5 elementos fundamentais para desenvolver um bom mobile app

Com a evolução da tecnologia o trabalho de desenvolvimento de um app de sucesso foi se tornando mais prático e rápido, com ferramentas não programáticas para o desenvolvimento de um mobile app. Esses aplicativos possuem um alto nível de personalização e uma incrível facilidade no uso, mas sem esquecer do processo de desenvolvimento do produto, com metodologias e conceitos definidos.

O desenvolvimento de uma aplicação mobile era considerado como uma tarefa árdua, que demandava bastante trabalho de empresas especializadas e ferramentas avançadas de produção. Com isso, muitos desses projetos acabavam se estagnando devido a complexidade e aos custos excessivos, era comum eles serem abandonados ainda em fase de desenvolvimento ou pelos seus usuários.

Um produto de TI que pode ser considerado atual e conectado, exige um processo completo de desenvolvimento de produto. Neste artigo vamos mostrar 5 elementos fundamentais do processo de desenvolvimento para criar um mobile app. 

App GIF

5 elementos fundamentais para o desenvolvimento de um mobile app

Conforme já foi dito, desenvolver um mobile app exige etapas definidas e alguns elementos fundamentais que devem ser seguidos para obter o maior sucesso e usabilidade da aplicação. Com a utilização de ferramentas e plataformas seguras e ágeis, esse desafio pode ser facilitado e otimizado.

  • Conceito ou ideia para solucionar problemas reais

O começo para um desenvolvimento de qualquer solução, seja de software ou não, ocorre a partir da vontade de resolver um problema real que afeta a produtividade e a sua resolução pode trazer diversos ganhos.

O pensamento crítico e a compreensão dos ganhos que a solução vai trazer para o negócio fazem parte de qualquer desenvolvimento, principalmente quando se trata de um mobile app. Esta aplicação deve partir de uma adversidade ou dificuldade real da empresa e pode resolver uma ou mais situações que impactam diretamente a realidade da organização, desde que seja acertiva nessa resolução.

>> Saiba mais: A expectativa do cliente impulsiona a entrega de TI!

  • Validação do negócio através de um MVP – Minimum Viable Product

O desenvolvimento de um produto pode demandar diversas etapas até que fique completo e possua todas as características que foram solicitadas pelo time de suporte. Para chegar no estado desejado, primeiramente o produto deve passar por um período de testes ou período experimental, onde todos os seus aspectos são experimentados.

E isso é o que significa o MVP, uma forma de realizar testes que comprovem a reação dos clientes que solicitaram aquele produto, como por exemplo um mobile app que possua as funções mínimas que atendam o que foi requisitado, porém, ela ainda não é a solução final e bem acabada.

Essa etapa ajuda na validação do produto e no suporte ao cliente, que poderá experimentar o produto antes de ser lançado oficialmente e poderá solicitar mudanças ou ajustes em tempo hábil de serem realizadas.

>> Saiba mais: Chatbots ainda não estão prontos para atendimento ao cliente

  • Desenvolvimento ágil

O desenvolvimento ágil é um conceito para a criação de softwares e mobile apps que consiste num esforço completo entre diversos times e setores de uma organização, para atingir o objetivo final que é uma solução fácil e prática.

A meta pode ser dividida entre diversas entregas (ou sprints), que demonstram para o cliente o resultado parcial do projeto a cada entrega, tem a capacidade de antecipar mudanças e evita o retrabalhos durante a fase de desenvolvimento, antes da entrega final ao mercado.

Além disso, o conceito permite a adaptação dos requisitos de produção e das solicitações do cliente. As entregas serão sempre de softwares funcionais e que atendem a demanda exigida, através de conversas e encontros frequentes, com profissionais confiáveis e que estão constantemente buscando melhores formas de serem eficientes em suas entregas.

  • Processo de qualidade

A qualidade deve estar presente em qualquer processo e etapa da empresa, principalmente no desenvolvimento de um produto, seja para um cliente interno ou externo. Um software de qualidade demanda um grau de conformidade com os requisitos e expectativas, desde a sua concepção até a sua entrega, fazendo com que se obtenha sucesso na solução.

Para isso, tanto as demandas explícitas quanto implícitas devem ser definidas e atingidas, obtendo o sucesso e a plena utilização da aplicação. Mesmo com o conceito de qualidade sendo debatido entre um determinado contexto ou até sobre a ausência de falhas no produto, é inegável que deve ser entregue algo que supra as necessidades e expectativas de quem solicitou o desenvolvimento.

>> Saiba mais: 4 dicas fundamentais para a eficiência no seu helpdesk

  • Suporte conectado com a perspectiva do cliente

A equipe de suporte também deve estar conectada com o que o cliente deseja da solução, para melhor atender caso haja qualquer problema, com a utilização de ferramentas que sejam associadas ao produto que foi desenvolvido. Com isso, o time de suporte garante a satisfação do cliente e assegura que a resolução de possíveis chamados se dê de forma rápida e ágil

Fitness GIF

Saiba mais!

O desenvolvimento de um mobile app depende de etapas bem definidas e do sucesso em cada uma dessas etapas. Estes elementos fundamentais ajudam a ter um caminho bem traçado para atingir o objetivo de um bom produto, que seja relevante para o cliente e que consiga trazer ganhos de produtividade para a empresa.

Continue acompanhando nossos conteúdos no blog, aproveite e curta nossa página do Facebook, siga nosso perfil do Twitter e inscreva-se no canal do Youtube!