Ter um workflow é extremamente importante para o negócio como um todo, principalmente por utilizar o recurso dos fluxos de trabalho para conseguir nomear corretamente os processos do negócio. Esta automação permite que documentos, informações e tarefas passem por cada profissional seguindo uma hierarquia e regras pré-estabelecidas.

Esse workflow pode ser compartilhado tanto por uma área de forma exclusiva ou integrar diversos setores do negócio, facilitando assim os trâmites que envolvem estas diferentes áreas. Um bom fluxo de trabalho em tecnologia pode alavancar os processos do negócio em prol de uma gestão estratégica de todo o atendimento do cliente e setor de tecnologia da informação. E o Workflow do Milldesk pode te ajudar nessa tarefa!

Quer saber mais sobre como um bom workflow é importante para o gerenciamento de TI e de como o Workflow do Milldesk pode te ajudar? Continue lendo a nossa publicação!

O que é um Workflow e por que ele é tão importante?

A tradução da palavra inglesa workflow é fluxo de trabalho e é justamente isso que significa. Ter um workflow é basicamente ter um conjunto de ferramentas que conecta tanto os processos dos sistemas de TI das empresas quanto os colaboradores que trabalham na área com os diversos processos da empresa.

Um bom workflow define o desencadeamento de ações e o repasse de informação seguindo uma cadeia correta de produção, principalmente quando se é considerado o grande volume de dados gerados nos processos da empresa. Estes dados se tornam mais difíceis de serem gerenciados sem um sistema de apoio – e o Workflow vem justamente para suprir essa demanda.

Um dos pontos que torna o workflow tão importante para a empresa é definir uma hierarquia que deve ser seguida. Sua definição faz com que as tarefas sejam executadas de forma coordenada e envolvendo também cada profissional da área para que o trabalho em conjunto tenha a melhor qualidade possível.

>> Saiba mais: De que forma a Série La Casa de Papel nos ensina alcançar a eficiência do help desk

Benefícios da adoção de um Workflow

Os benefícios de um workflow vão além de um setor específico e podem ser replicados para toda a empresa. O grande volume de dados gerados nos processos da empresa torna praticamente impossível de ser gerenciado sem um sistema de apoio adequado, como um fluxo de trabalho.

  1. Melhora a comunicação na empresa

A falta de comunicação entre os funcionários e as equipes de uma empresa pode ser considerado como uma das formas de queda no desempenho da companhia como um todo. Em diversas etapas do negócio, a automação dos fluxos de trabalho evita que seja necessário ficar lembrando ou controlando o que os funcionários precisam fazer – o próprio sistema de workflow automatiza o status e o controle dos processos do negócio.

Um bom software de workflow evita que sejam utilizados os formulários e até mesmo o boca a boca para o controle dos processos do negócio, mostrando automaticamente o status e o andamento do trabalho. Outro ponto importante é a redução do tempo necessário para a realização de alguma tarefa que dependa de duas ou mais áreas.

  1. Redução de custos

Este quesito é muito importante em qualquer empresa, principalmente pela constante busca por otimização do trabalho e melhora da produtividade. Acelerar o processo e melhorar a eficiência do fluxo de trabalho pode permitir que haja de fato uma redução de custos dentro da empresa. A melhora na produtividade da empresa através de um bom software de controle do workflow ajuda na redução de custos.

  1. Ajuda na eficiência e na escalabilidade dos processos

A eficiência dos funcionários com um fluxo de trabalho automatizado permite que menos tempo seja gasto com tarefas desnecessárias de controle de processo e este tempo seja gasto em algo que realmente faça a diferença durante o desenvolvimento do projeto. Um bom software de fluxo de trabalho como o Workflow da Milldesk pode fazer a diferença também na escalabilidade dos processos, automatizando a gestão estratégica das tarefas e permitindo o crescimento do negócio como um todo.

  1. Acaba com tarefas desnecessárias

Este benefício é um dos principais pontos de benefício de um bom sistema de workflow, como o Workflow da Milldesk. Com um fluxo de trabalho definido os funcionários podem focar no que realmente importa para o negócio, que é a gestão do seu trabalho e o seu desenvolvimento. Outro ponto importante é controlar o andamento das tarefas como um todo, tendo o controle correto sobre como está o status de determinada tarefa e se há algum atraso ou impedimento.

>> Saiba mais: A Netflix nos ensina como realizar reuniões de TI produtivas

Próximos passos

Adquirir um bom software de fluxo de trabalho é um passo principal para a gestão estratégica da empresa, principalmente quando se é levado em conta os processos do negócio. O Workflow da Milldesk permite fazer o gerenciamento do fluxo de trabalho e garantir a melhora do desempenho e da organização da equipe de TI como um todo.

O Workflow tem diversos recursos importantes para o gerenciamento do projeto que são simples e fáceis de se configurar. E o principal benefício é que a ferramenta está em constante evolução, trazendo novas funcionalidades em cada atualização.

Quer saber mais sobre estes e outros tópicos importantes para o seu time de TI? Continue acompanhando o nosso blog!

Conteúdos relacionados:

Conte com o sistema da Milldesk para organizar,
solucionar e reduzir seu número de chamados

Mais de 13 anos de atuação no mercado de Help Desk e Service Desk.

Oferecemos um software de suporte de qualidade internacional, a preço nacional, justo e acessível.

Agende uma demonstração e veja como podemos reduzir seus custos com suporte e gestão de chamados.

ou