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O atual cenário econômico ainda apresenta instabilidade e mesmo com o otimismo crescendo em alguns setores, é essencial considerar a redução de custos em momentos de crise.

Apesar de estarmos falando sobre o contexto geral, esta premissa também se aplica às adversidades internas, ou seja, especificamente às condições de sua empresa.

Uma boa gestão sabe que épocas de turbulência virão e desenvolvem planos emergenciais para a redução de custos em momentos de crise, sem prejudicar a qualidade do serviço e o desempenho da empresa.

De fato, é uma missão complexa ponderar quais setores receberão menos verba e incentivo durante a instabilidade. Por isso, hoje vamos abordar o assunto e discutir sobre como o help desk pode colaborar com a melhoria da estrutura de custos em cenários de economia estagnada.

Quer saber como fazer a redução de custos na empresa através do help desk? Continue a leitura e descubra como otimizar os resultados da sua organização!

Por que fazer redução de custos na empresa através do help desk?

Por que fazer redução de custos na empresa através do help desk?

Redução das vendas, preocupação com o mercado, instabilidade política ou o caixa sentindo a diferença? Ao menor indício de sinais como esses, as organizações já acionam o alerta da necessidade de redução de custos na empresa em momentos de crise.

Essa é uma decisão estratégica correta, já que é preciso rever o planejamento financeiro e a gestão do capital para que os impactos sejam reduzidos, porém sem perder o comprometimento da qualidade dos produtos e serviços.

O primeiro passo para a redução de custos na empresa é a diminuição das despesas. É preciso cortar gastos e enxugar o que for possível. Afinal, se a organização ignora o contexto e não se adapta às condições vigentes, é bem provável que acabe no vermelho.

A redução de custos em momentos de crise é uma estratégia de sobrevivência e deve ser feita de maneira pensada e inteligente. É preciso analisar os investimentos, o ROI, a vitalidade de cada aplicação para o negócio e assim por diante.

Na maioria dos casos, investir na redução dos custos da empresa através do help desk é uma excelente estratégia. 

Os investimentos em tecnologia abrangem toda a organização e são capazes de gerar crescimento e melhora das condições de trabalho para as equipes.

Para o setor de compras, por exemplo, ele consegue realizar previsões de novas compras, acompanhar o controle de estoque e apurar liquidações de forma ágil e segura.

O RH tem acesso a dados de colaboradores com mais facilidade e gerencia de forma otimizada o controle de ponto. O marketing fica a par dos dados de vendas por meio de poucos cliques e assim por diante.

No setor de atendimento ao cliente, não poderia ser diferente. Além de otimizar inúmeras operações, o help desk é capaz de conquistar, gerar novas conversões e fidelizar o cliente.

Como fazer redução de custos na empresa através do help desk?

Como fazer redução de custos na empresa através do help desk?

Os exemplos citados até aqui ilustram a prática de grande parte das organizações, entretanto, selecionamos algumas das principais formas que o help desk colabora para a redução de custos nas empresas, especialmente em momentos de crise. Acompanhe!

Investimento estratégico em TI e o help desk

Quando o cenário não está favorável, muitas empresas optam por cortar serviços fundamentais nos setores de tecnologia, inclui-se aí o help desk, e esse pode ser um grande tiro no pé.

Obviamente, é possível gerar economia no setor, o que estamos evidenciando é que os recursos da área são aliados importantes para reverter o quadro de recessão e gerar oportunidades para novos negócios.

Basta analisar o volume de redução de custos gerados com a tecnologia na empresa:

Portanto, é preciso ver o investimento em TI como parte da solução e da sobrevivência em tempos economicamente incertos.

O papel do help desk nesse cenário é estratégico para as organizações em geral e contar com esse recurso é fundamental para o sucesso.

Help desk e a rede de serviços compartilhados

A integração de setores e uma base de serviços compartilhados atuam diretamente na economia de recursos financeiros, visto que reduz o tempo gasto com a localização de informações, praticamente elimina a incidência de erros por falta de comunicação e ainda ajuda a gerar insights.

Embora o help desk não seja um software de integração, ele permite o armazenamento e o compartilhamento de informações que são úteis para diversos setores. Com isso, a produtividade aumenta e o tempo gasto em busca de informações pode ser usado para demandas mais estratégicas.

Segurança de dados e o help desk

Foi-se o tempo em que apenas as grandes corporações sofriam com ataques cibernéticos. Os criminosos identificaram um negócio rentável no sequestro de dados e na invasão dos sistemas das pequenas e médias empresas.

Desse modo, é vital ter recursos de proteção e um plano de resposta à violação de dados, para evitar vazamentos e outros prejuízos, como roubos, fraudes e processos judiciais.

Estamos frisando a relevância da prevenção como forma de evitar novos custos. Não convém contar com a sorte quando o assunto é a preservação das informações da sua empresa e dos seus clientes.

As soluções de help desk já dispõem de inúmeros recursos de segurança, até mesmo para ligações telefônicas.

Help desk e agilidade do fluxo de atendimento

A frase “tempo é dinheiro” faz muito sentido na linha de frente do atendimento. Quanto mais facilidade de acesso aos dados, mais o atendimento será dinâmico e consistente.

Com uma boa estrutura de help desk os chamados são atendidos com mais precisão, o tempo de espera é menor e os clientes saem mais satisfeitos. Além disso, o registro de histórico auxilia na hora de identificar o cliente e criar as propostas.

Help desk como solução personalizada

Ao contrário de diversos tipos de investimentos e serviços adquiridos por uma empresa, o help desk não precisa ser contratado por meio de pacotes com soluções que você nunca utilizará.

É possível montar um pacote exatamente de acordo com o que a sua empresa requer. Assim, sempre que for necessário, você poderá alterar o pacote de serviços e ajustá-lo conforme for mais interessante para seu negócio.

Todo cenário de crise pode ser aproveitado para despertar novas ideias, gerar novas soluções e percorrer caminhos diferentes. Ao pensar assim, você entenderá que a redução de custos nos momentos de crise abre portas para tornar os investimentos em TI mais transparentes e estratégicos.

E isso não significa perda de qualidade, afinal, como você viu ao longo do conteúdo, o help desk é uma ferramenta importante para contornar as turbulências e deixar o saldo da empresa bem longe do vermelho.

Além de ter papel fundamental na redução de custos em momentos de crise, as soluções de help desk qualificam o atendimento ao cliente e trazem novas oportunidades para seu negócio.

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