O significado literal da palavra Outsourcing de TI muitas vezes pode não remeter ao seu conceito: – out significa fora e sourcing significa fonte, no inglês.

A “fonte de fora” na realidade remete a prática de terceirizar serviços ligados à parte estratégica da empresa ou contratar alguma outra empresa que preste serviços de qualidade para aquela demanda.

Essa prática já é considerada como consolidada no mercado e por causa desse fato existem listas que determinam o nível de qualidades de um bom prestador de serviço.

Além disso, é importante manter os critérios de qualidade bem gerenciados e definidos para manter o nível de satisfação do cliente no mais alto possível – a demanda e a cobrança são grandes.

Quer saber mais sobre as qualidades para um bom Outsourcing de TI? Continue lendo nosso artigo e descubra!

O que é um Outsourcing de TI?

No pleno significado da palavra Outsourcing remete à alguma fonte de fora do contexto. Trazendo para o panorama das empresas, o Outsourcing de TI é um termo amplamente utilizado no mundo dos negócios e significa a terceirização do setor de TI das empresas.

Essa terceirização se dá na forma da prestação de serviços.

O crescimento do Outsourcing de TI nas empresas

Sabendo o que significa de fato o significado do Outsourcing de TI, consegue-se entender o por que do seu amplo crescimento.

Diversas empresas que atuam no mercado não tem interesse e foco principal em manter uma ampla expertise e infraestrutura para executar os serviços de TI e demandar para a companhia especializada no assunto é uma ótima saída.

Outro ponto a favor são as qualidades de um bom prestador de serviços e as avaliações desses critérios de qualidade.

Com isso, o processo do Outsourcing de TI tem crescido enormemente entre as empresas a partir da máxima do empreendedorismo “concentre-se no que faz de melhor e deixe o restante para especialistas”.

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Confiança no atendimento

Importantes características e qualidades de um bom prestador de serviços

Um bom outsourcing de TI deve possuir critérios de qualidade bem definidos para conseguir atingir os níveis de satisfação e cumprimento dos acordos de serviço de forma satisfatória para o contratante e o contratado.

Uma das características principais para a empresa que está prestando os seus serviços de TI é entender o negócio do seu cliente e isso é possível através da observação do seu padrão de atendimento e da sua forma de trabalhar no dia a dia empresarial.

Atenção ao cotidiano da empresa é essencial nesse primeiro momento.

Outra característica importante para a empresa que irá prestar serviços de TI é não se limitar aos bons conhecimentos do seu corpo técnico de profissionais, além de não se limitar a determinada solução ou tecnologia.

Entender o objetivo e o negócio do cliente e ser assertivo na resolução dos chamados é o melhor método de garantir a qualidade do serviço e atender às necessidades do negócio.

Além disso, o serviço de TI deve focar no que faz de melhor que é atuar na resolução dos problemas relacionados a tecnologia do cliente.

O cliente não precisa entender em como manter um site no ar, mas sim em vender o seu produto com qualidade e dando confiança ao seu consumidor.

O prestador de serviços deve ter esse pensamento de garantir que tudo funcione e que esteja tudo correndo bem para o cliente atingir os melhores níveis possíveis.

E alguns pontos importantes para se considerar no negócio do cliente, sendo um bom prestador de serviços:

>> Saiba mais: Sua empresa está fazendo tudo para melhorar o atendimento ao cliente?

Vai dar tudo certo com o Outsourcing

Como medir a qualidade de um prestador de serviços e que tipo de medidas podem ser utilizadas para essa medição?

Medir a qualidade de um prestador de serviços é uma tarefa que toma tempo e atenção por parte da empresa contratante.

O mais importante é garantir que o serviço seja de qualidade e que tenha uma conexão entre as duas empresas, afinal o objetivo final é atender a demanda de forma correta e ágil para que os chamados sejam solucionados corretamente.

O cliente deve se sentir encantado pelo Outsourcing de TI que está contratando, percebendo também a atenção e a disponibilidade dos profissionais que irão atuar na parceria entre as duas empresas.

Outro ponto importante para medir a qualidade é perceber o domínio com as ferramentas utilizadas e em como ajustá-las ao negócio.

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Inovação em tecnologia

Como ganhar qualidade através da inovação?

Um bom Outsourcing de TI consegue garantir a sua qualidade através da aplicação de soluções de inovação e tecnologia para trazer mais eficiência e produtividade ao seu cliente.

As ferramentas de gestão da qualidade em TI e ITIL vem para garantir que os processos sejam realizados com a maior agilidade, gestão de riscos e padronização possível.

Estas ferramentas de gestão são uma boa forma de manter o bom nível de prestação de serviços e garantir que estes níveis sejam os maiores possíveis sempre.

A manutenção da qualidade do serviço prestado é um grande desafio tanto para o Outsourcing de TI quanto para a empresa que está contratando os serviços terceirizados. Os princípios para que este desafio seja cumprido não podem ficar de fora em qualquer ferramenta de gestão.

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Próximos passos!

O Outsourcing de TI é um bom caminho para as empresas colocarem o foco no fornecimento do seu produto e/ou serviço e contar com os parceiros e terceiros para prestar os serviços na área de TI.

Assim, ter as qualidades de um bom prestador de serviço e estar sempre atento à estes critérios de qualidade é essencial para qualquer empresa que irá prestar serviços.

E você, quer saber mais sobre as qualidades necessárias para ser um bom prestador de serviços, além de outras dicas e informações importantes num help desk e service desk?

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