4 dicas fundamentais para a eficiência no seu helpdesk

O tempo de atendimento durante o contato com o helpdesk, influencia bastante na satisfação do cliente ao final dessa experiência. O processo no qual consiste o suporte ao usuário, desde o seu primeiro contato até a sua finalização, deve seguir as boas práticas recomendadas pelo mercado, e pra ajudar ainda mais, temos dicas importantes para manter o bom funcionamento do helpdesk.

Sendo assim, o fato de garantir com que as boas práticas sejam aplicadas, faz com que a satisfação do cliente esteja alinhada ao bom nível de eficiência no atendimento, uma vez que, solucionar os problemas e dúvidas dos usuários, de forma rápida e assertiva, é um dos fatores primordiais para manter o bom relacionamento entre empresas e clientes

Government Efficiency GIF

4 dicas fundamentais para a satisfação do cliente no atendimento

Essas dicas tem o objetivo de auxiliar o seu helpdesk na melhoria continua, eficiência e redução no tempo de atendimento.

Primeira dica – Evite a confusão no atendimento

Quando o helpdesk passa uma imagem de não ser confiável, apresentando um atendimento confuso e incorreto, pode acarretar em perda de tempo e eficiência. Algumas confusões que podem ser geradas são as seguintes:

  • Falhas com os procedimentos no atendimento as chamadas;
  • Incertezas sobre as informações dos produtos e serviços oferecidos pela empresa;
  • E até mesmo a possibilidade de erros no registro das solicitações dos clientes.

Uma vez que a imagem do helpdesk é marcada pela falta de credibilidade e erros, reconquistar a confiança do usuário pode acarretar em um grande esforço, tempo e custos.

>> Saiba mais: Puxe a responsabilidade para si: evite SLA´s inalcançáveis!

Segunda dica – Diminua a dependência dos agentes do helpdesk

Esta segunda dica pode se tornar um grande avanço para o crescimento e desenvolvimento dos agentes que trabalham no suporte ao cliente. Uma equipe bem treinada e confiante no seu trabalho faz com que haja pouca dependência em outros times, profissionais e coordenadores do helpdesk, fazendo com que o atendimento ao cliente aconteça de forma independente e correta.

Sendo assim, ter uma equipe bem treinada e que solucione os problemas e dúvidas dos clientes de forma rápida e eficiente, contribui para a confiança do usuário no serviço e a sua satisfação. Manter essas qualidades é essencial.

Terceira dica – Facilite o acesso dos profissionais de atendimento aos manuais, políticas e processos da empresa

Facilite o acesso aos documentos dos produtos e serviços oferecidos pela empresa, e também, as políticas e processos de atendimento. Essa ação permite que uma equipe seja bem treinada e que passe a utilizar de forma adequada as ferramentas disponíveis para as atividades do helpdesk.

Uma vez que todos seguem o mesmo procedimento, fica fácil manter o padrão de qualidade no atendimento ao cliente. Outro ponto importante promovido pelo compartilhamento de documentos e manuais é  a redução do tempo gasto do suporte ao cliente, aumentando a satisfação a partir da rápida solução das solicitações.

>> Saiba mais: Histórico de atendimento garantindo a felicidade do cliente

Quarta dica – Melhore a experiência do time de helpdesk com os procedimentos técnicos e as ferramentas de apoio

Para alcançar a eficiência no atendimento, o time de helpdesk precisa ter acesso a um bom conjunto de ferramentas e procedimentos técnicos relacionados ao uso desses recursos.  Uma solução de suporte ao time de atendimento, a exemplo do helpdesk da Milldesk, faz com que seja possível aumentar a produtividade. Ela fornece o apoio necessário para que o time possa cumprir grandes metas de qualidade e satisfação ao cliente.

Com isso, a experiência no atendimento é otimizada para os profissionais que recebem os chamados e que conseguem desta forma, transmitir tranquilidade e segurança para os clientes.

>> Saiba mais: Helpdesk feliz: o segredo para ter técnicos de excelência!

Atendimento ao cliente e a eficiência no helpdesk

Basicamente todas as dicas podem ser seguidas com uma equipe bem treinada e com acesso as ferramentas adequadas para o atendimento ao usuário. Associar todas as dicas, com as boas práticas do mercado e capital humano bem capacitado é a certeza de alcançar maiores índices de satisfação do cliente.

Uma soluções de helpdesk tem um papel fundamental na convergência de todos os recursos descritos nesse artigo a fim de aumentar os índices de satisfação, uma vez que serve como apoio ao processo de melhoria e na manutenção de uma equipe bem treinada, confiante e que consiga ajudar os clientes de forma rápida e prática.

Video Flight GIF

Saiba mais!

Acompanhe o nosso blog para saber mais dicas e informações sobre como otimizar o seu atendimento ao cliente e o seu helpdesk. Participe nos comentários e também compartilhe nas suas redes sociais!