Precisando impulsionar o seu atendimento? Então vá de S.C.O.T, seus clientes irão adorar!

Atender bem o cliente antes da venda para muitas empresas é moleza, não é mesmo?

O difícil é fazer bonito no pós-venda, na hora que o cliente tem algum problema ou dúvida e precisa de suporte e é empurrado para atendentes automáticos, não encontrando uma solução e consequentemente desistindo de procurar a empresa e ainda propagando aos quatros ventos sua insatisfação.

E os efeitos dessa insatisfação mancham a imagem da sua marca, interfere negativamente na captação de novos clientes e prejudica o desenvolvimento da sua empresa no mercado.

Acha pouco? Acredite, a captação de novos clientes tem profunda relação com o atendimento que sua empresa presta hoje.

Oferecer suporte adequado vai muito além de simplesmente oferecer uma conversa cordial, tratar o cliente bem, é o mínimo na verdade, seja qual for o estágio em que esse atendimento esteja sendo desenvolvido (pré ou pós-venda).

Verdade seja dita, se a sua empresa quer conquistar e fidelizar mais e mais clientes é preciso parar e refletir sobre como vocês estão atendendo os consumidores, e doa a quem doer, fazer as mudanças necessárias.

Felizmente há meios concretos de melhorar o seu atendimento e torná-lo memorável, de modo simples, rápido e com os recursos que você já dispõe, ou seja, sua equipe de suporte.

Que os atendentes devem estar bem capacitados, saber ouvir, ter empatia e simpatia e procurar atender do modo mais ágil e assertivo possível, não é novidade para ninguém…

Se em sua empresa isso ainda não acontece corrija enquanto há tempo e adicione a comunicação S.C.O.T à sua receita de atendimento de sucesso.

E o que significa isso? Adotar essa técnica de comunicação em todas as suas interações com os clientes, usuários, consumidores, implica adotar uma comunicação que tenha Segurança, Clareza, Objetividade e Transparência.

Segurança nas informações transmitidas para seu cliente é fundamental, ou seja, quando um usuário lhe faz uma pergunta, seja qual for o meio de contato, que não haja improvisações, mentiras, invenções mirabolantes na hora de fornecer uma resposta ao cliente.

O cliente não espera buscar ajuda com alguém confuso(a), cheio de dúvidas e incertezas. É claro, nem sempre temos a resposta, mas enrolar ou inventar uma solução não é a melhor das soluções.

Por isso se for necessário, peça um tempo para retornar o contato depois com a tão esperada resposta.

Clareza, implica que o seu atendimento deve ser claro em suas respostas, para que seja fácil ao seu cliente realmente entender o que você está dizendo, procure conhecer a linguagem e termos utilizados por seus clientes, conheça seu contexto e você poderá ser claro com eles.

Objetividade, se relaciona com a necessidade imediata de seu cliente, ele tem uma dúvida e você é capaz de dar esta resposta, de modo direto, sem floreios (mas nem por isso menos cortês), sem enrolação e respostas longas e chatas.

Transparência envolve ser honesto com seu cliente, como consumidor tudo o que você mais deseja é que os vendedores, atendentes, consultores, seja honestos com você, certo?

Com os seus clientes não é nada diferente, tudo o que as pessoas mais querem seja na hora de comprar um produto, seja na hora de buscar suporte é um atendente honesto que explique tudo de forma coesa, precisa e honesta.

A transparência no atendimento faz o cliente se sentir valorizado e respeitado, em detrimento de muitas empresas que de modo contumaz subestimam seu conhecimento.

Tire dúvidas, auxilie seu consumidor e acima de tudo, seja sincero caso não seja possível resolver aquele problema, aquela “dor”, sabemos que neste caso não é fácil, pois, são necessários muito jogo de cintura e educação para que o cliente não acabe tendo uma impressão errada.

Quem sabe não surja dessa incapacidade momentânea uma nova funcionalidade ou até mesmo um novo produto, hein?!

Lembre-se o atendimento é o rosto e a voz da sua empresa e caso não seja feito seguindo os princípios elencados acima é a imagem de sua organização que acaba sendo prejudicada.

Por isso, invista, planeje, capacite e zele pelo seu setor de atendimento, você irá se surpreender com os resultados!