10 bons motivos para utilizar o Catálogo de Serviços na gestão de TI.

A utilização de um catálogo de serviços ajuda os departamentos de TI a reduzir os custos de entrega de serviços e a aumentar o nível de satisfação dos usuários.

ITIL recomenda gerir de forma independente a gestão de incidentes da gestão de solicitações estando esta última estreitamente relacionada com a utilização de um catálogo de serviços que ponha à disposição dos usuários, de modo fácil e eficaz, o conjunto de produtos e serviços que ela oferece a organização.

A utilização em TI de um bom catálogo de serviços integrado com a gestão de solicitações oferece um bom número de benefícios dentre os quais destacamos 10:

Gerenciamento centralizado de Solicitações.

Não importa se um usuário precisa solicitar o acesso a um aplicativo, a recuperação de um backup ou compra de novos equipamentos, o Catálogo de Serviços é o ponto de acesso a todos os produtos e serviços oferecidos pela TI, proporcionando o acesso a esta informação e e a sua tramitação.

Simplicidade para o usuário

O usuário solicita o que precisa e o recebe sem se preocupar com o processo de prestação de serviços.

Self-service

O uso de um Catálogo de Serviços facilita enormemente a capacidade de autoatendimento do usuário, reduzindo os custos de gestão, mas também melhorando a experiência do usuário quem dispõe da informação detalhada sobre o que se solicita (descrição, preço, prazo de entrega, aprovações, etc ) e do estado em que se encontra a sua solicitação.

Melhora nos processos de negócios

Cada produto ou serviço pode ter seu próprio processo de tramitação, com base em dados fornecidos pelo usuário.

Mais Controle

Uma das principais necessidades de qualquer departamento de TI é ter o máximo controle sobre toda a operação. O uso de um catálogo de serviços junto com o processo de gestão de solicitações permite a rastreabilidade de todo o processo de solicitação até a entrega deixando registrados e documentados todos os passos intermédios.

Personalização da oferta

Um importante benefício proporcionado pelo uso de um Catálogo de Serviços é a capacidade de oferecer a cada usuário aqueles produtos e serviços que lhe competem, por exemplo, eliminar a possibilidade de que alguém que não deve ter acesso a uma determinada aplicação, não possa, simplificando assim o catálogo para cada perfil de usuário e reduzindo a carga de trabalho e elimina a tramitação de solicitações indevidas.

Redução de custos

Um bom Catálogo de Serviços reduz o tempo que o usuário requer para processar as solicitações, permitindo que essas sejam processadas de forma mais eficiente e também que o pessoal mais qualificado de TI possa concentrar-se nas tarefas que trazem mais valor para a organização, reduzindo os custos totais da operação.

Melhoria da gestão financeira

Tramitar de forma centralizada todas as solicitações através Catálogo de Serviços facilita a alocação de custos associados a cada departamento, área de negócio ou centro de custo correspondente.Ademais conhecer o preço de cada produto ou serviço oferecido, permite a cada área realizar seus orçamentos de modo mais exato.

Aumento da satisfação do usuário

Facilitar ao usuário um único ponto no qual possa consultar tudo o que a TI oferece, onde pode enviar seus pedidos e saber sempre o estado do mesmo, não só melhora a gestão da prestação de serviço, mas também aumenta a satisfação do utilizador.

Maximiza os benefícios de negócios

Um Catálogo de Serviços de TI descreve não apenas cada serviço com as suas características, mas também os seus objetivos. Essa inteligência ajuda a garantir que os serviços de TI estão estreitamente alinhados com a estratégia de negócios, contribuindo substancialmente para a realização dos objetivos corporativos.

Um dos muitos benefícios de Milldesk é o catálogo de serviços, experimente e tenha em mãos o controle e a organização que seus técnicos necessitam para prestar um excelente atendimento no dia a dia. Confira!