Vantagens do catálogo de serviços

No post anterior escrevi sobre as definições e analogias utilizadas sobre o catálogo de serviços. Neste post trataremos exclusivamente das vantagens da implementação do catálogo de serviços para melhor gerenciamento de nível de serviços de acordo com as melhores práticas ITIL.

Uma das vantagens ao implantar o catálogo de serviços é a definição clara dos serviços que serão fornecidos. O seu usuário ou cliente conhecerá os serviços que são ofertados pela sua empresa ou equipe através de definições claras quanto ao suporte, preços, prazos, dependências e outras características necessárias para a completude dos serviços. O que evita que a expectativa do usuário torne-se uma frustação quanto ao seu atendimento em termos de prazos, preços e resolução.

A padronização dada a um incidente poderá ser mais bem absorvida pela equipe de suporte, pois será gerada com as informações e características necessárias para o atendimento em questão e consequente resolução do chamado. Além de tratar cada incidente de forma padronizada, não será necessário que um mesmo chamado assuma diferentes formas para solicitação de suporte.

Uma vantagem específica refere-se à verificação de impactos pertinentes ao negócio, onde a adição ou remoção de um serviço, características de itens de serviços, seja um documento único para obtenção de informações relevantes para análise de impactos de mudança.

Outra vantagem: A análise dos seus serviços ofertados em comparação com seus concorrentes e mercado. Poderá analisar a competitividade da sua prestação de serviços de acordo com padrões estabelecidos no mercado e demais concorrentes. Por exemplo: você poderá perceber que alguns serviços poderão ampliar o portfolio de serviços prestados pela sua organização e consequentemente aumentar os rendimentos de seus negócios.

Outra, poderá perceber que o seu concorrente ou mercado é mais competente em determinado serviço. Caberá a você analisar como seu concorrente é mais competente ao oferecer um serviço compatível com o seu.

A possibilidade de treinamento atrelada aos serviços que são prestadas pela sua organização também é uma grande vantagem, pois com a documentação e listagem dos serviços não corre-se o risco de esquecer e deixar na base do que se tem na cabeça os serviços  prestados pela organização. Vamos mais adiante, além de dar esta visão ao novo funcionário, terá estabelecido um padrão quanto às características de entrega do serviço solicitado pelo cliente/usuário.

Nos próximos posts exemplificarei como criar um catálogo de serviços, passo a passo, para mostrar a você que não é algo complicado, também deixarei um exemplo de um catálogo de serviços. Até a próxima!