Investir em melhorias e aperfeiçoamento da qualidade técnica de produtos e serviços é essencial para o desenvolvimento não só da empresa, mas também, do mercado.

Mas muitas vezes tal feito implica não só em um alto investimento à longo prazo, como também evidencia-se que a novidade não dura muito, uma vez que a concorrência também não está dormindo e logo se encarregará de igualar ou aprimorar o “novo”.

E assim a possibilidade de inovar na qualidade técnica, com o tempo,vai ficando cada vez mais difícil.

Mas então se no geral a qualidade e preço dos produtos ou serviços não diferem muito, que fator pode influenciar na decisão de compra dos clientes?

Pois bem, um dos fatores que muitos deixam de lado e que é uma alternativa acessível e um diferencial a qualquer negócio e que melhor; cria a preferência do público alvo é o atendimento.

O atendimento, possui efeito imediato sobre os clientes, seja positivo, seja negativo, além de agregar valor ao que está em oferta.

E obviamente é fundamental fazer um autoexame, uma autocrítica, um “mea culpa”, acerca do atendimento oferecido por sua empresa, mas também é importante conhecer não só as estratégias e produtos/serviços de sua concorrência, como também o modo como eles atendem sua clientela.

Já dizia o bom o velho Sun Tzu no seu famoso livro A arte da guerra: “Se você conhece o inimigo e conhece a si mesmo, não precisa temer o resultado de cem batalhas. Se você se conhece mas não conhece o inimigo, para cada vitória ganha sofrerá também uma derrota. Se você não conhece nem o inimigo nem a si mesmo, perderá todas as batalhas…”.

E há várias formas de se obter um perfil detalhado do atendimento que seus concorrentes dispensam aos clientes.

Um dos exemplos do que estamos falando, inclusive se encontra na própria internet que abriga informações valiosas, mais precisamente nas redes sociais, que já que se tornaram um meio de expressão para que os clientes expressem o nível de satisfação com o atendimento que recebem por parte das empresas.

Órgãos de proteção ao consumidor e outros tipos de associações também exercem papel importante na busca por se conhecer o modo como as demais companhias atendem o consumidor.

E por que saber como sua concorrência atende?

Simples! Com os dados que permitem saber a maneira de atuação da concorrência, o responsável pela gestão poderá elaborar um planejamento e uma vez com esses referenciais em mão, muito pode ser feito em favor da empresa.

Mais uma vez, é de suma importância que se mantenha o foco dos negócios, mas sempre atentando para o que há de mais forte nos concorrentes e assim, porquê não, superá-los.

Entender como se dá o sucesso ou fracasso dos outros, pode ser uma importante ferramenta para aprimorar o negócio e o próprio atendimento prestado.

Que sua empresa tem de continuar melhorando seus produtos e serviços isso não é novidade, se tornou básico, mas a verdade é que fazer sempre o melhor que os demais, já não basta.

É preciso prestar um atendimento único, diferenciado, que seja eficiente e que envolva o cliente, oferecer uma experiência.

Tudo isso pode ser alcançado quando se tem dados e informações concretas das outras empresas que disputam o mesmo mercado.

Quanto mais se sabe sobre as empresas que atuam em determinado segmento, mais se poderá traçar novos processos de melhoria da qualidade no que diz respeito à maneira como se atende.

As boas e velhas pesquisas também são boas aliadas quando se trata de saber as formas como atuam as empresas concorrentes.

Deve-se tomar cuidado, entretanto, para não sobrecarregar o consumidor com questionamentos extremamente invasivos e tediosamente longos.

Tudo isso para se chegar a somente um resultado: ter um atendimento/suporte de qualidade ao cliente.

Sua clientela precisa perceber que a empresa realmente se importa verdadeiramente com ele; precisa sentir-se importante e ter suas necessidades, requisições, atendidas.

Para isso, a tecnologia é a grande aliada.

Um excelente serviço de atendimento ao cliente, com uma ferramenta que explora os conceitos de usabilidade pode resolver de forma rápida e eficaz o problema dos consumidores e de quebra deixar a vida dos atendentes mais fácil e prática.

A certeza de que o problema do cliente será solucionado de forma rápida certamente contribuirá para a criação da boa imagem da empresa.

Afinal, o atendimento é o cartão de visita de uma marca! 😉

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