Service desk aplicado ao RH multiplica a eficiência do setor, sabia?

Imagem com fundo branco e várias palavras em inglês como: Resume, Interview, benefits, etc.

Até alguns anos atrás, muitas gestores de RH se contentavam em gerir os processos gerenciais de forma rudimentar. No entanto, esse cenário se modificou drasticamente desde a chegada do service desk aplicado ao RH. Mas calma aí! Esse conceito não era apenas voltado ao setor de TI?!

Nada disso! Atualmente, muitas empresas já utilizam o help desk dentro da TI, pois esse é um pensamento tradicional. No entanto, nada impede o uso de uma tecnologia como essa em outros setores empresariais, né? E é sobre isso que falaremos neste artigo!

Continue lendo e descubra os avanços do service desk!

A melhoria contínua começa a partir da ruptura

Antes de tudo, trazemos algumas perguntas para você pensar até o fim deste artigo: a sua empresa se reinventa? Você já tentou trazer algo novo para o seu negócio? As ideias ainda são as mesmas de dez anos atrás?

Gif Oprah Winfrey tentando entender algo.

Bem, hoje em dia, modernidade é a palavra chave de muitas pessoas. E esse mesmo termo também deveria ser um mantra para várias empresas, mas essa ainda não é a nossa realidade atual.

Observamos muitas reclamações de gestores relacionadas ao baixo desempenho de alguns setores do empreendimento, falta de investimentos em algumas áreas etc. Mas como isso pode mudar se os próprios tomadores de decisão não agem?

A ruptura deve começar de cima

É preciso quebrar velhos paradigmas, criando uma ruptura e um processo de melhoria contínua no negócio. Esse processo deve otimizar ações e corrigir políticas que são utilizadas, mas sem apresentar resultados que as justifiquem.

Ou seja, os gestores devem pensar em como atualizar seus conceitos de gestão, trazendo novidades que realmente valham a pena. E, dentre essas novidades, temos o service desk aplicado ao RH que pode melhorar muitos dos processos feitos na empresa.

Afinal, ferramentas de service desk ou help desk trabalham simplificando processos, criando automações que facilitem a rotina dos colaboradores e, consequentemente, instituindo um ambiente agradável a todos.

Quase que uma empresa dos sonhos!

Gif de uma moça de olhos fechados sorrindo.

>> Saiba mais: Rapport no suporte ao cliente? Sim!

O service desk vai muito além da TI

Muitos gestores acreditam que alguns recursos tecnológicos não podem ser utilizados fora da TI. Afinal, é difícil desassociar algumas coisas que já estão tão enraizadas como algo padrão de determinado segmento.

E isso acontece até mesmo ao pensar em uma ferramenta de help desk, o que é um erro gritante! Como dito acima, o universo do service desk vai muito além da TI ou de empresas voltadas à tecnologia.

Na realidade o service desk aplicado ao RH pode ajudar muito em empreendimentos de diversos segmentos e tamanhos. Isso porque, mesmo sendo algo padrão dentro do setor de TI, muitas funcionalidades são abrangentes e podem abraçar diversos cenários.

Faça a convergência das boas práticas

Podemos citar algumas delas, tais como a automação. Afinal, depois que um sistema de processos é criado, tarefas e funções podem ser automatizadas, sem que algum gestor precise monitorar tudo a todo tempo!

Misture isso a uma excelente base de dados, com informações fáceis de serem encontradas por qualquer colaborador, e teremos uma gestão de incidentes perfeita.

Isso porque o fluxo de trabalho será controlado do início ao fim, garantindo excelentes níveis de serviço aos usuários e minimizando possíveis prejuízos.

Gif de moço com semblante pensativo e acima de sua cabeça acende uma lâmpada.

Além disso, relatórios simples (mas detalhados!) sobre o que está acontecendo na empresa oferecem um poder de tomada de decisão muito maior. Com eles, você saberá exatamente o que está acontecendo com os processos, podendo agir assertivamente e definir investimentos precisos.

>> Saiba mais: Saiba porque a automação do help desk otimiza a performance empresarial.

Service desk aplicado ao RH reduz a carga de trabalho do setor

Imagem com a palavra: "Call Us", para service desk aplicado ao RH.

Já pensou em gerenciar de forma centralizada todas solicitações que forem feitas em vários locais diferentes? E que tal oferecer autoatendimento aos funcionários da empresa? Será que isso não os deixaria mais satisfeitos a longo prazo?

Bem, com o service desk aplicado ao RH, você terá todas essas possibilidades, agilizando processos operacionais comuns. E mais: ainda será possível gerenciar a solução de problemas e atividades relativas aos processos internos do setor! Bem legal, né?

O service desk possibilita, por exemplo, a criação de uma base de dados com informações relevantes aos funcionários. Quase como uma enciclopédia da empresa, sabe? Lá você pode alocar as políticas do negócio, benefícios oferecidos, informações sobre plano de saúde etc.

Assim, os colaboradores poderão ter uma central de autoatendimento, facilitando o trabalho do RH. Logo, o setor economizará tempo com o suporte e poderá direcionar seus esforços para outras atividades!

Aliás, esse suporte pode ser ainda melhor com o service desk aplicado ao RH por meio de integrações. Se a sua empresa dispor de um ambiente interno, os funcionários podem interagir com essa base de dados e sanar suas dúvidas pelos próprios smartphones em chats e seções disponíveis na intranet.

Gif de pessoas conversando em uma mesa escrito Help desk e a seguinte legenda: Not "what am I looking for?" Who cares what you´re looking for?

>> Saiba mais: 5 passos para montar um help desk eficiente

A ferramenta de help desk acabará sugerindo conteúdos relativos à dúvida do colaborador, o que pode evitar o envio de um e-mail ou uma ligação. Mas, caso cheguemos a esse ponto, os processos fluídos e automatizados podem ajudar a agilizar todo o processo.

Por fim, se todas as pessoas tem informações úteis à disposição, o RH também não poderia ficar de fora, né? Pois é! Um bom service desk aplicado ao RH também oferece uma base de dados com informações sobre os funcionários e o mais importante: relatórios!

Com eles, será possível entender como o trabalho está sendo feito e quais ações podem ser otimizadas. A partir daí, você poderá identificar problemas e oferecer soluções, como treinamentos para uma equipe que está demorando muito tempo para aprender a utilizar alguma ferramenta nova.

Agora que você viu como o service desk aplicado ao RH pode ser muito útil, vamos te propor uma coisa: reinvente-se! Busque o novo e conheça a Milldesk, uma ferramenta que pode ser o que a sua empresa precisa para crescer. Além disso, não se esqueça de acompanhar o nosso blog para ficar ligado em tudo sobre o universo de help desk!