Que o mar não está pra peixe todo mundo já sabe, com a lenta recuperação da economia a tentação em reduzir os custos é grande.E não que seja algo ruim, o problema surge quando se busca cair na mentalidade pura e simples do barato pelo barato ou da redução de custos per si. Mesmo em épocas de orçamentos apertados, existe uma forma correta e outra incorreta de economizar dinheiro e recursos.

Reduzir gastos em áreas equivocadas pode terminar por afetar o negócio no longo prazo, por isso acompanhe alguns dos principais erros das empresas ao cortar custos.

Investimentos no atendimento/suporte ao cliente

Quando o pânico bate à porta das empresas, uma das primeiras ações que realizam é parar ou investir menos nos serviços de atendimento/suporte ao cliente.

Porém, na verdade esse deveria ser o último lugar para reter os investimentos, sua melhor oportunidade está em manter as áreas que impactam diretamente ao consumidor, dentre estas o suporte/atendimento.

Por isso aposte em um atendimento ao cliente diversificado em múltiplos canais, como: redes sociais, chats, e-mails, aplicativos, sempre visando uma rápida resposta ao cliente.

Já pensou qual é o canal mais eficiente para os seus clientes? Uma boa estratégia está na utilização de uma ferramenta de gestão, que centraliza todos os canais e chamados, tornando o relacionamento mais próximo, prático e organizado.

Orçamento de marketing

Outra medida comum na hora que bate a ansiedade pela situação econômica é cortar os investimentos em marketing. Afinal, segundo alguns isso não irá afetar o centro do seu negócio, certo? Falso.

Eventualmente a economia irá se recuperar e os clientes/usuários se sentirão mais impulsionados a gastar.

E reduzir o orçamento em marketing pode parecer uma boa medida em um primeiro momento, mas no longo prazo pode ser um grande erro, já que se estará alijando os consumidores potenciais dos benefícios de seus produtos/serviços e consequentemente seu negócio.

Por isso, mesmo em épocas de “vacas magras”, deve-se continuar a executar planos de expansão pois provavelmente a maioria dos concorrentes provavelmente terão a mesma reação impulsiva no afã de diminuir seus custos.

E aí a máxima do velho guerreiro Chacrinha faz toda diferença, afinal “quem não se comunica se trumbica!”

Benefícios de colaboradores

Una forma de acentuar os problemas em sua empresa é eliminar ou diminuir a qualidade de alguns motivadores dos colaboradores…

Que podem ser desde coisas simples como uma premiação aos funcionários destaque do mês, o café dos aniversariantes ou até mesmo benefícios decorrentes de convenção coletiva ou acordo coletivo, como normalmente são os planos de saúde e os tickets refeição, que podem ter suas qualidades reduzidas ou até mesmo abstenção total do benefício.

Trata-se de um investimento no moral de sua equipe, lembre-se que colaboradores satisfeitos mantêm clientes/usuários satisfeitos, no fim se trata também dos clientes, porque eles é que são o objetivo do seu negócio.

Investimentos em capacitação e treinamento dos colaboradores

Frequentemente alvo dos cortes de custos, os treinamentos, capacitações são fundamentais para um atendimento ao cliente sólido e cativante e pode ser diretamente responsável por evitar a perda de clientes por insatisfação com o serviço oferecido.

Mesmo em tempos de crise (dentro das possibilidades) é extremamente importante investir na qualificação de todas as pessoas envolvidas no processo de atendimento ao cliente.

Treine sua equipe para ter um olhar mais vendedor e sugerir novas soluções para clientes novos ou existentes e surpreenda-se com os resultados!

Tecnologia sim, desculpas não!

A tecnologia está aí para ser uma peça chave na sua central de suporte e não apenas uma ferramenta bonitinha, deve gerar resultados, por isso é um erro não investir em ferramentas de ponta que acabam por reduzir e muito os custos das organizações.

Automatizando seu atendimento com um software para Help Desk e Service Desk você melhora substancialmente a velocidade, qualidade, satisfação e transparência do seu atendimento ao cliente.

Por isso, não hesite em buscar o que há de melhor em matéria de tecnologia para melhor atender seus clientes/usuários.

Reduza seus custos de forma inteligente para que sua empresa se torne mais competitiva e eficiente, mas sem perder a qualidade em setores essenciais e prepare-se para ter clientes mais satisfeitos e também defensores de sua marca.

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