Setor de transporte criando valor no atendimento ao cliente

Quando se pensa em atender a expectativa do cliente para que ele tenha uma boa experiência com a sua empresa, o sistema de logística deve ser levado em consideração. Não adianta ter bons produtos se o transporte dele não é realizado dentro do prazo esperado. Por isso é importante saber criar valor no atendimento ao cliente através do uso exato de ferramentas, como o help desk. Descubra abaixo como aplicar esses conceitos e garantir clientes satisfeitos e fiéis.

Atendimento ao cliente criando valor no setor de transporte

Resposta a consultas de clientes em relação ao processo de entrega

Resposta a consultas de clientes em relação ao processo de entrega

Imagine a sensação de estar falando sozinho. Ou até mesmo de estar no meio de várias pessoas em que você fala e não é ouvido. Alguns clientes no setor de transporte passam por essa situação.

Quando qualquer pessoa compra algum item pela internet, ou até mesmo que precise de um transporte, é importante lembrar que há expectativa do cliente envolvida. E a chegada do produto no local de entrega, seja residência ou empresa, é um momento muito esperado.

Por isso, ter um help desk que atenda e responda a perguntas sobre entregas é muito importante. Nada melhor para o cliente final, ter respostas de onde o material adquirido se encontra e quando ele vai chegar. Assim como é importante mantê-lo informado se houver qualquer problema no processo de entrega. Acesso a informação é uma das chaves para manter um bom relacionamento da sua empresa de transporte com o consumidor final.

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Automação devem fazer parte dos processos internos

Automação no envio de respostas nos processos internos da empresa entre os departamentos envolvidos

Como já sabemos, quem tem informação é rei. Porém, é bem provável que essa máxima não deve funcionar dentro da sua empresa de transporte. Um bom sistema de logística é aquele em que todas as áreas estão cientes dos processos que estão ocorrendo. Por exemplo, se um produto era para ter sido envidado a 5 dias e não ocorreu, provavelmente a área de expedição não está ciente que aquele produto foi vendido.

Ou, ainda pensando no mesmo exemplo, a área de vendas não sabe que aquele produto está em falta no estoque. Por isso, fazer com que as informações caminhem dentro da sua empresa de transporte e logística de maneira horizontal é tão importante. Todos terão conhecimento dos problemas enfrentados pelo cliente.

Esse conhecimento amplo pode trazer aos colaboradores a sensação de responsabilidade sobre a entrega. Além de todos serem responsabilizados pela experiência do cliente.

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Registro de atividades de transporte associado à solicitações

Registro de atividades de transporte associado às solicitações recebidas

Pequenas empresas, que realizam vendas e necessitam de transporte, podem não precisar de um grande sistema de controle de solicitações. Porém, quando seu negócio começa a escalar, é importante ter todos os registros de atividades de transporte de cada solicitação recebida.

Por dois fatores. O primeiro deles é que você consegue manter sua empresa organizada, com um sistema logístico muito bem estruturado. No qual as informações são facilmente acessadas e respostas a dúvidas e reclamações do cliente final ficarão registradas. Lembre-se, conhecimento pode trazer antecipações e resoluções mais rápidas e efetivas. Expectativa do cliente atendida é satisfação garantida.

Segundo fator. Com as informações registradas, pode-se criar um filtro de quais informações podem e devem ser passadas ao cliente. Em que estágio se encontra o produto adquirido dentro do processo de entrega. Isso gera maior confiança e credibilidade da sua empresa nas entregas.

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Emissão e uso de relatórios emitidos a partir das informações do setor de atendimento

Emissão e uso de relatórios emitidos a partir das informações do setor de atendimento

OK! Entendi sobre a importância de ter um sistema que entregue informações para o cliente sobre o transporte do produto que foi adquirido. E que isso trará uma boa experiência para o cliente final. Tudo isso registrado dentro de uma plataforma de help desk como a Milldesk.

Agora você deve concordar comigo que todo esse conhecimento, consolidados em relatórios podem ser valiosos para a estratégia da empresa?! Conseguir identificar as principais barreiras e/ou queixas do cliente final pode dar a gestão insumos para melhorar a experiência do cliente quanto ao transporte e entrega do produto. Bem como garantir que o sistema logístico interno funciona.

>> Saiba mais: A importância da análise de relatórios em um helpdesk.

Saber onde estão os gargalos e as principais barreiras, contribuem para o crescimento da empresa. E para isso, ter um help desk ativo, que trabalhe para a melhor experiência do cliente é extremamente válido. Tanto internamente, quanto externamente.

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