Frases motivacionais podem melhorar o suporte ao usuário?

 

Você já reparou que a Internet está repleta de frases motivacionais? Será que elas realmente têm a capacidade de mudar um momento ou situação desconfortável para uma pessoa? E será que elas têm o poder de melhorar o suporte ou de alguma forma melhorar o atendimento aos clientes?

Para todas as perguntas a mesma resposta, com certeza!!

Frases impactantes ou motivacionais não são usadas somente porque são bonitas ou que simplesmente aumentam o engajamento nas redes sociais e mostram que você é um cara legal. Existe uma ciência por trás e que nos ajuda a ficarmos motivados. Além disso, elas têm o potencial para ajudar a melhorar o suporte ao cliente.

Então vamos entender o que está por trás dessa ciência e lembrar de algumas frases de impacto para melhorar o atendimento.

Quando as coisas estão complicadas, puxe uma frase de impacto do bolso

Imagem de uma pessoa segurando um bilhete com a seguinte frase: There isn´t a word in the dictionary to describe how I feel about you...

Quando as coisas ficam difíceis, muitas pessoas recorrem a uma citação motivacional para conseguir um pouco de inspiração e seguir em frente. Alguns desses provérbios expressivos se tornaram famosas nas redes sociais.

“Eu não falhei. Acabei de encontrar 10.000 maneiras que não funcionam. ” Thomas Edison.

“Ninguém pode fazer você se sentir inferior sem o seu consentimento.” Eleanor Roosevelt.

“Se você não pode voar, então corra, se você não pode correr, caminhe, se você não pode andar, então rasteje, mas o que quer que você faça, você tem que seguir em frente.” Rev. Martin Luther King jr.

O mais interessante é que em alguns casos, elas são atribuídas a personalidades que nunca disseram tal frase. Mas afinal, o que essas frases ditas por  pessoas – famosas, influentes e de outras formas, têm a dizer faz com que algumas delas sejam tão poderosas que se tornam mantras por gerações?

Dependendo da frase e de quem citou, o apelo parece ser uma combinação de boas palavras, psicologia motivacional e uma porção de auto-ajuda.

Obviamente, as pessoas que tendem a se sentir inspiradas por citações motivacionais vão achá-las mais impactantes do que aquelas que não consideram frases e ditos simples particularmente significativos para suas vidas.

>> Saiba mais: Como um sistema Help Desk pode motivar a equipe de suporte

Existe um Coaching por trás de cada frase

Gif do Mestre Shifu do desenho Kung Fu Panda falando: Anything is possible, when you have inner peace

Pode até parecer engraçado, mas em cada frase motivacional, e isso inclui as que podem melhorar o suporte ao cliente, tendem a ter uma característica de auto ajuda, bem semelhante aos que encontramos no trabalho realizado por coachings.

As pessoas atraídas por provérbios ou frases motivacionais acreditam que podem alcançar o que desejam alcançar através de um poderoso incentivo para se esforçar mais. Se o seu professor, treinador, mentor ou até seu supervisor ou gestor acredita que você pode fazer algo, é mais provável que você faça isso.

Em outras palavras, há um pouco de coaching que está influenciando positivamente quando você está lendo as frases de impacto. E isso pode ser levado para diferentes áreas, ajudando até mesmo a melhorar o suporte.

>> Saiba mais: Saiba como treinar seu help desk para lidar com o nervosismo dos clientes

Frases para melhorar o suporte e o atendimento ao cliente

Gif com a seguinte frase: Change your ways for better results.

A gente sabe que uma boa frase não vai fazer o milagre de melhorar o atendimento ao cliente, mas junto com um processo bem desenhado de atendimento, uma ferramenta de help desk eficiente e estratégica, a exemplo da Milldesk, profissionais bem qualificados e umas boas frases de efeito, vai ajudar seu time de suporte atingir bons resultados.

Por isso, separamos algumas frases famosas, outras nem tanto, mas que podem levantar a moral da galera do suporte e refletir no bom atendimento aos clientes.

  1. “Se você não cuidar dos seus clientes, alguém o fará para você.” Ricardo Jordão Magalhães.

  2. “Faça o que você faz tão bem, que as pessoas vão querer vê-lo novamente, e vão trazer seus amigos”. Walt Disney.

  3. “Seus clientes não esperam que sejas perfeito. O que esperam é que você resolva o problema quando algo sai mal.” Donald Porter.

  4. “A qualidade do seu atendimento, depende da qualidade do seu pessoal” Desconhecido.

  5. “Um dos segredos mais profundos da vida é que tudo que realmente vale a pena fazer é o que fazemos pelos outros.” Lewis Caroll.

  6. “Só existe um chefe: o cliente. E ele pode demitir todas as pessoas da empresa, do presidente do conselho até o faxineiro, simplesmente levando o dinheiro para gastar em outro lugar.” Sam Walton.

  7. “Estar par a par em preço e qualidade só te coloca no jogo, o atendimento é o que te faz ganhar” Tony Alessandra.

  8. “As pessoas esperam um bom atendimento, mas poucos estão dispostos a dá-lo” Robert Gately.

  9. “Bem feito é melhor que bem dito” Benjamin Franklin.

  10. “Sempre dê ao cliente mais do que ele espera” Nelson Boswell.

  11. “Ainda que seus clientes não gostem que sua empresa lhes atenda mal, seus concorrentes adoram” Kate Zabriskie.

  12. “Atendimento ao cliente não é um departamento, é uma atitude.” Desconhecido.

  13. “Os clientes se lembram de um bom atendimento durante muito mais tempo do que recordam do preço.” Kate Zabriskie.

  14. “Atendimento ao cliente não é uma técnica a ser implantada, mas uma postura a ser cultivada.” Mario Persona.

  15. “Seus clientes mais insatisfeitos são sua melhor fonte de aprendizado.” Bill Gates.

  16. “Cliente satisfeito é igual mais 1, cliente insatisfeito é igual a menos 10.” Hudson Gomes.

  17. “Não me queixarei, simplesmente não regressarei” Desconhecido.

  18. “Nunca subestime o poder de um cliente insatisfeito.” Joel Ross.

  19. “Cliente é o ativo mais importante de qualquer empresa, mesmo que não apareça no balanço.” Thomas Berry.

  20. “Se existe um único segredo do sucesso, ele está na capacidade de ver as coisas do ponto de vista de outra pessoa.” Henry Ford.

  21. “O atendimento ao cliente representa o coração de uma marca no coração dos clientes.” Kate Nasser.

  22. “Crie um cliente, não uma venda.” Katherine Barchetti.

  23. “Um bom atendimento é colocar tapete vermelho? Não! É cumprir o que promete.” Marcos Hiller (Escola de negócios).

  24. “Encantar o cliente é tarefa das mais desafiadoras. A questão é oferecer ao consumidor mais do que ele espera.” Tomás Penido (Groupon Brasil).

  25. “Não é o empregador quem paga os salários, mas sim o cliente.” Henry Ford.

  26. “Um cliente pode até não gostar do lugar, mas poderá amar o atendimento.” Paulo Samuel.

  27. “O fracasso de uma empresa começa quando  ela vai sendo demitida por seus clientes. Ninguém mais faz pedidos, os consumidores nem se dão mais ao trabalho de reclamar.” Roberto Shinyashiki.

  28. “Tenha fãs, porque quem tem cliente é o seu concorrente!!!” José Ricardo Noronha.

  29. “Custa cinco vezes mais caro conseguir um novo cliente do que manter um que já se tem.”Tom Peters.

  30. “Hoje em dia é preciso descentralizar o comando, para ficar mais perto dos clientes e agir com a flexibilidade e a velocidade necessárias. Atualmente dá as cartas quem compra, não quem vende. O cliente é, realmente, o rei.”Percy Barnevik, Presidente da Asea Brown-Boveri.

  31. “A indústria é um processo de satisfazer clientes, não um processo de produzir bens.” Theodore Levitt.

  32. “Lembrete: Você nunca será tão importante para o cliente, quanto o cliente é para você.” Ernesto  Berg.

  33. “O mercado é cruel. Não tem lealdade a ninguém e não reconhece os sucessos passados.” João Bosco Lodi.

  34. “Leva-se meses para conquistar um cliente e apenas alguns segundos para perdê-lo.” Desconhecido.

  35. “Sabe quem é o melhor vendedor do mundo? O cliente satisfeito, ele vende sua empresa, marca, produto e não cobra comissão.” Roger Stankewski.

  36. “O paradigma mudou. Produtos vêm e vão. A unidade de valor hoje, é o relacionamento com o cliente.” Bob Wayland.

  37. “Provavelmente o cliente não lembrará quem lhe atendeu mal, mas certamente saberá onde isso aconteceu.” Marcelo Petter de Vargas.

  38. “Entender para atender, atender para satisfazer, satisfazer para manter, manter para crescer.” Evelyn Cordeiro.

  39. “Boas desculpas não justificam um mau atendimento.”Alvir Ferreira dos Santos.

  40. Por que se perde um cliente?

  • 1 % por falecimento;

  • 5 % por mudança de endereço;

  • 5 % por amizades comerciais;

  • 10% por maiores vantagens em outras organizações;

  • 14 % por reclamações não atendidas;

  • 65 % por indiferença do pessoal de atendimento

41. “Um cliente satisfeito influencia positivamente 5 novos clientes. Um cliente insatisfeito influência negativamente 20 clientes atuais.Um cliente insatisfeito custa o lucro de cinco clientes satisfeitos.” Jag Sheth.

O sistema de Help Desk Milldesk é uma ferramenta que explora os conceitos de usabilidade para garantir mais agilidade e organização para a sua empresa. Saiba como uma poderosa ferramenta de help desk pode ajudar a sua empresa vencer o desafio de ter uma gestão de TI estratégica e com resultados que podem contribuir para o crescimento do seu negócio.

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