As vantagens de se fazer uma gestão de ativos de TI eficaz!

Gestão de Ativos

Um dos grandes desafios de uma empresa de TI é proporcionar uma gestão de ativos de tecnologia de forma eficiente e que gere retorno com a identificação, controle e manutenção dos recursos tecnológicos de uma organização. De forma adequada, permite uma redução de custos relacionados à infraestrutura do negócio e da TI. Softwares podem auxiliar no inventário de forma automatizada, como o Invnet da Milldesk.

Uma gestão de ativos eficaz permite tanto o controle junto à infraestrutura física, com a prevenção de extravios, roubos e perdas dos equipamentos quanto com o controle via software, analisando e evitando a utilização de produtos de softwares sem licença e obsoletos, além dos próprios equipamentos em si. Isto tem impacto direto na produtividade e resultados do negócio, ajudando a reduzir custos e a manter a qualidade do trabalho.

E você, quer saber mais sobre como fazer uma gestão de TI eficiente? Continue acompanhando a nossa publicação!

Manutenção de ativos

Pontos importantes para uma gestão de ativos de TI

Uma gestão de ativos de TI tem como responsabilidade principal cuidar de todos os componentes relacionados a Tecnologia da Informação dentro da empresa, sejam eles físicos ou não. Este cuidado passa desde a saber como estão sendo utilizados e vai até a quesitos de segurança da informação, isso inclui a homologação de softwares que podem ser usados sem que hajam falhas de segurança. Alguns pontos que são importantes para uma gestão de ativos de TI são listados abaixo:

  1. Faça a organização e mapeamento dos seus ativos de TI

O ponto principal de qualquer gestão de ativos de TI é entender e organizar todos os componentes que compõem o setor. Saber os detalhes de quem são os usuários dos sistemas, dos equipamentos e aonde estão localizados em cada departamento, são informações valiosas para a gestão de TI.

Esta organização e mapeamento deve conter também as correlações entre os equipamentos, áreas e funcionários, levando em consideração a infraestrutura geral da gestão de TI. Um ponto importante é a consistência da informação a qual está sendo colocada no inventário de ativos.

A estrutura e a organização dos recursos de tecnologia precisam estar alinhados com a estratégia da empresa, mantendo as informações reunidas de forma consistente e que faça sentido para a gestão de ativos de TI.

>> Saiba mais: Saiba como o help desk colabora para a redução de custos na empresa

  1. Promova a interligação dos dados

Reunir as informações e manter os dados alinhados é importante para que haja uma gestão realmente efetiva, principalmente quando se utiliza uma ferramenta help desk no inventário dos ativos, como o Invnet da Milldesk. Os ganhos ao se utilizar este tipo de ferramenta são grandes e tem como principal pilar o controle real e de forma automatizada.

Tornar as informações úteis e acessíveis são também uma ótima forma de ganho deste tipo de integração entre os dados, faz com que se poupe tempo e trabalho de toda a equipe. Um bom exemplo é relacionar uma falha ou algum ticket aberto da equipe de suporte com algum ativo de hardware, promovendo assim mais informações para o time e mais dados de histórico que irão dar embasamento às decisões da equipe de gerência.

>> Saiba mais: Por que a análise dos dados de atendimento é importante?

  1. Acompanhar o ciclo de vida e automatize algumas ações

Tanto hardware como software, os ativos de TI possuem um ciclo de vida que percorre diversos estágios da sua utilização. O ciclo de vida e os estágios dos ativos são ótimas formas de controlar a utilização mais eficiente, principalmente quando há alguma mudança de estágio. Nestas mudanças, o sistema é informado é são gerados dados como o motivo, data, hora.

A automatização também vai além do controle do ciclo de vida, com a automatização dos alertas e do controle da cadeia de ações que deve ser voltada para a diminuição de falhas que possam afetar a usabilidade dos ativos. Esta automação também pode ser utilizada na prevenção de falhas, como exemplo ao alertar o gerente da área sobre o prazo próximo para o vencimento da alguma licença.

>> Saiba mais: Como automatizar processos de TI?

Gestão de ativos

Uma ferramenta de help desk na gestão de ativos de TI

Com a gestão de ativos de TI, o monitoramento da infraestrutura e o acesso as possíveis falhas de arquitetura e perdas de performance se tornam mais fáceis devido ao acesso a informação. Os benefícios da integração dos dados na gestão de ativos de TI são diversos, desde a um melhor atendimento ao cliente até o benefício no gerenciamento como um todo, com decisões mais assertivas.

O Invnet da Milldesk é um ótimo exemplo de um bom software para gestão de ativos de TI. Ele permite o inventário de hardware e software, sendo gerado de forma automatizada, promovendo uma redução de custos e eficiência na gestão de tecnologia. Permite também o controle de cada ponto da rede através de relatórios de inventário, sem que haja a necessidade de visitar cada local fisicamente.

>> Saiba mais: Como se livrar do medo de trocar de Help Desk?

Próximos passos

Ter uma boa gestão de ativos de TI permite que a área se torne mais eficiente e eficaz como um todo, principalmente para um melhor controle e aplicação da automação para melhorar os indicadores deste gerenciamento. Um bom software de gestão de TI pode auxiliar e melhorar este controle como um todo, como o Invnet da Milldesk.

Fique por dentro das últimas novidades para melhorar seu suporte! Não se esqueça de se inscrever no nosso newsletter para receber notificação todas as vezes que publicarmos um novo artigo!