O que é ciclo de vida do produto? Descubra agora!

O ciclo de vida do produto é o seu percurso completo, começa quando ele está em desenvolvimento e termina depois que é retirado do mercado.

Esteja você ouvindo discos antigos ou comprando um novo smartphone, está participando e experimentando diferentes estágios do ciclo de vida de um produto, ou CVP.

Quando um produto entra no mercado, muitas vezes sem o conhecimento do consumidor, ele tem um ciclo de vida que o leva de novo e útil a ser retirado de circulação.

Esse processo acontece continuamente, à medida que os produtos passam de seus estágios de desenvolvimento, introdução no mercado, maturidade, declínio e eventual retirada.

Mas como o ciclo de vida do produto realmente funciona e como analisá-lo pode ajudar você a otimizar seus negócios? Confira agora o conteúdo exclusivo que preparamos para você!

Qual a importância do ciclo de vida do produto?

Qual a importância do ciclo de vida do produto?

A maioria dos empreendedores e profissionais de marketing já estão familiarizados com o conceito de ciclo de vida do produto. No entanto, muitos não o usam de forma estratégica.

O conceito de ciclo de vida do produto está hoje mais ou menos no estágio em que muitas pessoas conhecem, mas quase ninguém sabe utilizá-lo de maneira eficaz e produtiva.

Agora que tantas pessoas, de alguma forma, entendem o ciclo de vida do produto, parece hora de colocá-lo para funcionar – criando maneiras de usar o conceito de forma eficaz e de transformar o conhecimento de sua existência em um instrumento gerencial de poder competitivo.

Como dissemos, o ciclo de vida do produto é o processo pelo qual um produto passa desde o momento em que é introduzido no mercado até o seu declínio ou sua retirada do mercado.

O ciclo de vida do produto tem quatro estágios – introdução, crescimento, maturidade e declínio.

Embora alguns produtos possam permanecer em um estado de maturidade prolongado por algum tempo, todos os produtos eventualmente saem do mercado devido a vários fatores, incluindo saturação, aumento da concorrência, diminuição da demanda e queda nas vendas.

As empresas usam a análise CVP – o processo de examinar o ciclo de vida de seus produtos – para criar estratégias e sustentar a longevidade de seus produtos ou alterá-los para atender à demanda do mercado ou adaptar-se às tecnologias em desenvolvimento.

Quais são os estágios do ciclo de vida do produto?

Depois que um produto é desenvolvido, ele normalmente passa pelos quatro estágios do ciclo de vida do produto – da introdução ao declínio – antes de ser retirado do mercado.

Os quatro estágios do ciclo de vida do produto são: introdução, crescimento, maturidade e declínio.

1. Fase de Introdução

Uma vez desenvolvido um produto, inicia-se a fase de introdução do CVP. Nesta fase, o produto é lançado no mercado pela primeira vez.

O lançamento de um produto é muitas vezes um momento de alto risco no ciclo de vida do produto, embora não necessariamente faça ou destrua o sucesso final.

Durante a fase de introdução, o marketing e a publicidade estão em alta, e a empresa geralmente investe bastante esforço e capital na promoção do produto para colocá-lo nas mãos dos consumidores.

É nesta fase que a empresa é capaz de ter uma noção de como os consumidores respondem ao produto, se eles gostam dele e quão bem-sucedido ele pode ser.

No entanto, muitas vezes também é um período de gastos pesados ​​para a empresa, sem garantia de que o produto se pagará por meio das vendas.

Os custos são muito altos durante esse estágio e geralmente há pouca concorrência. Os principais objetivos da fase de introdução são criar demanda pelo produto e colocá-lo nas mãos dos consumidores, esperando lucrar mais tarde com sua crescente popularidade.

2. Fase de Crescimento

Durante a fase de crescimento, os consumidores começam a conhecer o produto e comprá-lo. O conceito do produto é comprovado à medida que se torna mais popular e as vendas aumentam.

Outras empresas tomam conhecimento do produto e de seu espaço no mercado à medida que ele começa a chamar mais atenção e gerar mais receita.

Se a concorrência pelo produto for especialmente alta, a empresa ainda pode investir pesadamente em publicidade e promoção do produto para vencer os concorrentes.

Com o crescimento do produto, o próprio mercado tende a se expandir. Os produtos geralmente são ajustados durante o estágio de crescimento para melhorar suas funções e recursos.

À medida que o mercado se expande, mais a concorrência reduz os preços para tornar os produtos competitivos. No entanto, as vendas geralmente aumentam em volume e continuam gerando receita. O marketing nesta etapa visa aumentar a participação de mercado do produto.

3. Fase de Maturidade

Quando um produto atinge a maturidade, suas vendas tendem a desacelerar, sinalizando um mercado amplamente saturado.

Neste ponto, as vendas podem começar a cair. Os preços neste estágio tendem a ficar competitivos, então as margens de lucro encolhem à medida que os preços começam a diminuir devido ao peso de pressões externas, como aumento da concorrência e menor demanda.

O marketing neste momento é direcionado para combater a concorrência, e as empresas geralmente desenvolvem produtos novos ou alterados para alcançar diferentes segmentos de mercado.

Dado o mercado altamente saturado, os concorrentes menos bem-sucedidos são frequentemente expulsos da competição durante o estágio de maturidade. Isso é conhecido como o “ponto de agitação”.

Nesta fase, a saturação é atingida e o volume de vendas é maximizado. As empresas muitas vezes começam a inovar para manter ou aumentar sua participação no mercado, alterando e desenvolvendo seus produtos para satisfazer novas demandas ou acompanhar o desenvolvimento de tecnologias.

O estágio de maturidade pode durar muito ou pouco tempo, dependendo do produto. Para algumas marcas e produtos o estágio de maturidade dura muito tempo e é muito prolongado.

4. Fase de Declínio

Embora as empresas tentem manter seu produto vivo no estágio de maturidade o maior tempo possível, o declínio eventual é inevitável para praticamente todos os produtos.

Na fase de declínio, as vendas do produto caem significativamente e o comportamento do consumidor muda, pois há menos demanda pelo produto. O produto da empresa perde cada vez mais participação de mercado e a concorrência tende a fazer com que as vendas se deteriorem.

O marketing no estágio de declínio geralmente é mínimo ou direcionado a clientes já fiéis, e os preços são reduzidos.

Eventualmente, o produto é retirado do mercado por completo, a menos que seja capaz de se projetar para permanecer relevante ou sob demanda. Por exemplo, produtos como máquinas de escrever estão em seus estágios de declínio e, de fato, estão quase ou completamente retirados do mercado.

O que é a análise do Ciclo de Vida do Produto (CVP)?

A análise do ciclo de vida do produto é o processo de examinar propositadamente um produto e tomar decisões estratégicas de design, preços e marketing para otimizar cada estágio de seu ciclo de vida.

A realização de análises do CVP pode ajudar as empresas a determinar se seus produtos estão atendendo de forma eficiente o mercado que almejam, para que possam ter uma ideia mais clara de quando podem precisar mudar o foco.

Ao examinar seu produto em relação ao mercado como um todo, seus concorrentes, vendas e despesas, as empresas podem decidir melhor como dinamizar e desenvolver seu produto para a longevidade no mercado.

Examinar os ciclos de vida de seus produtos, prestando atenção especificamente em qual fase seus produtos estão, pode ajudar as empresas a determinar se precisam desenvolver novos produtos para continuar gerando vendas, especialmente se a maioria de seus produtos estiver nos estágios de maturidade ou declínio do ciclo de vida do produto.

Como as empresas podem usar o Ciclo de Vida do Produto a seu favor?

As empresas muitas vezes enfrentam problemas quando não entendem o estágio de introdução do ciclo de vida de seus produtos, especialmente quando os clientes não respondem bem ao produto inicial – seja por causa do preço, do valor ou da utilidade.

Por isso, é importante examinar a publicidade e a embalagem do produto, além dos preços. O produto está atendendo às demandas e necessidades de seu público-alvo?

Se as vendas estão obsoletas, muitas empresas consideram mudar sua estratégia de marketing e se concentrar nisso para ajudar a apresentar seu produto a um segmento diferente do mercado consumidor.

A realização de análises do ciclo de vida do produto pode ajudar as empresas a entender quando precisam reinventar seu produto ou orientá-lo em uma nova direção.

Ao examinar onde seu produto está no ciclo de vida do produto, as empresas podem continuar inovando para acompanhar as novas tecnologias, diversificar suas ofertas, acompanhar a concorrência e potencialmente prolongar a vida útil de seus produtos no mercado.

Gostou de saber mais sobre o que é o ciclo de vida do produto?
Então aproveite para conferir como o sistema de atendimento ao cliente da Milldesk pode te ajudar!

Conteúdos relacionados:

Conte com o sistema da Milldesk para organizar,
solucionar e reduzir seu número de chamados

Mais de 13 anos de atuação no mercado de Help Desk e Service Desk.

Oferecemos um software de suporte de qualidade internacional, a preço nacional, justo e acessível.

Agende uma demonstração e veja como podemos reduzir seus custos com suporte e gestão de chamados.

ou