A automatização do help desk ajuda na produtividade das empresas

A automatização e robotização do help desk é uma tendência nova e que está trazendo diversos benefícios para as empresas. Com o avanço da inteligência artificial e da automatização dos processos, os seus usuários podem usufruir de serviços automatizados e que influenciam positivamente na produtividade e na agilidade deste setor.

A robotização e a criação de chatbots podem auxiliar no help desk, uma vez que estes serviços podem ser utilizados como uma triagem para chamados mais simples ou complexos, facilitando assim o acesso rápido às soluções de help desk e melhorando o atendimento ao cliente com a utilização da automatização e de robôs inteligentes.

Quer saber mais sobre a automatização do help desk e como esse tipo de inovação tecnológica pode ajudar na produtividade da sua empresa? Continue lendo nosso artigo!

O avanço da IA e da automatização

A inteligência artificial parte do princípio das máquinas, robôs ou softwares aprenderem os padrões do comportamento humano em determinada área e atuarem positivamente sem a necessidade de intervenção humana a partir de um modelo desenvolvido desse aprendizado.

Esse conceito de inteligência artificial pode parecer complicado e difícil, mesmo para pessoas que atuam diretamente na área. O desenvolvimento desta tecnologia está aproximando este conceito para os problemas reais, fazendo com que robôs e chatbots comecem a atuar diretamente em diversas áreas empresariais, inclusive no help desk.

O avanço da inteligência artificial e da automatização promove benefícios para o público em geral. Com máquinas aprendendo os padrões do comportamento humano e executando diversas tarefas visando o melhor resultado, não dependendo da interferência humana para tal feito.

>> Saiba mais: Saiba porque é fundamental a relação entre chatbots e help desk humano. 

Os benefícios desses avanços tecnológicos para as empresas

Os serviços automatizados que utilizam as técnicas de inteligência artificial e computação cognitiva estão rapidamente transformando o dia a dia empresarial em busca de uma melhor performance e melhor capacidade de atender bem o público interno e o público externo.

Além de trazer benefícios para toda a empresa, este tipo de tecnologia e inovação pode demonstrar como a automatização e a robotização permite que tarefas repetitivas e não essenciais não dependam da atuação humana. E isso deixa o potencial humano livre para se focar em outras áreas do conhecimento.

Com a adoção da automatização, robotização e da inteligência artificial as empresas podem focar em tarefas que tragam maior retorno financeiro, assim como tarefas de criação e com o foco em produtividade e agilidade.

>> Saiba mais: Saiba como o consumidor digital está mudando os padrões de atendimento.

A inclusão da IA e da automatização nos atendimentos de help desk

A inclusão da inteligência artificial e da automatização diretamente no help desk mostra uma ótima forma de manter a qualidade e o padrão no atendimento e ainda assim utilizar novas técnicas que tragam agilidade e produtividade a este setor da empresa.

Através da conversa com um robô, o atendimento as solicitações de serviços e a solução de problemas básicos que envolvem o time de help desk pode ser garantido através da utilização de inteligência artificial e chatbots.

Entendimento da linguagem do help desk

A linguagem utilizada durante o atendimento ao cliente e os próprios termos utilizados pelos profissionais que atuam no help desk é um ponto importante e que a inteligência artificial pode auxiliar todos os participantes no processo.

Através do aprendizado de máquina e da automatização, os robôs e chatbots aprenderiam o conhecimento específico para um bom atendimento.

Além de aprender a forma como um profissional de atendimento ao cliente promove o seu contato, a inteligência artificial também consegue identificar as intenções dos clientes através de como estão falando, conseguindo também um melhor nível de entendimento.

Interação com os usuários

O help desk por muitos anos foi conhecido por longas chamadas e interações com os usuários. Isso está mudando rapidamente com a adoção de inteligência artificial e a automatização, fazendo com que os usuários se sintam mais surpreendidos e melhor atendidos a partir da adoção desta tecnologia.

A inteligência artificial pode também não estar diretamente envolvida no atendimento ao cliente, ficando disponível somente para os profissionais do helpdesk. Este tipo de adoção da automatização e da robotização geralmente acarreta em diversos benefícios para quem está trabalhando no atendimento direto ao consumidor.

Tanto no atendimento direto ao cliente quanto no auxílio aos profissionais do help desk, a inteligência artificial e a robotização podem auxiliar com comandos pré-definidos que executam ações de modo fácil e ágil. Isso aumenta drasticamente a produtividade e a agilidade no help desk como um todo.

>> Saiba mais: O primeiro contato com o cliente deve virar amor a primeira vista.

Serviços que auxiliam em toda a empresa

A inteligência artificial pode também ser utilizada por toda a empresa, permitindo que o help desk se torne um setor referência pela sua rapidez e agilidade. Este tipo de adoção da automatização acarreta na homogeneidade nos processos e nas soluções aos chamados.

Quer saber mais?

A automatização e a robotização são tendências que estão chegando para ficar em todos as áreas. Com o help desk não é diferente, permitindo que a adoção de ambas as tecnologias no atendimento ao cliente se transforme em benefícios como o aumento de produtividade e redução no tempo de atendimento.

Quer saber mais sobre como a automatização do help desk pode ajudar na produtividade da sua empresa? Continue acompanhando nossos posts! E aproveita também para nos seguir no FacebookTwitter,Youtube e  Slideshare!