Equipe de TI proativa: ser ou não ser eis a questão!

Equipe de TI Proativa

Empresas que contam com uma equipe de TI proativa com certeza possuem vantagem competitiva em relação aos seus concorrentes do mercado. Além de melhorar a produtividade, as empresas podem envolver seus especialistas em Tecnologia da Informação em tomadas de decisões estratégicas de negócio.

Por isso preparamos este post para mostrar como a proatividade em TI irá beneficiar diretamente sua empresa e a satisfação dos seus clientes. Vamos lá!

Produtividade das empresas

Produtividade nas empresas, o diferencial competitivo

O serviço ou o produto produzido por sua empresa, relacionado com todos os recursos para executá-los (como pessoas, equipamentos e softwares), definem a produtividade da sua organização. Ou seja, quanto mais sua empresa conseguir produzir utilizando menor quantidade de recursos maior será sua produtividade.

Você se lembra da última vez que foi a um fast food, como McDonalds? Certamente deu para notar que eles possuem uma alta eficiência produtiva. Afinal, fazer tantos hambúrgueres, em tão pouco tempo, não é um tarefa simples. O que é muito diferente de uma hamburgueria gourmet. Seu tempo de espera pelo prato será maior. Porém classificá-la como ineficiente em sua produção é um erro.

Pensar em produtividade deve ir além da relação quantidade vs. recursos. A qualidade do produto ou serviço entregue por sua empresa também deve entrar nessa relação. Um fast food e uma hamburgueria gourmet tem claramente propostas de valor diferentes, que estão alinhados diretamente com o objetivo estratégico de cada empresa. Dessa forma, entregar mais, com menos recursos de acordo com os padrões de qualidade definidos por sua empresa é o grande desafio.

Mas, para isso, é preciso ter uma equipe de TI proativa, para que, de maneira autônoma, busquem elevar sua produção, impactando desde os processos internos até o relacionamento empresa cliente. Sem este objetivo, sua equipe de técnica pode sofrer com sobrecargas que afetarão a qualidade das entregas.

>> Saiba mais: 7 dicas para melhorar a gestão de tempo da equipe de TI

Benefícios de uma equipe de TI proativa

Que a produtividade é um diferencial de mercado já ficou claro. Mas como trazê-la para dentro da sua empresa?

Pare e reflita, o seu time está contribuindo espontaneamente para a melhoria da produtividade? Se sua resposta foi negativa ou você não está atento a isso, é importante ficar esperto. Uma equipes de TI proativa é a principal fonte de crescimento organizacional. Sua empresa é formada de pessoas, que vão buscar alcançar as metas e objetivos traçados estrategicamente. Ao mesmo tempo, são elas que saberão onde estão os gargalos, pontos de melhoria e quem entrega o resultado final (de sucesso ou não) para o seu cliente.

A equipe proativa segue em busca da produtividade pessoal e organizacional. Veja cinco dicas para melhorar a produtividade do seu time, estimulando a proatividade constante.

>> Saiba mais: A Netflix nos ensina como realizar reuniões de TI produtivas

5 dicas para melhorar a produtividade do time de suporte ao cliente

Vamos citar algumas dicas de como melhorar a produtividade na empresa através de uma ferramenta de help desk, a exemplo da Milldesk, auxiliando no ganho de performance do time de suporte ao cliente.

  1. Utilize a melhor infraestrutura de suporte

Ter ferramentas que contribuam para a produtividade do seu time é o primeiro passo para se formar uma equipe de TI proativa. Softwares de gerenciamento de chamados para o atendimento help desk, como o Milldesk, por exemplo, facilitam, organizam e agilizam a execução dos processos. Com uma ferramenta em mãos, seu colaborador ganha tempo nos atendimentos, gera maior satisfação para os clientes e os fideliza.

  1. Gerencie o tempo

Tempo é o recurso mais precioso que qualquer empresa, ou pessoa, tem disponível. Mas, infelizmente não há como pará-lo ou armazená-lo. Por isso que a máxima “tempo é dinheiro” é uma realidade. Uma equipe de TI proativa sabe disso. Quanto mais ágeis puderem executar suas tarefas, maior será a quantidade de chamados técnicos atendidos. Suportados com uma ferramenta, há a garantia da qualidade do entrega do serviço de suporte.

E vamos além. Quando sua empresa tem uma equipe de TI proativa, ela realiza as entrega dentro dos prazos, satisfazendo o cliente, e fica com tempo disponível para trabalhar em projetos de melhorias internas, contribuir para a definição de estratégias organizacionais e ter um tempo voltado a descontração.

  1. Inove nos processos

Uma equipe de TI proativa é a mais indicada para, além de cumprir com seus processos, identificar neles quais são os gargalos. Para, onde existirem pontos de melhoria, buscarem soluções para a otimização da operação. Ninguém melhor que o próprio colaborador para saber onde está bom, o que precisa ser otimizado e o que está realmente atrapalhando a execução dos processos.

Num mercado de concorrência cada vez mais elevado, é preciso sempre ter o diferencial como ponto importante de negócio. Por isso, nunca deixar de buscá-lo é essencial. Descubra se existem novas metodologias que possam dar mais agilidade aos seus processos. Ou se há alguma empresa que está se destacando. Faça pesquisas, acompanhe os concorrentes e lembre-se que a roda já foi inventada (você não precisa criá-la do zero).

  1. Contribua para o bem estar da equipe de TI

O bem estar das pessoas pode impactar bastante na produtividade das organizações. Porém, infelizmente este é um ponto que vem sendo negligenciado por algumas empresas por suas metas agressivas e objetivos audaciosos. Mas para construir uma equipe de TI proativa é preciso que os potenciais dos colaboradores sejam estimulados.

Metas e objetivos obviamente são necessários. Porém, criar um ambiente que possua opções de distração é importante. São nesses momentos em que insights de melhoria de processos, resolução de problemas e estímulo da criatividade surgem. Por isso, proporcione qualidade de vida e bem estar dentro da sua empresa. É nela que seu time passa maior parte do dia.

>> Saiba mais: Como um sistema Help Desk pode motivar a equipe de suporte

  1. Reconheça os méritos dos seus colaboradores.

“O trabalho dignifica o homem”. Isso é verdade. Mas a falta de reconhecimento dos méritos pode ser um fator desmotivador do seu time. Organize premiações, que não necessariamente envolvem dinheiro, mas que reconheçam o trabalho e o esforço de um dos seus colaboradores. Esse estímulo, não somente agracia quem foi reconhecido, mas dá mais força a formação de uma equipe de TI proativa. Com simples ações, sua organização só tende a se beneficiar.

Fique por dentro das últimas novidades para melhorar seu suporte! Não se esqueça de se inscrever no nosso newsletter para receber notificação todas as vezes que publicarmos um novo artigo!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *