A aplicação efetiva do ITIL, que é conjunto de boas práticas que podem ser aplicadas na infraestrutura, operação e gerenciamento de serviços de tecnologia da informação, tem como objetivo integrar práticas com foco no alinhamento dos serviços de TI com as necessidades de negócios.

Hoje, esta norma é destinada a otimizar processos de identificação, planejamento, entrega e suporte de serviços nas empresas.

Por possuir múltiplas vantagens, este conjunto de boas práticas se tornou popular entre os profissionais de TI, o que torna a aplicação efetiva do ITIL um requisito de sucesso.

Assim, profissionais certificados na sua última versão, ITIL v3, são essenciais neste processo, por exemplo. Para evitar que durante sua implementação você tenha a garantia da aplicação efetiva, nós preparamos 5 dicas para você aplicá-lo com sucesso.

Como fazer a aplicação efetiva do ITIL

Diretriz #1 Inicie definindo objetivos claros

Defina claramente seus objetivos de acordo com suas necessidades. Saiba quais são os problemas que deverão ser resolvidos.

Quais serão as áreas das sua empresa que você deseja melhorar com a implementação do ITIL v3? Como a qualidade dos seus serviços oferecidos aos seus clientes serão melhoradas?

Diversas equipes de TI realizam sua primeira abordagem ao conjunto de boas práticas concentrando-se na estrutura padrão. Porém para uma aplicação efetiva do ITIL deve-se levar em conta os resultados desejados com sua implantação.

Lembre-se que essa estrutura representa uma coleção de sugestões de boas práticas recomendadas para melhorar os processos da sua empresa, e que a aplicação efetiva do ITIL não corresponde a uma lista prescrita de regras.

Ao aplicar o ITIL v3, personalize-o ao máximo de acordo com sua estrutura e não se esqueça que o propósito da adoção destas boas práticas é o de manter sua empresa o mais próximo possível do sucesso.

>> Saiba mais: Como automatizar processos de TI?

Diretriz #2 Lembre-se que todos os estágios do ITIL são importantes

Passo a passo

Algumas equipes de TI, com o objetivo de realizar a aplicação efetiva do ITIL, iniciam sua abordagem concentrando-se exclusivamente no estágio de Operação de Serviço ou em alguns processos, como o Gerenciamento de Incidentes, ou o Gerenciamento de Problemas.

O resultado dessas ações está em deixar de fora etapas relevantes para a aplicação efetiva do ITIL. Como por exemplo a Estratégia de Serviços ou a Melhoria de Serviços Continuada.

Por isso é importante dar igual importância a todas as fases do ITIL v3. Somado a isso, mantenha-se focado em detalhes críticos, como determinação de custos, resistência a mudanças ou novas adequações de objetivos, devido às necessidades comerciais.

>> Saiba mais: Colaborador que não tem domínio do sistema causa prejuízos.

Diretriz #3 Prepare-se para resistências à mudança

Mudanças e problemas

A aplicação efetiva do ITIL v3 gera impacto direto nas atividades diárias de todos os colaboradores envolvidos. Por isso, neste contexto, é comum que surjam resistências à mudança.

Afinal, você estará tirando seu time de um contexto “confortável” de trabalho para uma nova forma de trabalho. Para evitar estes desgastes, você pode seguir algumas recomendações para processos de mudança.

Diretriz #4 Invista em treinamentos contínuos

Treinamento de equipes

Investir em treinamentos contínuos está diretamente ligado a diretriz anterior. Para a aplicação efetiva do ITIL é importante ter sempre em mente que o componente humano é fundamental e que sua empresa pode utilizar suas capacidades de maneira completa em todos os estágios de implementação do ITIL.

A implementação destes novos padrões, trazem uma nova terminologia e uma mudança organizacional.

Para se ter uma equipe de tecnologia da informação motivada e eficiente, é necessário que você garanta que ela esteja completamente treinada para compreender e realizar a aplicação efetiva do ITIL v3.

>> Saiba mais: SAC 4.0 transformações sociais e a interatividade na web

Diretriz #5 Escolha o melhor software adequado

Treinamentos

Investir em um software que integre as boas práticas é fundamental para simplificar o processo de aplicação efetiva do ITIL v3.

Hoje, o mercado oferece uma ampla gama de soluções multifuncionais e tecnologicamente avançadas. Isso é excelente, pois você pode escolher a ferramenta mais adequada aos objetivos de sua organização a partir de uma ampla variedade de opções.

No entanto, é importante que você se lembre de não priorizar ferramentas em vez de objetivos, pessoas ou processos. Uma ferramenta representa um excelente recurso, mas sua eficácia depende de uma estratégia bem estruturada e de um trabalho coordenado e eficiente da equipe de TI.

Uma excelente maneira de evitar se distrair e desperdiçar muito tempo e esforço na escolha da ferramenta certa é procurar orientação de especialistas em ferramentas.

Por exemplo, tratando-se de uma ferramenta de gestão de serviços help desk, o Milldesk é um software completamente baseado nas melhores práticas ITIL. Isso garante uma aplicação efetiva do ITIL na gestão dos seus processos de gestão de chamados.

> Saiba mais: Quais qualidades para ser um bom prestador de serviços de TI?

É ótimo para você definir expectativas ambiciosas relacionadas à sua organização. No entanto, ao fazer isso, apenas certifique-se de que eles são realistas.

Mantenha sua equipe sempre motivada, afinal a aplicação efetiva do ITIL visa a melhoria contínua do serviço, o que significa que esse projeto deve durar, desde que você queira continuar oferecendo serviços eficientes aos seus clientes.

E para ter essa garantia de entrega de serviços eficientes, escolha ferramentas adequadas, como o Milldesk. Ficou interessado e quer saber como ter processos eficientes em sua empresa, acompanhe nosso blog e fique por dentro das novidades.

Banner software de Help Desk para desafios diários.

Conteúdos relacionados:

Conte com o sistema da Milldesk para organizar,
solucionar e reduzir seu número de chamados

Mais de 13 anos de atuação no mercado de Help Desk e Service Desk.

Oferecemos um software de suporte de qualidade internacional, a preço nacional, justo e acessível.

Agende uma demonstração e veja como podemos reduzir seus custos com suporte e gestão de chamados.

ou