A gestão estratégica de TI aplicada na sua empresa

A maneira de fazer a gestão dos negócios tem se modificado rapidamente nestes últimos anos. E um dos principais influenciadores desta mudança é a quantidade de dados e informações que são obtidos diariamente.

Por isso, saber quais dados podem ser coletados e entender que eles podem proporcionar informações relevantes para seu negócio, faz parte da estruturação de uma gestão estratégica de TI.

Preparamos este post para que você compreenda como a sua empresa é impactada pelas informações, e como o planejamento estratégico voltado para TI se tornou a peça-chave para a convergência entre tecnologia e negócios.

A importância da gestão estratégica de TI

Não tem para onde fugir. Com a transformação digital, na qual todo indivíduo está inserido, as áreas de tecnologia tem ganhado cada vez mais força. O que antes parecia ser um sonho, ou uma cena do filme Star Wars, se tornou realidade. A tecnologia deixou de ser uma ferramenta intangível, para se tornar uma peça fundamental para o crescimento das organizações.

Neste exato momento, por exemplo, centenas de milhares de pessoas estão navegando por redes, e deixando uma trilha de dados que podem ser utilizadas para a geração de conhecimento.

Por isso, a gestão estratégica de TI se tornou peça fundamental nas organizações. Empresas que não souberam incorporar a tecnologia dentro de suas estratégias de negócio, ou faliram, ou estão passando por momentos difíceis.

Você deve conhecer aquele ditado que diz que “informação é poder”. O que é fato para toda e qualquer organização. Na elaboração de uma gestão estratégica de TI, no cenário atual, todos os recursos, quando utilizados de forma planejada, podem mostrar quais estratégias de negócio sua empresa deve adotar para enfrentar a competitividade do mercado atual.

>> Saiba mais: Por que a análise dos dados de atendimento é importante?

A convergência entre tecnologia e negócios é o que faz empresas crescerem

Como foi dito, quase todas as ações realizadas por uma pessoa hoje podem ser utilizadas, porque elas deixam rastros de dados. Você está lendo este texto neste exato momento, e nós sabemos disso.

Sabemos quanto tempo você permaneceu nesta página, se você deu like e/ou compartilhou este post. Mas calma, não se assuste, não fazemos parte de nenhuma organização que vai usar isso contra você.

Quando usamos a tecnologia e somamos um conjunto de informações, podemos elaborar diversas estratégias. Por exemplo, durante a elaboração de uma gestão estratégica de TI, é possível criar soluções de negócio garantindo a sua empresa uma postura mais proativa e dinâmica. Ou seja, é possível responder de forma mais rápida e preditiva às demandas do negócio.

A tecnologia que antes era uma ferramenta para dar suporte às empresas, tornou-se um instrumento essencial para a construção de empresas. A convergência entre a tecnologia e negócios ocorre quando a gestão estratégica de TI possibilita a inovação, abertura de novos canais e novos mercados. São, funcionalmente, dados que indicam estratégias a serem utilizadas e caminhos a seguir.

>> Saiba mais: Como fazer uma eficiente gestão de ativos de TI em sua empresa

A gestão estratégica de TI aplicada

Vamos a um exemplo. Se dentro da sua empresa há uma estrutura que trabalha para a resolução de problemas, muito provável que você tenha uma equipe de help desk para atender a estas demandas.

Com uma equipe bem estruturada e com uma ferramenta de acompanhamento de chamados, como a Milldesk, sua empresa tem a capacidade de se destacar entre os concorrentes.

É certo que bons produtos são importantes para o consumidor final. Mas com as mudanças tecnológicas, ser bem atendido quando acontece algum problema com o produto ou serviço adquirido, tornou-se um diferencial competitivo.

Por isso, pensando no cenário de um help desk, quanto mais informações coletadas, mais preditiva sua empresa pode se tornar. Antecipar demandas e problemas, conseguir identificar gaps em atendimentos ou produtos, são resultados trazidos pela gestão estratégica de TI.

>> Saiba mais: Por que utilizar Help desk?

As mudanças e os resultados do conceito de TI para os negócios

Nesse momento, já deve estar claro a importância da gestão estratégica de TI aplicada na sua empresa. As informações transformaram o conceito de negócio. O que antes era feito reativamente, hoje pode ser feito preditivamente. A concorrência está cada vez mais feroz para todos os tipos de negócio, porque as informações estão disponíveis para todos.

Hoje, o processo de tomada de decisão está completamente consolidado em dados, que norteiam o mercado e geram valor aos negócios. A gestão estratégica de TI, permite reunir soluções que diferenciam empresas:

  • Através do conhecimento do comportamento do consumidor;
  • Pela percepção e avaliação da marca ou produto;
  • Por meio da compreensão da jornada do cliente até a compra, assim como o que o faz se manter fiel a sua empresa;
  • Através do monitoramento de informações de mercado, formando uma inteligência competitiva;
  • Por melhorar os processos de vendas, atendimento e pós venda;
  • Garantindo o máximo de satisfação do cliente através de ações personalizadas.

>> Saiba mais: Saiba como o help desk colabora para a redução de custos na empresa

Próximos passos

É muito importante que as empresas que desejam se manter competitivas no mercado, saibam fazer a gestão estratégica de TI. Afinal, em plena era digital, os resultados podem ser muito prejudicados pela falta da organização e estratégia.

Gerenciar tecnologia envolve planejamento, projetos, otimizações e controles que são facilitados por ferramentas como a Milldesk.

Acompanhe nosso blog e saiba mais sobre como usar todas as informações que seus clientes te entregam de mãos beijadas, para otimizar desde seus processos de vendas, até a resolução de problemas. Aproveite também e conheça mais sobre a Milldesk.