Atendimento de qualidade e redução de custos? Yes, you can!

Verdade seja dita: quando uma empresa sabe oferecer um atendimento ágil, cordial e eficiente, as chances de que o cliente volte a comprar os produtos ou serviços dessa empresa são grandes.

Do mesmo modo, elas diminuem quando ele recebe um atendimento que não resolve seu problema e é feito de qualquer jeito.

E se de um lado as empresas buscam a excelência no seu suporte ao cliente, de outro, a sempre premente necessidade de reduzir custos, economizar e otimizar ainda mais os processos, se faz uma constante.

Mas você deve estar se perguntando, como isso possível, não é mesmo?

Bem, acompanhe algumas sugestões e descubra que é possível sim reduzir custos e ao mesmo tempo ter um atendimento de primeira linha!

Primeiramente repense o que está fazendo!

É hora de repensar seus processos internos.

Rever passos, hierarquia de processos de atendimento ao cliente, refletir sobre o que pode ser simplificado e principalmente; desburocratizado.

Ofereça autonomia para os seus agentes de atendimento, dessa forma, torne o processo melhor para a própria empresa, colaboradores e claro, principalmente para os clientes.

Tudo junto e misturado: integre as áreas da empresa

Vale a pena buscar a sinergia entre as diversas áreas e setores da empresa de modo a oferecer um serviço mais completo, menos burocrático e que principalmente; resolva a solicitação do cliente de modo eficiente e eficaz.

Sincronizar o seu departamento de atendimento com as áreas de vendas e marketing, só para exemplificar, pode auxiliar a ter uma visão mais clara do perfil dos seus clientes, o que pode ser um grande trunfo para sua estratégia de atendimento.

Seja multicanal, tenha mais opções de relacionamento

Como bem sabemos, o telefone ainda continua sendo o canal fundamental de contato, mas com o surgimento de novas tecnologias, tendências apontam para um atendimento ao cliente diversificado em múltiplos canais, como: Redes sociais, chats, e-mails, aplicativos.

E tudo isso visando uma rápida resposta ao cliente e quem ficar de fora dessa revolução no modo de oferecer suporte, com certeza será um forte candidato a sumir do mercado.

Já refletiu sobre qual é o canal mais eficiente para os seus clientes?

Além do canal, uma boa estratégia está na utilização de uma ferramenta de gestão, que centralize todos os canais e chamados, tornando o relacionamento mais próximo e organizado.

Tecnologia sim, desculpas não!

Uma boa ferramenta de gestão de atendimento ao cliente guarda todo o histórico de relacionamento com o consumidor de forma centralizada, evitando atendimentos duplicados, equivocados e pior confunda o seu próprio time de suporte.

E ao implantar, não deixe a tecnologia ser apenas um mero detalhe em sua central de atendimento, coloque-a com peça chave para gerar resultados e reduzir custos.

Automatize seu atendimento com um software de gestão  que faça a diferença!

Assim você melhora substancialmente a velocidade, qualidade, satisfação e transparência do seu atendimento ao cliente e melhor: alavanca sua empresa.

Tenha um “Dream Team” e ofereça um atendimento vendedor

Outra vantagem evidente de um bom setor de atendimento quando se coleta e analisa informações; são as oportunidades de vendas e aprimoramento do relacionamento que surgem com frequência.

Por isso, é de extrema importância capacitar sua equipe não só para oferecer um atendimento sólido, certeiro e cativante, mas também, para ter um olhar mais vendedor e sugerir novas soluções para clientes novos ou existentes.

É extremamente importante investir na qualificação de todas as pessoas envolvidas no processo de atendimento ao cliente.

Ganha o cliente, mas principalmente, ganha a sua empresa!

Cliente, cliente, cliente!

Você conhece os seus clientes?

Aposte em um atendimento individualizado, que seja o mais natural e humanizado, possível.

Seu setor de atendimento tem de ter uma postura de solucionador, facilitador, manter o cliente atualizado sobre suas solicitações com o máximo de transparência possível, fazê-lo sentir-se valorizado, bem-vindo, único!

E não descuide de modo algum do atendimento pós-venda que é de extrema importância para o processo de fidelização de clientes.

Tome nota dessas dicas, aplique e prepare-se para ter processos mais eficientes e clientes mais satisfeitos e fieis à marca!