Certificações de TI: fazer ou não fazer?

Você sabia que 9 em cada 10 profissionais que trabalham com tecnologia possuem uma ou mais certificações de TI? E que, segundo o relatório 2018 IT Skills and Salary, eles ganham até 22% a mais dos que os que não possuem certificações?

Este post é para você, que quer saber como incrementar o seu currículo, dar um upgrade na sua carreira e se tornar aquele profissional disputado pelo mercado!

O que significam as certificações de TI?

Todo mundo sabe que no mercado ter experiência é fundamental. Mas para o segmento da tecnologia, as certificação são valiosas para a evolução da carreira. Afinal, as certificações de TI são as responsáveis por comprovar que um profissional possui determinada competências alguma área.

Afinal, constantemente surgem novas tecnologias, novos frameworks, modelos de gestão e bibliotecas. E essa dinâmica exige que os profissionais de TI estejam sempre atualizados. Justamente para atender esta demanda que as certificações são importantes. Pois, a partir delas, o profissional comprova uma habilidade requisitada pelo mercado de trabalho e cada vez mais ganha credibilidade!

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Quais as vantagens de ser certificado?

Sempre que você se questionar quais são os benefícios das certificações de TI para você e para seu empregador, lembre-se que ela significa o reconhecimento de um conjunto de habilidades baseados em testes padronizados por organizações reconhecidas. Uma certificação demonstra sua dedicação, motivação e conhecimento técnico.

Veja 5 benefícios dos profissionais certificados no mercado

  1. Maior competitividade em processos seletivos

Ter certificações de TI com certeza trará vantagens no momento da contratação. Afinal, a concorrência do mercado de trabalho é especialmente rígida para profissionais da tecnologia. Tenha em mente que dois profissionais igualmente qualificados competem pelo mesmo cargo, sairá na frente aquele que for certificado.

  1. Aumento de chances de promoções

Para evoluir profissionalmente além de ter um bom desempenho, é preciso se aprimorar nas tecnologias mais recentes. Não há melhor maneira de mostrar isso do que através de uma certificação na área.

  1. Construção de sua credibilidade profissional

Quando se obtém uma certificação, especialmente uma série de um mesmo fornecedor, há um aumento na credibilidade profissional. Afinal, ganhar uma ou mais certificações de TI da Microsoft, por exemplo, demonstra a dedicação para o desenvolvimento profissional. Porque quanto mais conhecimento se adquire, mais expert você se torna.

  1. Renovação constante de conhecimento

Quem acredita que a certificação é única em sua obtenção, está enganado. As certificações de TI possuem, normalmente, exigências de re-certificação periódica. Neste caso, o benefício é triplo. A fornecedora garante a atualização do profissional, este comprova seu comprometimento na atualização e a empresa assegura-se da qualidade técnica dos seus colaboradores.

  1. Atualização tecnológica constante

Constantemente novas tecnologias surgem e estas são implementadas nas empresas. Uma maneira de garantir que a equipe de TI tenha as habilidades e a experiência necessárias em tecnologias existentes e novas é por meio de certificações e treinamento. Por isso este investimento é o meio de ter uma força de trabalho tecnicamente avançada e capaz de responder a desafios com maior velocidade.

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Quais os impactos no atendimento?

Todo time de atendimento help desk está na linha de frente de contato com o cliente. Eles são os responsáveis em ouvir, entender e solucionar problemas de clientes insatisfeitos, e muitas vezes irritados.

Além de ser resiliente e concentrado, é importante ser ágil em seus atendimentos. Por isso ser capacitado e reconhecido pelo seu conhecimento técnico, operacional e prático nos procedimentos de TI, tornam o seu help desk mais eficaz e eficiente.

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Quais as 5 principais certificações de TI?

CompTIA A+

A certificação CompTIA A+ é uma das mais populares entre os profissionais de TI e empregadores. Ela é uma certificação de nível básico para os profissionais que estão ingressando na profissão de atendimento help desk.

Os profissionais com a certificação A+ são habilitados a instalar, configurar e realizar manutenção de hardwares e softwares de PCs e dispositivos móveis. Para conquistá-la são necessários dois exames: um focado em hardware de PC, rede e dispositivos móveis; e outro em sistemas operacionais (desktop e móvel), segurança e computação em nuvem.

ACMT

Hoje, os dispositivos Apples estão cada vez mais populares. Por isso, diversas empresas, ao desenvolverem sistemas, já o fazem também para dispositivos iOS. Por isso, ter a AppleCare Mac Technician (ACMT) é indispensável.

Profissionais com esta habilitação, são capazes de dar suporte a MacBooks e produtos relacionados, validando o conhecimento técnico e habilidades para atender estas plataformas. Dois exames são necessários: o de Fundamentos de Serviços da Apple e de Certificação de Serviço MAC do ACMT 2018.

HDI-CSR

A UBM Tech, que se identifica como “a primeira associação profissional criada para a indústria de suporte técnico” é a mais reconhecida organização de certificação em help desk. Neste ano, o HDI Customer Service Representative (HDI-CSR) novamente se apresentou como a mais utilizada das certificações de TI no suporte técnico.

Projetada para profissionais de atendimento help desk o HDI-CSR tem como objetivo fornecer suporte aos usuários através de uma variedade de habilidades que facilitam as comunicações.

Para obter o HDI-RSI, os candidatos devem passar em um exame, que enfoca liderança (10%), política e estratégia (10%), gestão de pessoas (10%), recursos (20%), processos e procedimentos (45%) e resultados de desempenho (5%). O HDI Learning Center administra o exame on-line, que deve ser concluído dentro de seis semanas após a compra.

ITIL Foundation

Information Technology Infrastructure Library, ou ITIL, é uma estrutura para gerenciar e entregar serviços de TI. O ITIL define um modelo de ciclo de vida para processos e atividades que abrangem desde a etapa de design, desenvolvimento, entrega e suporte dos serviços de TI.

A ITIL Foundation é uma das certificações de TI de nível básico, no qual o indivíduo entende os principais conceitos, terminologias, funções e principais processos envolvidos no ciclo de serviços ITIL. Esta certificação inclui conhecimento constante que evolui até o nível Master.

Embora o programa de treinamento e exame da ITIL Foundation inclua especificamente um componente de service desk, toda a certificação da ITIL Foundation presta-se bem ao setor de help desk.

MCSA: Windows 10 (Microsoft)

O MCSA: Windows 10 é a mais recente certificação indicada para quem trabalha com help desk. À medida que os clientes implementam as novas tecnologias da Microsoft, cada vez mais especialistas serão necessários.

Lembre-se que o Windows continua sendo o sistema operacional de desktop mais utilizado. Assim, a maioria dos profissionais de help desk deve trabalhar com diariamente com este sistema operacional. E, aqueles que desejarem evoluir seus conhecimentos, devem incluir e trabalhar com o Windows diariamente.

Quer aprender mais sobre como fazer sua carreira evoluir, acompanhe nosso blog e fique por dentro!