Como e por que treinar usuários de help desk?

Treinar usuários de help desk pode ser um fator preponderante para manter a qualidade do atendimento ao usuário por parte dos profissionais que ali trabalham e a sua capacidade de atender os chamados de forma correta.

Este setor é o primeiro a se comunicar com o cliente e manter a qualidade neste tipo de interação é vital para a imagem da empresa perante este consumidor.

Um ponto importante é a capacidade destes profissionais atenderem bem os clientes, e para isso, dependem de tempo e capacidade operacional para lidar com os chamados abertos da melhor forma possível, impactando diretamente no número destes incidentes e requisições e as formas de resolução.

E você, quer saber mais sobre a importância de treinar usuários de help desk para evitar os chamados desnecessários? Continue lendo a nossa publicação!

A importância de conhecer a solução de help desk

A importância de conhecer a solução de help desk

A área de atendimento ao cliente é muito importante para a empresa, principalmente por ser o primeiro contato com o produto ou serviço após necessitar de alguma ajuda.

Sendo assim, o consumidor tem tido muito mais poder nas relações com as empresas – com a proliferação das mídias sociais, dispositivos móveis e tecnologia, essa nova geração de consumidores demandam bons produtos e serviços diferenciados.

Oferecer uma solução e experiência consistente para o cliente envolve resultados diretos na organização, principalmente por manter o cliente no centro dos objetivos empresariais. Os efeitos que a área de atendimento ao cliente entrega impactam diretamente na eficiência e efetividade da estratégia da empresa.

Conhecer a solução de help desk consiste em entender as etapas do ciclo de atendimento. E com isso, faz com que o fluxo ou processo que o cliente passa durante um chamado seja o mais rápido e fácil possível.

Outro ponto importante é a capacidade de melhorar a eficiência na abertura dos chamados, portanto,  treinar usuários de help desk é uma tarefa fundamental.

>> Saiba mais: A hora e a vez do sistema de chamados nas grandes empresas.

Treinar usuários de help desk e os seus impactos

Treinar os usuários e seus impactos

Treinar os usuários de help desk é uma etapa importante para que a equipe de atendimento ao cliente consiga evitar problemas constantes nesse tipo de setor, a exemplo dos chamados desnecessários. Isso acarreta principalmente na melhora dos indicadores e na capacidade de resolução por parte do time de atendimento, principalmente devido ao grande número de chamados que poderiam ser resolvidos de outra forma.

Este é o principal ponto que justifica treinar usuários de help desk de forma eficiente, mostrando a importância de se conhecer a solução de help desk como um todo,  entender os fluxos de atendimento e o processo interno da empresa. Treinar os usuários de help desk possui impacto direto e a falta de treinamento acarreta em impactos negativos.

>> Saiba mais: Por que utilizar Help desk?

A importância de treinar os usuários de help desk

A importância de treinar os usuários de help desk

Os usuários do help desk necessitam de serem treinados para manter uma boa comunicação com o setor de atendimento ao cliente, principalmente em como realizar a abertura de chamados. E este pode ser considerado como um impacto positivo para a empresa – quando bem aplicado o treinamento.

Diversos chamados, incidentes ou requisições podem ser resolvidos de uma forma diferenciada ou com um contato mais fácil e ágil – e isso só pode ser oferecido quando se tem um bom conhecimento de todo o ciclo de atendimento  da empresa.

Ter em mente o catálogo de serviços é importante para manter atual a base de conhecimento de cada setor da empresa, o que acarreta numa eficiência ao oferecer uma determinada solução ao usuário.

Outro ponto que vale destacarmos é o impacto negativo dos chamados desnecessários. Isso pode fazer com que os profissionais que trabalhem diretamente no setor se sintam desmotivados e insatisfeitos com a situação como um todo. Esse profissionais então não conseguirão atender os clientes da melhor forma, causando uma visão negativa da empresa.

Num panorama onde o cliente se torna cada vez mais o centro das atenções da empresa, não o atender bem é quase como que entregá-lo de bandeja para o concorrente.

Este é a principal razão que torna o fato de treinar usuários de help desk uma prioridade para as empresas.Fazendo com que os chamados sigam as boas práticas e garantam o sucesso da organização como um todo para aqueles clientes que buscaram de alguma forma serem atendidos.

>> Saiba mais: Colaborador que não tem domínio do sistema causa prejuízos.

O alinhamento entre TI e os demais setores

Alinhamento entre TI e os demais setores

E para manter o foco em treinar usuários de help desk e como isso impacta diretamente nos resultados da empresa como um todo, o alinhamento do setor de TI e os demais setores deve ser o melhor possível. O time de TI é o responsável por manter a qualidade no fluxo de atendimento que será utilizado pelos usuários do help desk  e pela base de conhecimento que servirá de suporte para este time.

>> Saiba mais: Como implantar a cultura de uso de Help desk na TI?

Outro ponto importante é na qualidade dos treinamentos, que podem ser realizados tanto de forma presencial, gravada ou até mesmo através de insights e emails enviados para os colaboradores, sempre buscando manter uma comunicação clara e direta.

Saiba mais!

Treinar usuários de help desk é uma etapa importante para manter a qualidade no setor de atendimento ao cliente na empresa, sendo responsável principalmente pela satisfação do cliente ao procurar por algum tipo de ajuda. A eficiência do treinamento tem impacto direto na empresa, refletindo principalmente com a fidelidade do cliente ao em todo o ciclo de relaciomento.

E você, quer saber mais sobre como melhorar o setor de help desk e garantir a satisfação do cliente? Continue acompanhando o nosso blog!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *