Planilha para controle de chamados

Em muitos ambientes de help desk e service desk, principalmente de pequenas empresas, é comum não haver nenhum tipo de documentação quanto aos procedimentos técnicos, soluções utilizadas para resolver determinados problemas e até mesmo o controle dos chamados e solicitações internas efetuadas na organização. Fica tudo na cabeça do técnico, desde lembrança para atendimento a determinados chamados e setores, os chamados que ainda estão pendentes, aqueles que tinham data para serem resolvidos devido à uma urgência do negócio até a as soluções para os problemas das mais variadas complexidades. Concordo, é muita coisa para se pensar e organizar, ainda mais considerando que geralmente ocorrem problemas simultâneos em diversos usuários a bagunça estará feita. Decorrente de um estágio normal de evolução do help desk serão necessárias outras práticas para melhor atender o negócio e respectivos usuários.

O primeiro passo, para quem não tem nada, recomendo que sejam documentados todos os chamados que ocorrem em sua empresa (Download da planilha para controle de chamados grátis clique aqui).  Com a documentação o técnico não se esquecerá de nenhum chamado a ser atendido, definirá as urgências para cada chamado e ainda poderá se organizar predefinindo as datas para conclusão do chamado.

Os benefícios não param somente aí, com os dados de atendimento aos chamados registrados, o técnico terá em mãos informações valiosas para análise, dentre as quais, as categorias com maior incidência de falhas, quais são os setores que mais demandam serviços, quantidade de atendimentos realizados em determinado período. Com os dados em mãos, qualquer decisão de cunho estratégico será muito mais fácil de ser tomada.