Como a gestão ágil pode ajudar o atendimento aos clientes

Ela foi pensada há quinze anos, vem sendo desenvolvida e é nos dias atuais que encontra sua maior efetividade. De quem estamos falando? Da gestão ágil, também conhecida como Ágile. Com foco em melhorar processos, otimizar o tempo e promover a rapidez de uma forma qualificada, a metodologia vem ao encontro das demandas da gestão contemporânea.

E mais, sua aplicabilidade já ultrapassou as áreas de T.I. e hoje a gestão ágil é base de diversas outras metodologias e estratégias, inclusive atendimento ao cliente. Quer saber como ela pode auxiliar o trabalho da equipe de atendimento e entregar mais valor para seus clientes? Então, esse material é mesmo para você e sua equipe, Corram e confiram:

Entenda o que são as metodologias de gestão ágil

A gestão ágil é amparada pelo conceito de agilidade. No contexto da T.I, agilidade está relacionada à celeridade das resoluções, de forma estruturada e eficaz. A grosso modo, é uma forma inteligente e rápida para resolver problemas, dúvidas, erros e outras demandas.

O conceito agile foi criado tendo em vista a maior fluidez das etapas do desenvolvimento de softwares e se analisarmos bem, é um dos pilares para o pleno funcionamento de um bom help desk, não é?

>> Saiba mais: O futuro da gestão de serviços.

Tenha em mente os princípios da agilidade

A metodologia é sustentada por 12 princípios que norteiam sua execução nas organizações e sua implementação em projetos. Em geral, estão voltados para a simplicidade ações, eficiência no uso do tempo, otimização de recursos, desenvolvimento sustentável, colaboração mútua e satisfação do cliente, entre outros.

Considera-se que esses princípios, quando atuando em sintonia, criam as condições necessárias para que soluções rápidas, coerentes e efetivas sejam alcançadas.

>> Saiba mais: 4 dicas fundamentais para a eficiência no seu helpdesk

Conheça os benefícios e desafios da gestão ágil

Agora que você entendeu a origem e o funcionamento da gestão ágil, é hora de saber quais são os benefícios, os desafios e como ela é apropriada para a estratégia de atendimento.

Imagine todo o seu time atuando com base nos princípios do Agile? Como a gestão ágil pode de fato colaborar para o crescimento e a consolidação da sua empresa? Veja só os principais benefícios:

  • Aumento significativo da produtividade da equipe;
  • Relacionamento mais transparente entre empresa, cliente e colaboradores;
  • Produtos e serviços mais qualificados;
  • Crescimento da satisfação do cliente;
  • Uso consciente de recursos financeiros e matéria-prima;
  • Maior entendimento da demanda do cliente e foco na experiência dele, entre outros.

A implantação das metodologias ágeis traz resultados realmente interessantes e para isso, é necessário ver com clareza os desafios que precisam ser vencidos. Afinal, toda novidade leva consigo um estranhamento e uma necessidade de adaptação.

Dessa forma, destacamos os grandes desafios para a prática da gestão ágil nas empresas e que podem comprometer a efetividade da metodologia:

  • Processos obsoletos;
  • Resistência das equipes mais tradicionalistas;
  • Falta de metas organizadas e definidas;
  • Ausência de uma política de relacionamento e atendimento voltados para a experiência do consumidor.

>> Saiba mais: Métricas que indicam a satisfação do usuário

Saiba qual a relação entre gestão ágil e qualidade da equipe de atendimento

Um método que permite mais celeridade na resolução de diversas situações e oferece mais material para a constituição de um atendimento qualificado, tem tudo a ver com o trabalho do setor de atendimento. Mas, e quanto ao colaborador, como a gestão ágil impacta a equipe e a atuação?

Ao passo que a gestão ágil precisa de uma equipe muito bem qualificada para funcionar, o time tem na metodologia uma ponte para a evolução das técnicas, aperfeiçoamento da atuação e melhorias constantes na política e na estratégia de atendimento.

E também é imprescindível que a equipe como um todo amplie a visão e enxergue sentido em oferecer processos ágeis aos clientes. A participação da gestão da empresa nessas etapas é fundamental.

>> Saiba mais: CSC: redução de custos e melhoria no atendimento aos clientes.

gestão ágil

Considere os benefícios da agilidade na estratégia de help desk

Nem só de ferramentas e recursos tecnológicos vive um bom e pleno help desk, concorda? E a gestão ágil mostra como a utilização de estratégias feitas para a indústria da tecnologia vai bem também em processos considerados mais humanizados, tal como o atendimento ao cliente.

O conceito de gestão ágil pode ser aplicada a todas as esferas da T.I. e no help desk garante mais eficiência da equipe responsável e melhor aproveitamento de ferramentas. Bons exemplos atingidos são:

  • Pré-atendimento praticamente espontâneo ao cliente;
  • Resoluções mais rápidas;
  • Maior acesso e gestão de banco de dados para criação de respostas;
  • Aumento da confiança do cliente na empresa.

A cada dia o consumidor está mais informado e consciente. A cada dia a tecnologia precisa acompanhar as transformações, principalmente na forma como empresas e clientes se relacionam. O senso de urgência é destaque nas relações atuais e é exatamente nesse contexto que a gestão ágil vem como uma estratégia certeira e promissora.

E então, já pensou em como levar a gestão ágil para seu time de atendimento? Acompanhe nosso blog e compartilha em nossa página do Facebook, como a tecnologia colabora para a evolução das práticas de atendimento e relacionamento com cliente. E não esquece de nos seguir em nosso perfil do Twitter e se inscrever no canal do Youtube!