Como aplicar a Metodologia Lean na gestão de TI? Descubra!

A Metodologia Lean nasceu como uma forma de melhorar a produtividade e a eficiência da produção a partir da integração total entre os diferentes setores e colaboradores.

Sua tradução literal significa “enxuta”, o que diz muito sobre a sua aplicação para instituir nada além dos recursos necessários para o trabalho ou processo.

Surgindo no ano de 1980 na fábrica de veículos Toyota como a sua primeira aplicação em campo, a Metodologia Lean foi amplamente divulgada nos anos 1990 a partir do livro do professor James P. Womack, do MIT.

Recentemente ganhou importância e notoriedade e passou a englobar outros setores, como hospitais, bancos e principalmente empresas no setor de Tecnologia da Informação – como o Lean aplicado à TI.

A Metodologia Lean aplicada à TI é uma ótima forma de garantir a otimização do desenvolvimento.

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Continue lendo nosso artigo e saiba tudo sobre essa aplicação tão importante na área!

Aprenda a aplicar a Metodologia Lean na gestão de TI!

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O termo Lean foi escolhido para descrever o método aplicado pela montadora de veículos japonesa Toyota na sua linha de produção por volta de 1980 como uma forma de melhorar a produtividade da sua fábrica.

Um professor do MIT – Massachusetts Institute of Technology – chamado James P. Womack tornou essa cultura conhecida no mundo a partir da publicação de seu livro, intitulado de “A máquina que mudou o mundo” em 1990.

Nesta publicação e juntamente com os professores Daniel T. Jones e Daniel Roos, foi estudado como esse método de manufatura enxuta impactou a indústria automotiva, inicialmente com a fábrica da montadora Toyota e se espalhando para as outras indústrias automotivas japonesas.

Esse modelo de gestão da produção foi criado visando a eficiência no gerenciamento e no desenvolvimento de novos produtos ou serviços para as fábricas.

Um ponto importante da Metodologia Lean é incentivar a utilização apenas dos recursos necessários para execução de uma etapa, tarefa, processo ou trabalho –  evitando ao máximo os desperdícios.

Princípios da Metodologia Lean

Com o objetivo principal de reduzir o desperdício, os princípios que definem a Metodologia Lean partem deste preceito como meta final.

A Metodologia Lean na indústria da transformação

A Metodologia Lean nasceu na indústria de transformação, onde ganhou bastante força devido aos ótimos resultados apresentados.

A velocidade, aumento da produtividade e eficiência nos custos apresentados pela adoção da Metodologia Lean fizeram com que as indústrias que a adotaram alcançassem competitividade frente à concorrência.

Muitas variações da Metodologia Lean foram desenvolvidas a partir do sucesso na indústria de transformação. Algumas delas são o Gerenciamento da Qualidade Total, o Just-in-Time, Six Sigma (ou Seis Sigma) e a Teoria das Restrições.

A melhoria contínua e o respeito pelas pessoas são a base do Lean e também das suas variações, permitindo que quando aplicados corretamente ofereçam uma melhor forma de tomada de decisão e preocupação com as pessoas, transformando num ambiente mais saudável de trabalho.

Técnicas da Metodologia Lean na indústria

Quando aplicada à indústria, começa-se a perceber que a grande mudança da fabricação enxuta é mudar o foco do gerenciamento dos processos e novas tecnologias, saindo do vertical e indo para o sentido horizontal.

Isso demonstra que os valores criados vão em todas as direções e conseguem integrar todas as etapas da produção.

Quando a integração acontece, as etapas de criação e os ciclos de desenvolvimento são melhores aplicados e produzem um produto ou serviço com muito mais valor agregado e, de um modo geral, mais completo – reduzindo os desperdícios no processo.

Benefícios  da Metodologia Lean para a tecnologia

A área de tecnologia só teve a ganhar com a Metodologia Lean, conquistando ótimos benefícios quando comparado às outras metodologias que eram utilizadas anteriormente.

Mesmo não tendo uma linha de produção “física”, a área de tecnologia da informação obteve bastante sucesso ao adotar as práticas da Metodologia Lean.

Não se trata somente de um programa para a redução dos custos do processo e sim de uma forma de pensar todo o ambiente e esteira de produção a fim de ajustar, integrar e otimizar cada atividade.

O Lean TI adapta os conceitos do sistema Toyota de produção e busca aplicação dos conceitos, como:

Comparação com os métodos tradicionais

Os métodos tradicionais de gestão da produção tem uma visão antiquada do ambiente de produção. Todas as aprovações das mudanças e solicitações são feitas de uma só vez, geralmente em uma reunião de planejamento e revisão.

Outro ponto é a busca constante pela diminuição do tempo e do custo, sem se preocupar com desperdícios ou com o profissional da área – que geralmente são específicos para cada setor.

A Metodologia Lean se mostra como uma ótima alternativa a estes métodos tradicionais, principalmente quando se percebe as mudanças contínuas e incrementais.

Essa característica busca o aproveitamento das oportunidades de melhoria sempre que possível e possui métricas que se ajustam aos objetivos estratégicos da empresa.

Outro ponto importante é a difusão do conhecimento, que deve ser compartilhado e generalizado pela empresa promovendo o aumento do número de profissionais que possam atuar nas diversas áreas do negócio.

Conceitualmente, temos também outros frameworks na área de gestão de TI que nasceram a partir da Metodologia Lean e herdaram suas ótimas aplicações.

O Agile é um dos ótimos exemplos da otimização da Metodologia Lean para o ambiente de desenvolvimento de software e tecnologia da informação, seguindo-se pelo ITIL e Cobit.

O cliente final é o maior beneficiado

Os ganhos da Metodologia Lean estão diretamente ligados ao aumento dos índices positivos do negócio, redução de desperdícios e melhoria contínua dos processos e tarefas.

O cliente final pode ser considerado o maior beneficiado pela adoção das práticas do Lean e da qualidade dos produtos e serviços.

Os principais benefícios que afetam o consumidor de forma direta ou indireta e que são empregados diretamente na linha da produção são:

A conexão com o atendimento ao cliente permite que a Metodologia Lean agregue valor ao garantir disponibilidade para este consumidor, principalmente na hora que ele precisa.

Com a sincronia oferecida pela Metodologia Lean, o cliente e o profissional de atendimento que está tratando a sua solicitação possuem a informação correta assim que necessário.

Outro ponto importante é a busca constante pela qualidade do atendimento ao cliente e por implementar novas técnicas e formas de abordagem que se conectem com o perfil daquele usuário.

O Lean envolve um ambiente no qual os erros são identificados de forma fácil e corrigidos com total rapidez e eficiência. Os desperdícios da área podem ser eliminados e oferecem uma forma de melhorar a performance e produtividade do setor de atendimento ao cliente.

Próximos passos!

Entender as aplicações da Metodologia Lean nos diferentes setores é uma ótima forma de visualizar o seu potencial transformador nos processos, tarefas e atividades.

A partir da indústria automotiva e de transformação, a Metodologia Lean ganhou notoriedade nos mais diversos setores e promove a redução dos desperdícios e o foco na melhoria contínua.

Na área de TI, é responsável por uma grande mudança na visualização dos processos de desenvolvimento e gestão de TI, principalmente por agregar mais valor aos produtos e serviços entregues.
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