Grande parte de gerentes de áreas técnicas, não sabem como contratar um bom profissional de TI. O que pode gerar um desgaste na seleção e até mesmo pós seleção que podem ser evitadas.

Afinal, tenho certeza que, você, gestor de TI, não quer contratar alguém e ter que demitir 3 meses depois.

E para evitar essas falhas na contratação, vamos desvendar alguns dos mistérios que envolvem a contratação do profissional de TI certo para você. Porque no final das contas, a contratação será responsabilidade sua. E você não quer ser visto como o gestor que tem a maior turnover da empresa.

Desvendando o mistério da contratação de um profissional de TI

Atraia os melhores profissionais

Setrion - Profissional de TI - Atraia os melhores profissionais

É óbvio que divulgar a vaga é o passo inicial para se atrair o melhor profissional de TI. Mas essas estratégia não é tão básica quanto se imagina. Atrair um bom profissional de TI envolve estratégia. Se o RH está somente passando informações dos requisitos técnicos da vaga, está seguindo um caminho muito ineficiente.

>> Saiba mais: A influência do líder de suporte sobre o time de atendimento.

Veja o exemplo da Apple. O profissional de TI é contratado tanto pelas habilidades técnicas, quanto pelo desejo e paixão de envolver os usuários em um bate-papo sobre conteúdo técnico.

Esse é um pensamento que vem principalmente da experiência do usuário. Não adianta você contratar um profissional de TI que não saiba envolver o seu cliente e não entregue uma experiência positiva. Esse tipo de profissional é igual a um bug no sistema.

Por isso, a equipe de recursos humanos deve se tornar cada vez mais estratégica, atuando em conjunto com a equipe de marketing, a fim de aumentar as demandas de profissionais do mercado. Assim, você será capaz de atrair grandes talentos e conquistar o mundo.

Faça testes práticos

Setrion - Profissional de TI - Faça testes práticos

Aqui vale um choque de realidade: o processo de contratação é um processo de venda. O profissional de TI quer ‘vender’ sua mão de obra e você quer ‘comprar’ o melhor serviço que pode ser prestado.

E voilà, currículos perfeitos surgirão na sua frente. Isso é bom? A resposta que eu daria é que é MARAVILHOSO. Profissionais com excelentes experiências profissionais, excepcionais habilidades técnicas. Eles são praticamente perfeitos. Poderíamos até dizer é só contratar

Porém, pequeno(a) Padawan, o currículo é uma vitrine. É aquela primeira impressão que não pode nos enganar. Por isso, faça testes práticos. Separe algumas atividades simples, ou complicadas, para pedir para seu candidato resolver.

Tenho a certeza que a quantidade de profissionais de TI filtrados por essa etapa reduzirá bastante. Teste prático é um excelente meio de fazer um funil durante a sua seleção. Pois ele servirá como ferramenta de certificação de competências e habilidades.

Fique de olho no perfil comportamental

Setrion - Profissional de TI - Fique de olho no perfil comportamental

Como já falamos, contratar um profissional de TI somente por suas habilidades técnicas pode ser uma roubada. Lembre-se que você já tem uma equipe que trabalha em sinergia e harmonia, ou pelo menos é isso  que a gente espera :).

E você não vai querer que um novo integrante acabe com toda essa sinergia.

Por isso, durante a entrevista, fique de olho no comportamento do candidato. Veja em seu discurso se existem correlações com as características comportamentais do seu time.

>> Saiba mais: Histórico de atendimento garantindo a felicidade do cliente

Além disso, o setor de tecnologia traz consigo muitas transformações devido a quantidade de inovações tecnológicas. O que torna importante o fato de o profissional de TI possua um perfil que seja flexível, versátil e adaptável a mudanças.

Portanto, as características comportamentais também devem ser avaliadas. Perceba se o candidato está alinhado com a cultura organizacional, como ele poderia agregar valor ao time, e se ele está de acordo às necessidades da empresa.

Use e abuse de recomendações

Setrion - Profissional de TI - Use e abuse de recomendações

Quem nunca assistiu um filme, leu um livro ou comprou um produto por recomendação que atire a primeira pedra. O mesmo deve acontecer no momento de contratar um profissional de TI. Questione dentro do seu time se eles possuem alguém que possam indicar para a vaga disponível.

Dessa maneira, você transforma seu time em aliados, e juntos podem reduzir gastos de tempo e esforço no processo de seleção. Muitas empresas hoje, trabalham com programas de recomendação, no qual aquela pessoa que indicou um profissional que foi contratado ganha benefícios pela indicação.

E vá além, caso o profissional de TI não tenha sido recomendado por ninguém de dentro da sua empresa, é bom ir atrás de mais informações. Veja se no LinkedIn dele ele possui recomendações de outros profissionais. Quais foram as ultimas empresas que trabalhou e descubra mais um pouco sobre ele.

>> Saiba mais: O que sua empresa precisa analisar antes da contratação de um Help Desk externo?

Ligar para antigos empregadores, é uma excelente maneira de obter um bom feedback sobre as habilidades e comportamento daquele profissional em vidas experiências passadas.

Conclusão

Pode não fazer parte das skills comuns de um gestor de TI saber fazer contratações. Mas é importante lembrar que você, gestor, fará parte do processo. Então saber quais sãos os principais pontos a serem avaliados, como avaliá-los, de facilitará no momento da contratação.

Afinal ele irá compor o seu time, e você não quer profissionais de baixa performance no meio dele. E lembre-se que o processo de seleção de um profissional de TI é um uma via de mão dupla. Você escolhe o profissional, e ele escolhe sua empresa.

Agora, it’s up on you

Gostou? Compartilhe e não deixe que seus colegas gestores cometam alguma cagada falha na contratação!

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