Sete dicas para encerrar uma chamada

1 Entender a motivação do cliente
Porque as pessoas procuram seu serviço? Saiba os motivos e você tem mais chances de eliminar falhas e interações desnecessárias nos processos de atendimento ao cliente.

2 Avalie as coisas certas
Adote avaliações de medidas como:
“tempo médio de entrega”
“tempo de resposta”
“valores do cliente”
“tempo de resolução”
“o valor dado ao fornecimento de produtos e serviços adicionais”
Saiba sempre que o aumento no tempo médio de atendimento não é tão ruim se resultar na diminuição das re-chamadas.

3 Transforme os atendentes em defensores do consumidor
Crie os seus Campeões de Serviço ao Consumidor, aqueles que lidam com as dúvidas do cliente de forma rápida e eficiente, seguindo sempre o sistema correto e a orientação certa para o cliente.

4 Forneça mais que um simples treinamento empresarial
Leve o conhecimento e habilidade para um trabalho bem feito aos seus “Defensores do Consumidor”, habilite todos na arte da defesa do consumidor por meio de um treinamento abrangente desde o primeiro dia.

5 A tecnologia capacita a linha de frente
Use soluções em tecnologia unificada que une dados e sistema de voz e assegura que só os dados mais relevantes serão apresentados aos atendentes para dar assistência aos clientes. Como os dados do histórico do cliente e informações em tempo real.

6 Tire vantagem de dados de análises em tempo real
Reuna informações das mais variadas fontes possíveis como: sistemas de e-mail e de chamadas, funcionários e sistemas de performance de gerenciamento, gravação de chamadas e sistemas de gerenciamento de qualidade e etc. Analise estes dados e crie e distribua mecanismos de acordo com eles. Acrescente um método automatizado de análise de milhares de chamadas bem próximas do tempo real para identificar eventos e produzir critérios para melhorar o tratamento das comunicações.

7 Gerencie o ciclo de vida do cliente
A questão do cliente pode ser identificada e eliminada antes mesmo de se tornar um problema. Trata-se de gerenciamento do ciclo de vida do cliente pró-ativo. Por meio de análise de dados efetivos, as empresas podem identificar com frequência tendências comuns, assim como uma chamada de um cliente com um determinado problema e sua agitação – então, de forma pró-ativa, poderá gerenciar os clientes em pontos específicos do ciclo de vida por meio de novas boas vindas no atendimento, ofertas promocionais e incentivos por fidelidade.