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A hora e a vez do sistema de chamados nas grandes empresas.

31 de outubro de 2018 em Blog, Como fazer, Experiência do Cliente, Help Desk, Satisfação, Software

O impacto de um sistema de chamados no time de atendimento ao cliente é perceptível quando se analisa este setor em grandes players do mercado, como Netflix, Nubank e Amazon. O fato dessas demandas serem integradas garante que todos os atendentes consigam falar a mesma língua e manter um atendimento de qualidade.

Outro ponto importante é a escalabilidade do atendimento ao cliente, com a possibilidade de milhares de clientes serem atendidos sem perder a qualidade do processo – e é nessa hora que o impacto de um sistema de chamados é sentido, se tornando um grande benefício para toda a empresa.

E você, quer saber mais sobre o impacto de um sistema de chamados nas grandes empresas? Continue lendo a nossa publicação!

O impacto de um sistema de chamados vai além da satisfação do cliente

Atendimento personalizado

Essa afirmação é de fato o que representa a adoção e o impacto de um sistema de chamados. Este tipo de gerenciamento do atendimento ao cliente consegue promover resultados positivos que podem impactar diretamente o processo interno de solução de chamados, alcançando esse público e toda a gestão da empresa.

Um dos pontos positivos do controle de chamados é conseguir formalizar os problemas de forma satisfatória, além de agilizar as soluções e conseguir criar um banco de dados com os chamados e as suas respectivas soluções para melhorar a produtividade de toda a equipe.

Os chamados encaminhados a equipe de atendimento ao cliente então podem ser centralizados em uma única plataforma, informando detalhes sobre a sua abertura, qual o tipo de solicitação, quais as possíveis soluções caso existam, gravidade e severidade do chamado além do histórico de atendimento com aquele cliente.

>> Saiba mais: Por que utilizar Help desk?

E quais os tipos de resultados positivos um sistema de atendimento proporciona para a empresa, além da satisfação do cliente?

Esta pergunta também é bastante feita quando o impacto de um sistema de chamados está sendo avaliado dentro da organização e do setor de atendimento ao cliente. A otimização da rotina dos profissionais de TI é um dos principais ganhos quando se utiliza este tipo de solução, principalmente devido ao acesso à soluções mais ágeis para a solução dos chamados.

Mais um ponto importante é o auto-atendimento, ou o sistema solicitar e auxiliar o profissional de help desk com os procedimentos e na solução dos problemas, com dicas e insights que podem ser gerados diretamente durante o seu atendimento.

Além disso, o escalonamento dos chamados e geração de métricas para a análise de indicadores de desempenho do setor são mais alguns dos benefícios que este tipo de solução pode trazer para toda a empresa.

Com isso, o principal ponto de observação para o impacto de um sistema de chamados nas empresas é a convergência entre a satisfação do cliente externo e o cliente interno.

>> Saiba mais: 5 diretrizes para uma aplicação efetiva do ITIL

Satisfação do cliente através do atendimento

O impacto para o crescimento da empresa e melhoria da marca

Com a adoção de sistemas e processos que conseguem aumentar a eficiência e a produtividade do atendimento ao cliente, a imagem da marca perante este cliente melhora consideravelmente.

Não é atoa que grandes empresas apostam no atendimento ao cliente como o seu grande trunfo de vendas, principalmente pelo fato deste cliente se tornar um vetor positivo para esta marca nas redes sociais.

O novo perfil de cliente que está consumindo os produtos e soluções na era digital está transformando a forma como ele quer e espera ser atendido uma vez que necessita de alguma ajuda ou solução para problema. E isso impacta diretamente num help desk de qualidade.

A importância para o cenário da Transformação Digital

O impacto de um sistema de chamados vai muito além de somente acarretar em benefícios somente para um ponto. No cenário de Transformação Digital, os clientes internos e externos andam juntos e qualquer ferramenta ou melhoria de processo pode impactar diretamente na satisfação de ambos.

Um bom sistema de chamados já é realidade em grandes empresas como Netflix, Nubank e Amazon. Nestas companhias, os atendentes possuem a liberdade e a facilidade de serem amigáveis e conduzirem o atendimento de forma natural e única com os clientes – e isso é diretamente afetado pela existência de um bom sistema de chamados em toda a organização.

>> Saiba mais: SAC 4.0 transformações sociais e a interatividade na web

Próximos passos!

O impacto de um sistema de chamados é extremamente positivo para toda a empresa, indo muito além da satisfação do cliente.

Com isso, todo o processo da empresa é impactado positivamente, alcançando muito mais do que somente o público interno. O público externo e a gestão da empresa como um todo ganham com a adoção deste tipo de sistema.

E você, quer saber mais sobre como um sistema de chamados geram impactos positivos por toda a empresa? Continue acompanhando o nosso blog para saber mais sobre este e outros assuntos  que impactam a satisfação do cliente!

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