As 4 fases de alinhamento TI/Empresa.

Garantir o alinhamento da TI com o negócio tem sido tradicionalmente visto como o trabalho do CIO. No entanto, o alinhamento de TI bem sucedido/negócio envolve mais do que a comunicação de nível executivo e tradução estratégia.

CIO’s que conseguem alinhamento normalmente fazem através da criação de um conjunto de programas de melhoria de processo bem planejado, que abordam sistematicamente os obstáculos e vão além da conversa de nível executivo, para permear toda a organização de TI e sua cultura.

Se você quiser concretizar o alinhamento da TI com a empresa, precisa antes de tudo de um plano.

E uma metodologia comumente utilizada é o “IT / Cio Business Alingment”, que apresenta uma estrutura simples que a organização de TI pode adotar para gerenciar uma ampla gama de atividades e que pode ser feita em 4 etapas: planejar, modelar, gerenciar/administrar e medir.

E esse ciclo não só faz o alinhamento sustentável e escalável, mas também aumenta a colaboração quando vem aparelhado com as ferramentas corretas.

Vamos a ele:

Planejamento: Esta etapa permite fechar a lacuna entre a TI e a empresa traduzindo os objetivos do negócio em serviços de TI mensuráveis.

Modelagem: Esta é a parte onde você projeta a sua infraestrutura, assegurando-se de que sempre otimize o valor do negócio. Certifique-se de mapear todos os seus ativos, processos e recursos de TI.

Gerenciamento/administração: A gestão bem sucedida irá considerar um método de priorização de solicitações de serviços, um processo de gestão da mudança disciplinada por assim dizer, ou seja, uma maneira de monitorar os serviços que são críticos para a empresa e métrica operacional que possibilite a entrega do serviço nos níveis prometidos.

Mensuração: Esta última fase melhora a visibilidade transversal através da organização em compromissos de operações e nível de serviço. Lembre-se que as métricas e medições são importantes, porém, não valem nada em relação ao alinhamento a menos que possam ser interpretadas em um contexto de negócios mais amplo.

Sem um contexto de negócios para a interpretação de medidas e métricas, grupos funcionais isolados não podem obter uma visão holística de serviços de TI que suportam os objetivos de negócios.

Ao se comprometer com o ciclo e integrar e automatizar atividades que utilizam soluções de software, os CIOs podem alinhar toda a sua organização para fazer melhorias sistemáticas para superar obstáculos.

Fontes: (cio update, cio insights)