Da série, se fosse você faria: beneficios de realizar corretamente o processo de gestão de incidentes ITIL

Profissionais de TI estão em constante busca pela perfeição, por isso, quando os usuários começam a ter problemas se aplica o chamado processo de gestão de incidentes ITIL; porém, é de suma importância que realizemos esse processo da maneira mais correta possível.

Recuperar o nível habitual de funcionamento dos serviços e minimizar o máximo possível o impacto negativo na empresa de forma que a qualidade do serviço e a disponibilidade do mesmo se mantenham, deve ser nosso principal objetivo quando aplicamos o processo de gestão de incidentes ITIL.

Acompanhe alguns dos benefícios ganhos com a aplicação dos processos de gestão de incidentes ITIL:

Melhorar a produtividade dos usuários

O suporte técnico efetivo e de confiança é a base para melhorar a produtividade dos usuários e uma correta aplicação do processo de gestão de incidentes ITIL é a base para lograr êxito nesse intento.

Cumprimento dos níveis de serviço acordados no SLA

Algo que volta e meia falamos aqui no blog e de suma importância, já que o cumprimento dos níveis de serviço acordados no SLA é essencial para a trajetória das empresas e prestadores de serviços de TI porque é o que mantêm os clientes e usuários fiéis a nosso trabalho.

Mediante o SLA se chega a um consenso em termos de nível de qualidade de serviço, em tempo de resposta, disponibilidade de horários, documentação disponível, pessoal, etc, por isso é vital.

Maior controle dos processos e monitoramento dos serviços

O processo de gestão de incidentes ITIL ajuda a todos os processos de monitoramento e controle dos serviços e aplicá-lo corretamente faz que haja um maior controle dos processos e consequentemente maior eficiência nos serviços.

Somente esse dado já seria suficiente para não ter desculpas para não aplicá-lo!

Otimização dos recursos disponíveis

O processo de gestão de incidentes ITIL otimiza os recursos que temos disponíveis, tornando os serviços mais fáceis de administrar e auxilia até mesmo na redução de custos.

A administração dos recursos de TI se torna menos complexa e responde melhor as demandas dos clientes; além do mais, o processo de gestão de incidentes ITIL gera protocolos ante os problemas que possam surgir mais à frente.

CMDB mais precisa

A base de dados da gestão de configurações deve permitir visualizar de modo ágil quais são os elementos impactados frente a uma falha. Cada componente deve ter toda a informação requerida para poder  tomar uma decisão sobre sua transformação ou evento.

A aplicação do processo de gestão de incidentes ITIL faz com que a CMDB seja mais precisa.

Satisfação dos clientes e usuários

A satisfação dos clientes e usuários é objetivo principal de toda e qualquer empresa ou prestadora de serviços de TI que se preze (pelo menos deveria ser) na hora de disponibilizar seus préstimos ao mercado; quando aplica de maneira correta o processo de gestão de incidentes ITIL, fornece respostas rápidas sobre eventuais falhas.

Aplicar esse processo é garantir não só que seus clientes continuarão ou voltarão a usar os serviços de sua empresa novamente e rapidamente, como colocará sua empresa no patamar das melhores do mercado. Vale a pena!

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