Você já reparou que dentro das empresas o uso da tecnologia não é mais uma exclusividade do setor de informática? Ou do mais recente, departamento de TI? Pois é, bem-vindo à transformação digital: o tempo da indústria 4.0, dos processos automatizados, das ferramentas inteligentes e dos departamentos sem territórios demarcados.

A tecnologia está em todas as partes da cadeia produtiva e não faz mais sentido falar em um único setor que domina todo o conhecimento digital. Isso quer dizer que o TI vai acabar e os trabalhadores vão perder seus empregos?

Não! Significa que o setor vai evoluir, romper barreiras e avançar para todos as esferas da organização. E os colaboradores, por sua vez, devem acompanhar o desenvolvimento dos fluxos de trabalho e enxergar as vastas oportunidades de aperfeiçoamento da execução de atividades.

Por isso, vamos conversar um pouco sobre o que esse novo modelo industrial tem a oferecer e como ele já está influenciando as cadeias produtivas?

A evolução da tecnologia e sua influência na era digital

De modo geral, podemos afirmar que a evolução da tecnologia é a raiz de tudo o que temos atualmente, na chamada era digital. Tempo esse que está apenas no começo, se analisarmos bem os constantes avanços das ciências da computação em diversos segmentos.

As novas possibilidades de comunicação, informação, execução de tarefas e automação de processos desgastantes para humanos trouxeram mudanças no comportamento das pessoas, na maneira como trabalham e como se relacionam. Para entender melhor, basta observar quantos assuntos são hoje resolvidos pelo Whatsapp e que há alguns anos precisaria de um encontro pessoal, com deslocamento, custos e protocolos.

Desse modo, a cada novo passo da tecnologia, mais a era digital se faz presente e torna a transformação digital um fenômeno cada vez mais entranhado na constituição das sociedades contemporâneas.

>> Saiba mais: Que tal melhorar a imagem do departamento de suporte/TI de sua empresa com seus usuários?

A indústria 4.0 e a transformação digital

E como fica o ambiente industrial no contexto da transformação digital? Historicamente, as indústrias e manufaturas foram os primeiros cenários onde a tecnologia chegou e de onde foi difundida. Nada mais natural que as grandes mudanças impactem diretamente a estrutura da produção e das relações industriais.

O conceito de indústria 4.0 está em expansão, digamos em um momento de muita inovação e avanço tecnológico, o fato é que não há caminho de volta. A tendência e avançar cada vez mais, mas não no sentido de gerar desemprego e sim para criar condições melhores de trabalho e ocupar os colaboradores com demandas mais estratégicas.

A chamada fábrica inteligente tem como base:

>> Saiba mais: TI mais focado na jornada do cliente é possível?

A influência da TI na estratégia de negócios de uma empresa

Muito mais que um departamento competente, estamos falando aqui de toda a inteligência do campo da tecnologia da informação. É categórica a importância dessa ciência para a fluidez de uma empresa, desde a concepção de uma ideia, até a entrega do produto.

À medida que a TI toma roupagens mais estratégicas, a tendência é que a organização ganhe mais inteligência e mais força competitiva. Isso resulta em mais oportunidades e diferenciais para a realização de novos negócios e aumento da lucratividade.

As condições favoráveis vem a partir de uma boa política de atendimento ao cliente, um service desk bem estruturado, produtividade em alta, otimização de recursos, acesso a dados e controle de dados, por exemplo.

>> Saiba mais: Os desafios de um helpdesk global

O papel do CIO na transformação digital

CIO, Manager

Diante de tudo o que estamos vivenciando e do que está por vir, o gestor da TI assume um papel ainda mais relevante nas organizações. Não apenas na parte técnica, mas também na propagação de uma nova cultura, voltada para a colaboração, o avanço e a produtividade.

A atuação do CIO nesse momento de transformação digital na indústria é sim técnico e prático e ao mesmo tempo conceitual no sentido de mostrar novos caminhos e de trabalhar em harmonia com outros campos vitais como finanças, compras, estoque e vendas.

Vem do gestor de TI, principalmente, a iniciativa de romper as barreiras setoriais e alavancar os atributos da indústria 4.0. Um bom e instigante desafio, que claramente vale a pena.

>> Saiba mais: 4 dicas fundamentais para a eficiência no seu helpdesk

E na sua empresa, como a transformação digital está sendo inserida no dia a dia dos colaboradores, nos fluxos de trabalho e na cadeia produtiva? Seria possível atender a todas as demandas e trabalhar de modo integrado sem contar com o suporte tecnológico? É bem provável que não.

Por isso, fique sempre atento e atualize suas habilidades e conhecimentos. E para tanto, conte conosco! Acompanhe em nosso blog novidades e discussões importantes para o campo da TI. Aproveite e curta nossa página do Facebook, siga nosso perfil do Twitter e inscreva-se no canal do Youtube!

Conteúdos relacionados:

Conte com o sistema da Milldesk para organizar,
solucionar e reduzir seu número de chamados

Mais de 13 anos de atuação no mercado de Help Desk e Service Desk.

Oferecemos um software de suporte de qualidade internacional, a preço nacional, justo e acessível.

Agende uma demonstração e veja como podemos reduzir seus custos com suporte e gestão de chamados.

ou