Pesquisa de satisfação de seus usuários e clientes.

Você como prestador de serviços ou gestor de uma equipe interna de helpdesk já parou para pensar como está a avaliação de satisfação dos seus usuários? Saiba que é uma ótima oportunidade de você obter um feedback sobre sua gestão de serviços, sobre o seu time, sobre cada indivíduo que leva o seu nome consigo.

É através da pesquisa de satisfação de seus serviços prestados que você poderá obter, junto aos seus usuários e clientes, as informações que lhe permitirá corrigir os erros cometidos pelo caminho, falhas de processo, melhorar em pontos antes não observados com baixa atenção e que gera valor evidente ao seu cliente e usuário.

É através da pesquisa de satisfação de seus serviços prestados que você poderá conhecer seus pontos fracos, conhecer e maximizar (inclusive para o mercado) os seus pontos fortes. Se ninguém falar você não vai saber, para você saber, terá que perguntar. Uma forma sutil de obter estas respostas é através da pesquisa de satisfação.

Obviamente, é tudo muito subjetivo, pois o ser humano irá avaliar um conjunto de características de aspectos qualitativos e quantitativos. O usuário ou o seu cliente não irá avaliar apenas a qualidade técnica de sua prestação de serviços, mas outros aspectos inerentes ao ser humano como: pontualidade, bons hábitos de higiene, educação e cortesia quanto ao atendimento, atenção dada ao referido problema e interesse real na solução, objetividade e clareza na interação humana.

Evidentemente, em seu processo ou em uma solução de help desk e service desk, deverá lhe permitir efetuar pesquisas de satisfação para evitar surpresas ao longo do seu processo de atendimento aos clientes e usuários. Já ouviu falar daquela frase “uma maçã podre num cesto, tem o poder de apodrecer as que estão ao redor”? Pois bem, a identificação imediata da falha em uma satisfação negativa poderá ser corrigida e melhorada antes que contamine outros usuários e clientes.

A compilação dos dados da pesquisa de satisfação é uma grande ferramenta de marketing, uma grande ferramenta para geração de valor aos seus usuários e clientes. Nos posts subsequentes lhe demonstrarei como gerar valor ao cliente e usuários através de marketing de help desk.

Não tenha medo! Ponha sua cara a tapa. É um pouco constrangedor? Pode ser pouco para alguns e muito para outros, porém conhecer a sí próprio é permitir que sua evolução ocorra conscientemente e naturalmente. Outra coisa importante. Tenho certeza que você não faz idéia do quão excelente está o seu trabalho e de seus membros de equipe. Isso vai te motivar, sua equipe também, pode acreditar!