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Transformação digital: oportunidade de conhecer seu cliente

11 de julho de 2018 em Blog, Como fazer, Experiência do Cliente, Help Desk, Satisfação

Faça uma breve reflexão. Qual foi o último produto que você comprou? Como você realizou pesquisas para saber as diferentes características entre as marcas que ofereciam o mesmo produto? E porquê você decidiu comprar aquele produto, daquela marca, naquela loja?

Para você, consumidor atual, é fácil afirmar que utilizou a internet como mecanismo de busca e aprendizado sobre o produto em questão para decidir comprá-lo. Isso denomina-se transformação digital do consumidor.

Com a facilidade de busca de informações pela internet houveram mudanças dos hábitos de consumo.

O consumidor digital é uma realidade que não pode ser desconsiderada por nenhuma empresa, podendo afirmar que, as organizações que não acompanharem essa transformação digital poderá futuramente perder espaço no mercado facilmente.

Esta é a era do consumidor digital, altamente conectado. E por isso, saber identificar seus hábitos de consumo pode ser determinante para o sucesso de negócios.

E para muitas organizações, essa transformação pode significar começar do zero, chegando a novos produtos e serviços. Por isso é importante considerar que sua empresa está diante de mudanças de hábitos, por conta da tecnologia, e necessita conhecer cada vez mais este novo consumidor.

Saiba mais: Importância do engajamento do cliente para marcas e empresas

A transformação digital para sua empresa

A transformação digital é imprescindível para todos os negócios, desde pequenas e médias empresas à grandes corporações, sendo discutido como forma de as empresas permanecerem competitivas e relevantes à medida que o consumidor digital ganha cada vez mais posições.

O que é transformação digital?

Em termos gerais, transformação digital é toda integração de tecnologia nas áreas de negócio, que resultam em mudanças fundamentais sobre como a empresa opera e como ela entrega valor para o cliente.

Muitas vezes esta transformação significa afastar-se de processos empresariais antigos, e muito consolidados, para um modelo em que novos processos ainda serão definidos.

Esse novo modelo, trazido pela transformação digital, significa conhecer seus consumidores, ou potenciais consumidores, a partir de informações que são extraídas de diversos sistemas para atender a necessidade de cada um deles de maneira personalizada.

O consumidor mudou?

A resposta vem em claro e em bom som, SIM!

A resposta é sim

A tecnologia transformou o consumidor conservador que fazia pesquisas de mercado de loja em loja em um consumidor digital. É muito raro, ou quase impossível, encontrar alguém que não possua um Smartphone.

Só com este dispositivo é possível ter acesso a todo e qualquer tipo de informação.

Em uma pesquisa da eMarketer 86,5% dos usuários utilizarão os smartphones para conectar-se às redes sociais. E, de acordo com a Forbes, o Brasil é o país com mais usuários de redes sociais, correspondendo a um total de 93,2 milhões de pessoas. Grande a quantidade, não?!

Agora, responda a pergunta “O consumidor mudou”?

Como sua empresa pode se beneficiar desta nova realidade?

Esta é uma pergunta fácil de responder, e mais fácil ainda aplicar. Vamos começar a falar da transformação digital do início!

Todas as inovações tecnológicas têm potencial para te ajudar a compreender este novo consumidor digital. Diariamente as pessoas deixam dados e informações sobre seus gostos, hábitos, interesse e necessidades em variados aplicativos, plataformas e sistemas.

Com essa nova realidade, se torna fácil tirar proveito das principais informações do cliente para usar a favor da sua empresa.

Se de alguma maneira você sabe que um determinado consumidor está interessado em comprar uma televisão, com a tecnologia 4K, e que tenha 52”, não adianta oferecer para ele guarda-roupas 6 portas, casal.

A probabilidade de converter aquele interesse numa venda é muito baixa. E podemos dizer que uma oferta de produto mal feita vai além! Você pode perder aquele possível cliente, tanto para o concorrente, quanto para a insatisfação que você mesmo gerará nele.

Saiba mais: Saiba como o help desk pode fidelizar o cliente no pós-venda.

Como adaptar os objetivos da empresa a nova realidade do cliente?

Tirando proveito da transformação digital! That’s all folks!

A base não mudou, satisfação do cliente continua, e continuará, sendo a pedra fundamental para qualquer organização. Sem ela sua empresa não retém clientes e muito menos consegue conquistar novos.

Sabendo que a transformação digital criou o consumidor digital, sua empresa precisa urgentemente se adequar a este consumidor, que se tornou mais maduro e muito mais esperto.

E para começar esta adaptação é preciso saber primeiro extrair informações relevantes. E para isso existem várias ferramentas e plataformas que podem auxiliar, desde aprender sobre as necessidades do cliente no começo de sua jornada de compra, até compreender o nível de satisfação dele com o atendimento ao consumidor posterior a aquisição do produto.

Na era da transformação digital informação é ouro!

Imagine um cliente que quando entra em contato com sua empresa, p*** da cara por algum problema que está passando é atendido por uma pessoa que consegue entender as dores dele, por ter acesso aos dados daquele cliente de forma rápida e acessível.

Com certeza, o cliente se sentirá ouvido e a experiência dele com sua empresa levará a um alto grau de satisfação! BINGO!

Mudar a maneira como sua empresa atende ao novo consumidor digital, permitirá que você entregue a oferta certa, ao cliente certo, garantindo a satisfação dele do começo ao fim.

Veja um exemplo!

Seu cliente comprou a televisão com a tecnologia 4K de 52”. Só que infelizmente ele teve um problema com o produto. Qual é uma das primeiras coisa que este consumidor irá realizar? Ligar para o Serviço de Atendimento ao Consumidor, famoso SAC. Como a transformação digital poderá ajudar a sua empresa nesta situação?

Uma das respostas é sabendo quem é o cliente, e o que ele já passou junto a sua empresa. E para alcançar esse nível de conhecimento ter um sistema que auxilie na consolidação destas informações é primordial.

Com ele o atendente que estiver em contato com o cliente insatisfeito terá em mãos diversas informações deste cliente que poderão servir de insumos para agregar valor ao atendimento e consequente garantir a satisfação daquele cliente.

Saiba mais: Do zero ao sucesso: um “causo real” de Help Desk!

Sua empresa ganha pontos não só com o cliente, mas com o mercado. se tornando referência em atendimento.

Quer saber mais sobre como usar a transformação digital do consumidor ao seu favor? Acompanhe nosso blog e e aproveite e curta nossa página do Facebook, nosso perfil do Twitter e inscreva-se no canal do Youtube! Com certeza você poderá levar sua empresa cada vez mais longe!

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