Nos últimos anos, inúmeros estudos demonstraram que o estresse relacionado ao trabalho afeta negativamente um número crescente de pessoas – e o estresse do atendimento ao cliente não é uma exceção.

Todos os dias, os funcionários do setor de atendimento ao cliente devem conciliar demandas e reclamações de vários graus de complexidade, tudo em um ambiente acelerado e altamente dinâmico. Como resultado, eles são particularmente suscetíveis ao estresse agudo e crônico.

Por isso, se você quer saber como reduzir o estresse do atendimento, confira o conteúdo que preparamos e resolva de uma vez por todas este problema!

Descubra agora como reduzir o estresse do atendimento!

Descubra agora como reduzir o estresse do atendimento!

O estresse dos atendentes é um problema amplamente difundido, boa parte dos profissionais relatam se sentirem estressados no trabalho todos os dias.

Essa prevalência avassaladora significa que o estresse, como fenômeno, afeta muito os funcionários e, consequentemente, os empregadores. Saiba mais a seguir!

O estresse é responsável pela alta rotatividade dos atendentes

Quando se chega ao trabalho de manhã já sentindo os sintomas do estresse, é um desafio passar o dia. Os funcionários que lidam com altos níveis de estresse no atendimento têm uma incidência maior de licença médica, falta e desligamento.

A alta taxa de rotatividade de funcionários, pela qual o setor de atendimento ao cliente é conhecido, está claramente ligada ao estresse do atendimento ao cliente.

Dado o considerável investimento de tempo e dinheiro que vai para o recrutamento e treinamento de um profissional de atendimento ao cliente competente, nenhuma empresa pode se dar ao luxo de ignorar os perigos de uma força de trabalho estressada.

Além do potencial estresse financeiro e organizacional que o estresse do atendimento impõe às empresas, é evidente que as principais vítimas do estresse no atendimento ao cliente são os próprios atendentes.

O estresse é prejudicial à sua saúde de todos

As consequências prejudiciais do estresse são conhecidas por todos: distúrbios alimentares, depressão, ansiedade, dor crônica e insônia. Inúmeras doenças fisiológicas e psicológicas são de conhecimento comum.

Mas quando a principal causa de estresse é o trabalho, como você pode resolver isso? Empregadores e funcionários estão percebendo a importância de gerenciar os efeitos do estresse e mitigar seus gatilhos. Por isso, nosso objetivo é ajudar os profissionais de todas as esferas a lidar com o estresse do atendimento ao cliente e se manterem motivados.

Saiba reconhecer os sintomas do estresse

O primeiro passo para administrar o ataque diário de estresse do atendimento ao cliente é identificá-lo e começar a agir imediatamente. Os sintomas de estresse agudo incluem:

Se você estiver ciente de um pico de estresse iminente, é mais fácil neutralizá-lo antes que se torne um grande problema.

Identifique conflitos que se aproximam e empregue as seguintes técnicas para impedir que o estresse do atendimento ao cliente sabote o seu dia.

Aprenda a respirar corretamente para lidar com o estresse

Depois de identificar esses sintomas iminentes, você precisa saber como repeli-los no calor da ação. Talvez você esteja no telefone com um cliente, ou preso em uma reunião, ou em outra situação que o impeça de dar um tempo.

Por isso, pratique a respiração cíclica, uma técnica preferida pelos iogues, mas fácil o suficiente para todos.

Inspire pelo nariz e conte até quatro, depois expire pelo nariz e conte até quatro e repita. Viu? Simples! De forma enganosa: este exercício pode baixar sua pressão arterial, clarear sua cabeça e prevenir uma reação de luta ou fuga, mantendo você consciente e sob controle.

Procure ajuda para lidar com o estresse

Às vezes, o estresse é tolerável porque sabemos que ele vai desaparecer em breve!

Mas quando o estresse é parte do trabalho, por exemplo, quando há uma relação direta com os usuários ou clientes: exigências, queixas e reclamações acompanhadas de violência verbal e, às vezes, física, o desafio de gerenciar o seu próprio estresse se junta ao desafio de conviver com as consequências do estresse do ambiente de trabalho.

Pois isso, este é um tema sempre atual e relevante, principalmente, para quem oferece suporte e atendimento aos usuários e clientes.

Se você está lutando com uma tarefa e o estresse resultante é demais para lidar, é importante poder pedir ajuda.

Sentir-se estressado muitas vezes pode fazer com que a pessoa se sinta inadequada e impotente, tornando ainda mais difícil pedir ajuda e aumentando ainda mais os níveis de estresse. Quebre esse ciclo e não se deixe ficar preso na mesma situação estressante repetidamente.

Se você está lidando com um cliente insatisfeito, peça insights a seus colegas de trabalho ou gestor, ou talvez que outra pessoa intervenha se sentir que não fará justiça à situação.

Quando confrontado com um prazo apertado, descubra o que você tem tempo para realizar e, em seguida, delegue o restante ou negocie uma prorrogação.

Ajuda também pode significar suporte emocional. Seus colegas de trabalho compartilham o mesmo ambiente e deveres semelhantes, então é provável que todos vocês estejam lidando com gatilhos semelhantes.

Conversar sobre isso  pode ajudar a promover uma atmosfera profissional melhor e mais solidária. Um forte sistema de suporte pode fazer com que os estresses externos pareçam menos ameaçadores.

Dado o impacto do estresse não verificado em seu desempenho e envolvimento, é uma aposta melhor pedir ajuda do que avançar sozinho e arriscar comprometer um ou ambos os fatores importantes.

Não leve o estresse para o lado pessoal

O principal ponto a ser considerado ao fornecer um serviço excelente ao cliente e sobreviver para o outro dia é humanizar o atendimento, mas não levar para o lado pessoal.

O atendimento personalizado ao cliente é necessário para construir a fidelidade. No entanto, se você permitir que os contatos negativos com os clientes o afetem muito, ficará suscetível a uma quantidade insustentável de estresse.

No caso de uma troca conflituosa com um cliente, é importante aprender a deixar a negatividade longe da situação. Não importa o quão ruim uma determinada interação seja, você precisa manter distância suficiente para mudar a conversa, se possível.

Se a conversa não puder ser recuperada, essa distância permitirá que você se recomponha e continue sem uma nuvem sobre sua cabeça. Às vezes, não há problema em dizer não a um cliente e atender outro chamado.

Quando apoiados adequadamente, os profissionais do setor de atendimento e suporte ao cliente podem mudar suas expectativas, percepções e interpretações e, desta forma, trabalhar tranquilamente, mesmo em situações de grande estresse.

Gostou de saber mais sobre como reduzir o estresse do atendimento ao cliente? Então aproveite para descobrir como treinar usuários de help desk!

Conteúdos relacionados:

Conte com o sistema da Milldesk para organizar,
solucionar e reduzir seu número de chamados

Mais de 13 anos de atuação no mercado de Help Desk e Service Desk.

Oferecemos um software de suporte de qualidade internacional, a preço nacional, justo e acessível.

Agende uma demonstração e veja como podemos reduzir seus custos com suporte e gestão de chamados.

ou