Usuários e Suportes do futuro

vidadesuporte

Em recente pesquisa do site Adzuna – publicada no site da revista Exame –, os profissionais de TI estão em 2º lugar entre os profissionais menos estressados do país devido à alta demanda no mercado, aumentos salariais e o ambiente de trabalho, perdendo apenas para engenharia.

O levantamento também levou em consideração o potencial financeiro, ambiente de trabalho, taxa de competitividade e demanda do mercado de cada profissão para criar o ranking. Mas, apesar da situação confortável mostrada pela pesquisa, olhar para frente e considerar os debates recorrentes sobre o possível desaparecimento da área de suporte no futuro é muito importante para os profissionais da área. Assim como satiriza o quadrinho acima, o perfil do usuário está mudando em grande velocidade.

Quando a carreira de Suporte de TI nasceu, a tecnologia ainda era novidade e poucas pessoas sabiam usá-la a seu favor, um contexto muito diferente do que vivemos hoje aonde a cultura tecnológica vem desde o berço. As últimas gerações nasceram com a tecnologia a seu dispor, logo têm mais habilidade e interesse em dominar computadores e todos os outros tipos de dispositivos eletrônicos. Ontem o suporte era primordial nas empresas, hoje os funcionários estão cada vez mais conectados e menos dependentes da expertise profissional do setor de TI, causando uma mudança nos anseios e necessidades do cenário de negócios.

O IDC estima que em 2016 mais de 80% dos investimentos de TI serão decididos e terão envolvimento direto dos executivos de linhas de negócios, e não apenas da TI. Portanto, conhecer soluções corporativas de alto desempenho e complexidade que aproximam o negócio a TI, ao invés de manter o foco no hardware da empresa, pode ser o grande diferencial esperado para os profissionais de TI do futuro. A maneira como conhecemos a TI corporativa está diante de um desafio e serão necessárias novas maneiras de se pensar, habilidades e procedimentos, ficando à TI o desafio de se reinventar.

Se quiser saber mais sobre a pesquisa do site Adzuna, confira aqui: http://exame.abril.com.br/carreira/album-de-fotos/as-10-melhores-profissoes-no-brasil-segundo-o-site-adzuna