Com a evolução da tecnologia o trabalho de desenvolvimento de um aplicativo de sucesso foi se tornando cada vez mais prático e rápido, com ferramentas não programáticas para o desenvolvimento de um mobile app.

Esses aplicativos possuem um alto nível de personalização e uma incrível facilidade de uso, mas sem deixar de lado o processo de desenvolvimento do produto, com metodologias e conceitos bem definidos.

O desenvolvimento de uma aplicação mobile era considerado uma tarefa árdua, que demandava bastante trabalho de empresas especializadas e ferramentas avançadas de produção. Com isso, muitos projetos acabavam se estagnados devido à complexidade e aos custos excessivos.

Era comum eles serem abandonados ainda em fase de desenvolvimento ou até mesmo pelos seus usuários.

Um produto de TI que pode ser considerado atual, exige um processo completo de desenvolvimento. Neste artigo vamos mostrar alguns dos elementos fundamentais do processo de desenvolvimento para criar um mobile app. 

Quer saber como desenvolver aplicativos mobile? Então descubra quais são os elementos fundamentais do processo de desenvolvimento de um app mobile incrível!

Como desenvolver aplicativos mobile: 5 elementos fundamentais

Como desenvolver aplicativos mobile: 5 elementos fundamentais

Conforme já foi dito, desenvolver um aplicativo mobile exige etapas bem definidas e alguns elementos fundamentais que devem ser seguidos para obter o maior sucesso e usabilidade da aplicação.

Com a utilização de ferramentas e plataformas seguras e ágeis, esse desafio pode ser facilitado e otimizado. Confira a seguir!

1. Desenvolva uma solução para problemas reais

O começo para o desenvolvimento de qualquer solução, seja de um software ou não, ocorre a partir da vontade de resolver um problema real, ou seja, onde sua resolução pode trazer diversos ganhos.

O pensamento crítico e a compreensão dos ganhos que a solução pode trazer para o negócio fazem parte de qualquer desenvolvimento, principalmente quando se trata de um mobile app.

Esta aplicação deve partir de uma adversidade ou dificuldade real da empresa e pode resolver uma ou mais situações que impactam diretamente a realidade da organização, desde que seja assertiva nessa resolução.

2. Valide o negócio através de um MVP – Minimum Viable Product

O desenvolvimento de um produto pode demandar diversas etapas até que fique pronto e possua todas as características solicitadas pelo time de suporte.

Para chegar no estado desejado, primeiramente o produto deve passar por um período de testes ou período experimental, onde todos os seus aspectos são experimentados.

E isso é o que significa o MVP, uma forma de realizar testes que comprovem a reação dos clientes que solicitaram aquele produto, como por exemplo um mobile app que possua as funções mínimas que atendam o que foi requisitado, porém, ainda não é a solução final e bem acabada.

Essa etapa ajuda na validação do produto e no suporte ao cliente, que poderá experimentar o produto antes de ser lançado oficialmente e solicitar mudanças ou ajustes em tempo hábil para serem realizadas.

3. Garanta o desenvolvimento ágil

O desenvolvimento ágil é um conceito para a criação de softwares e mobile apps que consiste num esforço completo entre diversos times e setores de uma organização para atingir o objetivo final que é uma solução fácil e prática.

A meta pode ser dividida entre diversas etapas (ou sprints), que demonstram para o cliente o resultado parcial do projeto a cada entrega. Desta forma, há capacidade de antecipar mudanças e evitar retrabalhos durante a fase de desenvolvimento, antes da entrega final ao mercado.

Além disso, o conceito permite a adaptação dos requisitos de produção e das solicitações do cliente.

As entregas são sempre de softwares funcionais e que atendem a demanda exigida, através de conversas e encontros frequentes, com profissionais confiáveis e que estão constantemente buscando melhores formas de serem eficientes em suas entregas.

4. Tenha um bom processo de qualidade

A qualidade deve estar presente em qualquer processo e etapa da empresa, principalmente no desenvolvimento de um produto, seja para um cliente interno ou externo.

Um software de qualidade demanda um grau de conformidade com os requisitos e expectativas, desde a sua concepção até a sua entrega, fazendo com que se obtenha sucesso na solução.

Para isso, tanto as demandas explícitas quanto implícitas devem ser definidas e atingidas, obtendo o sucesso e a plena utilização da aplicação.

Mesmo com o conceito de qualidade sendo debatido entre um determinado contexto ou até mesmo sobre a ausência de falhas no produto, é inegável que deve ser entregue algo que supra as necessidades e expectativas de quem solicitou o desenvolvimento.

5. Garanta o alinhamento entre o suporte e a expectativa do cliente

A equipe de suporte deve estar alinhada com o que os clientes esperam daquela solução, para melhor atendê-los caso haja qualquer problema com a utilização de ferramentas que sejam associadas ao produto que foi desenvolvido.

Com isso, o time de suporte garante a satisfação do cliente e assegura que a resolução de possíveis chamados se dê de forma rápida e ágil.

Saiba mais!

O desenvolvimento de um aplicativo mobile depende de etapas bem definidas e do sucesso em cada uma dessas etapas.

Estes elementos fundamentais ajudam a ter um caminho bem traçado para atingir o objetivo de um bom produto, que seja relevante para o cliente e que consiga trazer ganhos de produtividade para a empresa.

Gostou de saber mais sobre como desenvolver aplicativos mobile? Então descubra agora como ter uma equipe de TI proativa!

Conteúdos relacionados:

Conte com o sistema da Milldesk para organizar,
solucionar e reduzir seu número de chamados

Mais de 13 anos de atuação no mercado de Help Desk e Service Desk.

Oferecemos um software de suporte de qualidade internacional, a preço nacional, justo e acessível.

Agende uma demonstração e veja como podemos reduzir seus custos com suporte e gestão de chamados.

ou