Chegou a hora da Inteligência Artificial ajudar o help desk a melhorar seus resultados!

Inteligência Artificial

De acordo com a Gartner, 25% do atendimento ao cliente será feito por assistentes virtuais, como VCAs e Chatbots até 2020.

Além disso, a Internet das Coisas está cada vez mais avançada, tomando espaço em várias empresas e até mesmo casas! Diante de todo esse cenário, a inteligência artificial pode ajudar o help desk, sendo crucial.

Afinal, uma ferramenta que integre a IA com chatbots, por exemplo, pode oferecer muitas vantagens competitivas ao negócio. Com essa integração, atendimentos que eram realizados em 20 minutos podem ser concluídos em 50 segundos, devido à automação e o aprendizado constante da inteligência artificial.

Todas essas vantagens conferem benefícios que antes eram inimagináveis para diversos empreendimentos. Quer saber um pouco mais sobre o assunto? Então vamos imergir na cabeça da inteligência artificial e descobrir tudo sobre esse vasto universo!

A transformação digital

Big Data, Machine Learning, Internet das Coisas, Cloud Computing… esses termos são familiares para você?

Muitas pessoas os conhecem hoje em dia, mas eles eram conceitos muito novos há uma década. Afinal, ainda tínhamos os smartphones, redes sociais e ferramentas básicas como os assuntos do momento.

No entanto, a sociedade mudou. Empresas, fornecedores e clientes mudaram, transformando os processos de negócios. Agora, utilizamos dados da população alocados na internet (Big Data) para sustentar nossas ações, além de diversos serviços e produtos disponíveis em servidores virtuais (cloud computing), por exemplo.

E quem diria que isso aconteceria? Nem os cientistas da computação mais otimistas previram esse boom dos dados que aumentou drasticamente o volume de produção das corporações.

>> Saiba mais: 4 razões pelas quais a Inteligência Artificial vai transformar o atendimento ao cliente.

Gif Mindblowing sobre Inteligência Artificial no help desk.

Agora, elas precisam de novas estratégias, políticas para lidar com os dados e utilizá-los da melhor maneira possível. E é nesse cenário que a automação e a inteligência artificial entram.

A inteligência artificial e a automação

A grande vantagem da inteligência artificial e da automação é o fato de deixar tarefas simples e repetitivas fora das mãos humanas, sendo computadorizadas. Assim, os colaboradores podem focar apenas naquilo que faça parte do cerne do negócio, ou seja, o essencial.

Com a automação, as empresas passaram a criar workflows, por exemplo. Neles, ações pré definidas são executadas assim que alguma outra for feita ou requisitada. É assim que e-mails automáticos são enviados sem que eles precisem necessariamente passar por um ou mais funcionários.

Enquanto isso, a IA trabalha com o aprendizado contínuo sobre alguma ferramenta do negócio. Um grande exemplo de como a inteligência artificial ajuda o help desk é o uso dos chatbots. Afinal, eles atendem clientes e, de acordo com as respostas que recebem, vão aprendendo um pouco mais sobre como se relacionar com eles.

Mas é claro que ambas as tecnologias não se restringem a apenas isso. Corporações ganham várias vantagens competitivas ao utilizá-las estrategicamente dentro do help desk, estando muito à frente dos seus concorrentes. Legal, né?

>> A automatização do help desk ajuda na produtividade das empresas.

Os impactos da inteligência artificial no Help Desk

A inteligência artificial pode ajudar o help desk de várias formas, mas dentre os principais auxílios podemos destacar principalmente a quebra dos limites humanos. Afinal, com chatbots a sua empresa pode atender os clientes durante 24h por dia em 7 dias por semana!

Pense em outro tipo de limitação bastante comum: a fila. Um help desk que trabalha sem chatbots precisa parar de atender quando todos os atendentes estão ocupados.

No entanto, com chatbots é possível fazer uma triagem e finalizar atendimentos mais simples. Enquanto isso, aqueles não concluídos são passados pros operadores.

E mais: ao longo do tempo, esses mesmos bots vão aprendendo com as respostas dos clientes para melhorar o atendimento.

Ou seja, um questionamento que no início deveria ser passado para um humano (por ser muito complexo), depois de algum tempo pode ser concluído pelo próprio bot.

Gif de uma robozinha sorrindo e acima a legenda: "Say hello to Emma". Inteligência Artificial

Se falamos em tempo aqui, também podemos pensar em outra grande forma da inteligência artificial ajudar o help desk: diminuindo o tempo de chamadas. Desde sempre ouvimos relatos de atendimentos que duram vários minutos, chegando até mesmo a mais de uma hora!

Mas, como os chatbots atuam tecnologicamente, em muitos casos eles podem buscar a solução de um determinado problema na base de dados e solucioná-lo em segundos.

Além disso, a inteligência artificial pode aprender a perceber as intenções do cliente e, aos poucos, direcioná-lo para algo específico.

Por fim, não podemos deixar de ressaltar na forma que a inteligência artificial ajuda o help desk em relação à agilidade.

Isso porque o chatbot pode atender vários clientes ao mesmo tempo, tem uma alta velocidade de resposta (reduzindo TMA), além de gerir os dados relacionados aos atendimentos (provendo relatórios práticos etc).

>> Saiba mais: Saiba quando utilizar Chatbot no atendimento aos clientes.

É claro que nem tudo são flores e você terá muitos desafios ao implementar a inteligência artificial para ajudar o help desk. Diretores podem acreditar que o investimento não trará retornos e funcionários podem pensar que seus empregos estão ameaçados. Motivos completamente equivocados!

Por isso é preciso trabalhar com uma empresa preparada para oferecer essa tecnologia, tendo um bom custo x benefício. Nesse caso, contar com uma ferramenta como a Milldesk é essencial, pois ela disponibiliza esses recursos sem funcionalidades supérfluas e com bastante escalabilidade!

Gostou? Então que tal fazer um teste grátis agora e começar a entender na prática como a inteligência artificial pode ajudar o seu help desk? Além disso, continue acompanhando nosso blog para saber as últimas novidades relacionadas à TI!