Os podcasts são os queridinhos da vez, também pudera, são práticos podem ser ouvidos em qualquer hora e lugar. 

O que é Customer Health Score e como ele pode melhorar o atendimento?

São extremamente fáceis de serem encontrados em qualquer plataforma de música ou áudio, com assuntos nas mais variadas categorias, para todos os gostos. 

Mas o que é esse tal de podcast, para que serve, quais são os melhores podcasts sobre atendimento ao cliente? São essas dúvidas que iremos desvendar neste artigo. Vamos nessa! 

Do início: mas afinal o que é mesmo esse tal de podcast? 

Notebook com dashboard de software de áudio e microfone ao lado. Podcasts sobre atendimento ao cliente e tecnologia

A palavra Podcast se originou da junção de Pod, uma abreviação de personal on demand (pessoal sob demanda, na tradução) com o termo broadcast (radiodifusão).  

Podcast nada mais é que um material no formato de áudio, que fica disponível online, similar a um programa de rádio, mas com a diferença de que o último pode ser ouvido somente enquanto estiver no ar. 

Sua criação é atribuída a um ex-VJ da MTV chamado Adam Curry, que lançou esse formato de transmissão lá nos idos de 2004.  

E não demorou muito não para a moda chegar no Brasil: em meados de outubro de 2004 já tínhamos o nosso primeiro podcast, chamado Digital Minds, onde o primeiro podcaster brasileiro, chamado Danilo Medeiros falava justamente sobre tecnologia. 

Plataformas como SoundCloud, Spotify, Deezer entres outros sites, aplicativos e plataformas de streaming de música, vídeo, ajudam a difundir o formato de conteúdo.

>> Saiba mais: 9 exemplos de experiência ruim de atendimento ao cliente. E como corrigi-las. 

Ok, mas por que eu deveria ouvir um podcast? 

Moça esperando metrô e ouvindo podcasts sobre atendimento ao cliente e tecnologia

Muito embora pareça ser mais um programa de rádio com algumas entrevistas e notícias que logo ficam velhas, o podcast é o que podemos chamar de ouro em pó do conteúdo, por ser uma grande fonte não só de estudos, informação, mas até mesmo de entretenimento. 

Especialmente nestes tempos de correria em que vivemos, para aqueles que não tem tempo para ler, ir a palestras, etc, um bom podcast pode servir como fonte primária de aquisição de conhecimento, para se atualizar, etc. 

Além disso, ele ajuda as pessoas a se manterem informadas com as notícias do mercado, o que facilita muito na hora de puxar conversa. 

>> Saiba mais: À flor da pele: como a análise de sentimento do cliente pode melhorar a experiência de suporte.

12 Podcasts de tecnologia em português que merecem a sua atenção! 

Microfone sobre a mesa.

Antes de divulgarmos os podcasts, é preciso informar que nossa lista contém materiais de diferentes estilos e focados em diferentes públicos. Aproveite!  

Podcast Hipsters Ponto Tech. 

O podcast Hipsters é semanal e basicamente reúne conteúdos sobre front-end, programação, design & UX e startups.

É um maravilhoso bate-papo com convidados vindos de diferentes partes do mundo, sobre linguagem de programação, games e insights sobre inovação.  

Podcast Área de Transferência.  

Apresentado por um time de peso, formado por Bruno Casemiro, Gustavo Faria e Marcus Mendes, três profissionais do setor de tecnologia, o Área de Transferência consegue te deixar informado sobre as novidades do mundo high-tech, de um jeito muito bem humorado.   

Podcast Código Aberto. 

O podcast Código Aberto convida, a cada novo episódio, profissionais de destaque da área da tecnologia.

O conteúdo é indicado para quem gosta de se inspirar com história reais, vindas de pessoas que efetivamente inovaram no mercado.  

Podcast Mulheres de Produto. 

Mulheres no Produto é um podcast que contribui para a diversidade no universo da tecnologia.

Comandado inteiramente por apresentadoras, a cada novo episódio são entrevistadas profissionais mulheres que exercem diferentes funções no setor de tecnologia.

Como designers, product managers/owners e desenvolvedoras, para discutir as novidades do mercado.  

Podcast Mupoca. 

O podcast Mupoca é para aqueles que não ligam para um conteúdo mais, digamos, demorado que pode chegar fácil, fácil a ter quase uma hora.

Apesar de um pouco longo, os temas, ligados à diferentes áreas da tecnologia, são abordados de forma original, de fácil entendimento e merecem atenção. 

Podcast Área de Transferência.

Oferecendo episódios que tratam das últimas novidades do mercado de tecnologia, esse podcast reúne 3 profissionais da área, que abordam assuntos relacionados ao tema de forma muito bem humorada: são eles Bruno Casemiro, Gustavo Faria e Marcus Mendes (que também apresenta o Loop Matinal) 

Podcast Cabeça de Lab.

Você sabia que o famoso Magazine Luiza tem um podcast de tecnologia?

Isso mesmo; o Cabeça de Lab é o Podcast de tecnologia feito pela equipe do Luizalabs, laboratório de inovação e tecnologia do Magazine Luiza.

O Cabeça de Lab é uma excelente opção para quem deseja acompanhar as últimas novidades sobre tecnologia e conhecer as ações de uma das empresas que mais investem nessa área aqui no Brasil. 

Podcast Zofe.

Se por acaso você atua em programação ou ao menos flerta com a área, este é um podcast perfeito pra você.

Feito especialmente para desenvolvedores web e Front-End, o Zofe é uma excelente opção de podcast de tecnologia, apresentado de um jeito bem descontraído e repleto de informações atualizadas sobre o mundo da programação. 

Podcast Braincast.

Um dos podcasts mais famosos na área de tecnologia, o Braincast é reconhecido por tratar de assuntos como inovação, cultura, criatividade e entretenimento.

A abordagem dos apresentadores é leve e bem humorada, mas traz reflexões inteligentes a respeito dos temas de cada episódio e conta com convidados especialistas que validam as informações. 

Podcast Dois na Web.

Parceria da rádio CBN com o IDGnow!, este podcast sobre tecnologia tem uma pegada mais tradicional e é apresentado pela jornalista Cristina de Luca

Podcast FIAP Café. 

Uma iniciativa da FIAP, uma faculdade focada em tecnologia que tem uma proposta de ensino focada na inovação e na criatividade, este podcast de tecnologia entrevista um especialista na área a cada 15 dias. 

Podcast Mundo Digital.

O Mundo Digital é um podcast transmitido diretamente de Portugal sobre tecnologia que acontece de segunda a sexta.

Apesar de ser em português, este podcast é internacional e apresentado por Rui Tukayana.

Podcast Like a Boss. 

Um podcast diferente, feito em formato de série e que traz os maiores empresários da América Latina.

Nele você poderá conhecer e entender como grandes fundadores de startups, que se destacaram em seu nicho de mercado, pensam e tomam suas decisões e ainda agem em suas metodologias de trabalho. 

>> Saiba mais: Pesquisa de satisfação em TI: não é sobre tecnologia, é sobre pessoas!

10 podcasts brasileiros que abordam sobre atendimento que merecem a sua atenção! 

Homem em pé no ônibus ouvindo podcasts sobre atendimento ao cliente e tecnologia.

Os podcasts com a temática atendimento ao cliente, vendas, suporte, também estão na crista da onda e é um melhor que o outro, como você irá conferir a seguir. 

Podcast Cliente Cast. 

A série de bate papos descontraídos sobre Customer Sucess, Customer Experience, Suporte e Atendimento ao Cliente já completou 1 ano!

Os episódios são apresentados por André Scaff, Eduardo Tavares, Roberta Silva e Vinicius Bento. 

Entre os assuntos abordados estão o panorama da área de CS no Brasil, gerenciamento de contas estratégicas, alinhamento de CS entre as áreas de vendas e produto etc. 

Podcast Noara Pozzer.

Noara Pozzer é especialista em Marketing, Atendimento e Vendas.

Ela comenta os mais variados assuntos sobre o universo de Marketing, Vendas e Atendimento de um jeito leve e muito inteligente. 

Entre os assuntos que você vai ver por lá estão: incentivo a equipe de vendas, como evitar conflitos, atendimento como diferencial competitivo, habilidades que os profissionais de vendas devem ter, entre outros.

Vale muito a pena ficar antenado(a) em tudo o que rola por lá! 

Podcast Nerdcast Empreendedor. 

Este até mesmo quem não é lá muito familiarizado com o universo dos podcasts com certeza já ouviu falar.

Você sabia que existe uma vertente do Nerdcast, chamada Nerdcast Empreendedor, que é produzido em parceria com o Meu Sucesso do bilionário empresário Flávio Augusto, dono das franquias da Wise up? 

Apesar do nome, os temas vão além do empreendedorismo.

Carreiras, networking, inovação, vendas e muita coisa interessante que vai te agregar nas conversas do dia a dia.

Se você ainda não conhece, vale a pena consumir informação inteligente, de um jeito descontraído. 

Podcast Experiência do Cliente? Ouve a gente! 

Esse podcast aborda tudo que envolve experiência do cliente, empreendedorismo, desenvolvimento humano e liderança.  

Com uma linguagem acessível, informal e descontraída, eles abordam conteúdos práticos e cases, além de convidar especialistas nas áreas para compartilharem seus conhecimentos. 

Podcast CX na real.

Esse podcast explora a realidade do Customer Experience, por meio de estratégias do mercado, entrevistas com profissionais que estão comprometidos com o desafio em transformar a cultura organizacional para uma cultura Customer Centric

Podcast Experiência do cliente.

Esse podcast é para matar todas as suas objeções e desculpas quanto à falta de tempo.

O experiência do cliente podcast veio para otimizar suas atividades, pois possui a proposta de abordar o universo da experiência do cliente e dos negócios em cerca de 3 minutos.

Por isso que os episódios trazem dados e insights rápidos em assuntos como tecnologia, transformação digital e cultura organizacional, sempre trazendo a experiência do cliente em volta dessas áreas. 

Podcast WeHelp NPS e Experiência do Cliente.

Esse podcast é daqueles para gerar diversos insights de como entender melhor o cliente e a jornada dele dentro do seu negócio.

Aborda assuntos importantes, porém de forma mais técnica, porque também conta com o apoio do software de gestão da experiência do cliente, o WeHelp Podcast NPS. 

Podcast De cliente pra cliente.

Um podcast para você aprender tudo sobre relacionamento com cliente.  

Com uma linguagem bem leve, informal traz conteúdos práticos, cases e profissionais de especialistas na área para compartilhar seus conhecimentos. 

Podcast HDI Brasil. 

Como estamos lidando com a Tecnologia da informação em nossas empresas?

O HDI é uma associação global, instituto de ensino, pesquisa e referência no desenvolvimento do segmento de Gestão de Serviços de TI, Service Desk, Suporte Técnico, Workplace Services e afins.

O HDI traz um podcast que fala de tendências, serviços de TI, suporte técnico, governança, centrais de serviços compartilhados, workplace services e muito mais. 

Podcast do Milldesk Help Desk. 

Obviamente que não poderíamos deixar de fora o nosso Podcast que você atualmente encontra na plataforma SoundCloud (clique aqui) em breve também em Spotify.  

Ali você encontra dicas sobre Vendas de serviços de TI, Atendimento ao cliente, métricas de Help Desk, Gestão de TI, carreira, Marketing pessoal…  

Enfim, ajudamos você a melhorar processos no seu dia a dia no suporte ao cliente e damos alguns insights para o seu crescimento profissional no setor de TI. 

Aliás, se você realmente tem interesse em elevar o nível do setor de atendimento ao cliente da sua empresa, descobrir e implementar boas práticas de suporte na prática, deveria também investir em tecnologia! 

Milldesk é o sistema de Help Desk e Service Desk mais completo do mercado, possui centenas de relatórios de desempenho, histórico de interações com os clientes, vários recursos modernos, feitos para serem utilizados tanto na comunicação interna, quanto para a comunicação externa.

As melhores e mais rápidas experiências de suporte ao cliente são feitas com Milldesk.

E como sabemos disso? Simplesmente porque nossos mais de 700 clientes todos os dias nos dizem isso, se quiser saber mais clique aqui!

Se você tem interesse em ter um suporte ao cliente mais organizado, eficiente, rápido e até mesmo com redução de custos, então, clique aqui e experimente por 7 dias o Milldesk. 

Pra finalizar, agora que você já tem em mãos uma lista com diferentes tipos de podcasts de tecnologia e atendimento, todas ótimas opções para quem é apaixonado pelo tema, não perca mais tempo e mantenha-se agora mesmo informado(a) sobre o que está rolando no mercado! 

Conteúdos relacionados:

Conte com o sistema da Milldesk para organizar,
solucionar e reduzir seu número de chamados

Mais de 13 anos de atuação no mercado de Help Desk e Service Desk.

Oferecemos um software de suporte de qualidade internacional, a preço nacional, justo e acessível.

Agende uma demonstração e veja como podemos reduzir seus custos com suporte e gestão de chamados.

ou