Seja o agente de mudança na Era Digital

O conhecimento avançado na área da tecnologia e no desenvolvimento para este setor trará grandes oportunidades na Era Digital, principalmente para os profissionais de TI. Estes profissionais possuem imensa capacidade e disponibilidade para ser o motor transformador da Era Digital, com um potencial para causar grande impacto no mundo.

Com isso, as pessoas que atuam diretamente em atividades a exemplo do service/help desk tem grande importância em todo o negócio, pois precisam estar conectadas com a evolução e o surgimento de novas tecnologias. Isso acarreta em um grande conhecimento que pode ajudar os clientes internos e externos e poderá influenciar em novas formas de atender bem os chamados assim como gerar produtividade para toda a empresa.

E você? Quer saber mais sobre como ser um agente de mudança na Era Digital? Continue lendo nosso artigo! 

Digital GIF

A nova Era Digital

A nova Era Digital está trazendo diversos pontos positivos para todos os setores, principalmente para o mercado de TI. Com isso, estes profissionais possuem grande capacidade e oportunidade de se destacarem frente às novas práticas que surgem, principalmente voltadas a automação e desenvolvimento.

Alguns pontos são importantes para se tornar um agente na Era Digital – e estar atento as mudanças trazidas é relevante para todos que atuam na área.

  • Alta conectividade

A alta conectividade está presente em todos os dispositivos e usuários, muitas vezes transpondo as barreiras do físico. Com a revolução da tecnologia e a evolução das formas de desenvolvimento, se manter conectado tem se tornado primordial para manter a velocidade com que a informação é trocada entre os dispositivos.

Esse novo padrão de disseminação da informação mostra que estar conectado não é somente receber dados, mas entender e interpretar estes dados juntamente com as notícias e o conhecimento agregado.

>> Saiba mais: A expectativa do cliente impulsiona a entrega de TI!

  • A indústria 4.0

A indústria 4.0 é um novo patamar na forma como a produção é vista na era digital. Informação em tempo real, alta customização dos produtos, descentralização dos processos decisórios e automação constante permitindo a comunicação máquina-máquina são um dos pilares que demonstram como esse tópico é importante.

Ser um agente da mudança na Era Digital permite ao profissional de TI também atuar nesta área, que depende bastante de análise de dados e da disponibilidade dos dados em qualquer dispositivo.

>> Saiba mais: Que tal em 2018 pensar seriamente em outsourcing dos serviços de TI?

  • Dispositivos móveis

Conforme falado anteriormente, os dispositivos móveis exercem um importante papel no que diz respeito a evolução da tecnologia na Era Digital. Com isso, os profissionais de TI devem conhecer sobre o que está sendo disponibilizado e o que pode surgir em tendências e novidades.

O time de service/help desk deve entender qual o impacto que estas novas tecnologias tem juntamente aos seus clientes e consumidores e quais tipos de chamados podem surgir a partir disso. Essa etapa é importante para preparar todo o time de colaboradores.

>> Saiba mais: Helpdesk para dispositivos móveis e a experiência do usuário.

O impacto junto aos negócios, governos e sociedade

Todos estes pontos da nova Era Digital geram um impacto enorme nos negócios, governo e sociedade – e este impacto pode ser mensurado de acordo com o número de chamados que o time de helpdesk pode vir a ter a partir do atendimento aos clientes.

Além disso, a revolução da tecnologia pode gerar mudanças em toda a sociedade e nas formas como ocorre a interação com os sistemas e softwares por parte dos usuários.

Novas tecnologias

Juntamente com todos os pontos positivos da Era Digital, as novas tecnologias que correspondem com estas mudanças são diversas e revolucionárias, como:

  • Inteligência Artificial;
  • Internet das Coisas (IoT);
  • Big Data e Data Analytics;

>> Saiba mais: O futuro da gestão de serviços.

O impacto do desenvolvimento ágil na Era Digital

A Era Digital também impacta e é impactada pelas novas formas e conceitos de desenvolvimento ágil, que buscam criar produtos e soluções com uma forma mais rápida e efetiva, com prazos menores e com mais eficiência. A iniciativa gerada através da transformação digital impacta os projetos de TI e o time de service/help desk devem estar atentos a estas mudanças.

Com o desenvolvimento ágil, os prazos se tornam menores e o tempo para encerramento de chamados e soluções de problemas tende a cada vez ficar menor, sendo a rapidez uma qualidade cada vez mais esperada.

Digital GIF

A importância do profissional de atendimento e do suporte ao cliente nessa nova Era Digital

Com tudo o que já foi dito, o profissional de atendimento ao cliente possui uma importância sem tamanho nesse novo cenário da Era Digital. Seu papel relevante começa a se sobressair a partir do momento que novas tecnologias trazem novos tipos de chamados. Este profissional necessita estar conectado e por dentro de todas as mudanças que estão ocorrendo.

Outro ponto importante para demonstrar a importância do time de suporte e atendimento ao cliente é a capacidade de entender esse novo consumidor e trazer novas soluções para os possíveis problemas.

>> Saiba mais: Os desafios de um helpdesk global

A nova Era Digital traz diversos desafios, e o profissional de TI juntamente com um suporte ao cliente eficiente e um service/helpdesk conectado e antenado frente as mudanças podem ser a solução para o sucesso dessa evolução.

Saiba mais!

Ser um agente de mudança na Era Digital traz diversos benefícios aos profissionais de TI, como estar atento as evoluções tecnológicas e estar presente no atendimento adequado ao cliente. A transformação digital, a indústria 4.0 e o novo consumidor são alguns dos pontos importantes a todo esse cenário, fazendo com que a transição seja a mais natural possível.

Quer saber mais sobre a nova Era Digital e como um help desk de qualidade pode impactar positivamente toda a companhia? Continue acompanhando nossos conteúdos no blog, aproveite e curta nossa página do Facebook, siga nosso perfil do Twitter e inscreva-se no canal do Youtube!