

2. Entenda o que motiva seus colaboradores

A partir do primeiro conselho, você saberá o que motiva a cada integrante do seu time e assim será mais fácil obter o melhor de cada um.

Lembre-se:  nem sempre o dinheiro é tudo. A elaboração de um bom plano de carreira e programas de recompensa podem ser mais motivadores para alguns empregados.

3. Mostre seus próprios erros

Um conselho sui generis é bem verdade, mas pense o seguinte: ao apresentar à equipe seus próprios erros lhes transmitirá mais confiança para que eles trabalhem, pois assim perceberão que também podem errar, uma boa forma de se humanizar ante seus subordinados.

Esse momento também pode ser pedagógico, pois mostrará aos subordinados que o importante é trabalhar para corrigir esses erros o mais rápido possível. Trabalhar ativamente para resolver o problema é mais importante que não fazer nada.

4. Clima organizacional

O bom relacionamento entre funcionários é fundamental para aumentar a produtividade.

Invista em eventos, treinamentos, que unam diferentes setores da empresa, possibilitando a interação entre eles, por meio de um clima descontraído, fora do ambiente corporativo.