Imagem mão de pessoa segurando celular e no centro a palavra: Digital Transformation. Transformação digital centrada no cliente.

Promover uma transformação digital centrada no cliente é um dos pontos chave para a mudança de cultura no ambiente empresarial, principalmente com a taxa exponencial de crescimento e desenvolvimento deste tipo de mudança.

Entender que a transformação digital centrada no cliente vai além do que somente pensar no produto ou serviço da companhia é um passo importante.

Esta mudança de paradigma significa ver os clientes como o centro dos negócios ao contrário da visão tradicional de que o produto ou serviço é o ponto importante da companhia. Além disso, manter a preocupação com a satisfação do seu cliente como um dos principais pilares de sustentação da empresa.

E você, quer saber mais sobre uma transformação digital centrada no cliente? Continue acompanhando a nossa publicação e saiba mais!

Gif moça conversando com outra e dizendo: "It already won". Transformação Digital

Uma transformação digital centrada no cliente

O conceito de transformação digital nasce da integração nas diferentes áreas do negócio, unindo o time de criação, de desenvolvimento e de gerenciamento de projetos para obter mudanças fundamentais sobre a operação da empresa e a sua geração de produtos de valor para o seu consumidor.

A transformação digital centrada no cliente faz com que, essencialmente, mude-se o paradigma da empresa sobre o que realmente importa para o seu negócio. Antes o principal foco de preocupação das organizações eram os seus produtos ou serviços e em como vendê-los da melhor forma para os seus clientes e sempre aumentar a sua margem de lucro.

O ponto importante de toda a discussão é que essa visão mudou. Agora, a peça fundamental para o sucesso ou fracasso de qualquer organização é o seu cliente, a satisfação deste cliente em relação ao seu produto ou serviço.

A transformação digital centrada no cliente e a mudança do foco das empresas permite que se conheça melhor o seu mercado consumidor, criando de fato produtos ou serviços que vão fazer a diferença para este novo cliente – que está mais conectado, conhece melhor as informações e como buscar informações relevantes para a sua decisão.

O consumidor mudou sim ao longo dos anos, principalmente pelo crescimento da presença da tecnologia no seu dia a dia.

O acesso à informação de uma forma facilitada, a disponibilidade de muita informação e até a capacidade de pesquisar sobre a opinião de outros consumidores nas redes sociais está transformando o formato como estes clientes interagem com as empresas, percebendo a experiência com aquele cliente um ponto muito mais importante na sua decisão.

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Gif de Morpheus apresentando a pílula vermelha em uma mão e a azul em outra.Transformação Digital

O cliente como o centro dos negócios

A transformação digital centrada no cliente faz com que este novo cliente seja de fato o centro dos negócios e não mais o produto ou serviço daquela empresa.

O consumidor digital já sabe deste tipo de mudança e para sobreviver a este novo contexto de alta eficiência, rapidez nas mudanças e competitividade elevada, as empresas que se preocupam com a transformação digital precisam entregar algo inovador e que faça sentido ao seu cliente.

Entender a dor do cliente é o primeiro passo para transformá-lo no centro dos seus negócios. De que adianta a solução mais bonita, mais rápida e que possui mais funções do mercado se todas elas não atendem ao problema principal do cliente?

Sendo assim, uma transformação digital centrada no cliente altera muito mais do que o foco da empresa. A sua infraestrutura, os seus processos e inclusive as rotinas do negócio são alteradas.

Além disso, a interação com as pessoas, funcionários e colaboradores da empresa também serão alterados, principalmente para se adaptar a mudança do atendimento ao que o cliente deseja.

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A estratégia da empresa e a transformação digital centrado no cliente

Um dos pilares importantes da transformação digital centrada no cliente é a inteligência dos negócios, de qualificar e entregar um atendimento humano e que entenda o seu cliente. Também podem ser adotadas ferramentas de automação dos processos afim de se ganhar mais agilidade e ter o tempo necessário nas tarefas que realmente importam.

Isso pode impactar toda a estratégia da empresa, principalmente pelo fato de mudar a sua visão dos negócios. O que o cliente deseja é ter o seu problema resolvido e este novo cliente também é impactado por esta mudança de paradigma.

Uma empresa que efetuou uma transformação digital centrada no cliente com sucesso gera grande satisfação por parte dos seus usuários após essa mudança e consegue atrair um público ainda maior para o seu produto ou serviço pois se preocupa de fato com o cliente.

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Próximos passos!

A transformação digital centrada no cliente é um dos impactos mais significativos da tecnologia na vida do consumidor e no dia a dia da empresa, que precisa se reinventar e quebrar paradigmas para conseguir realizar essa mudança de forma satisfatória e significativa.

Além disso, entender também as reações às mudanças e se adaptar ao desejo do cliente são pontos relevantes para o sucesso da transformação digital.

Quer saber mais sobre uma transformação digital centrada no cliente e como ter de fato sucesso nessa jornada? Conheça mais sobre a Milldesk e acompanhe as publicações no nosso blog!

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