Equipe de TI proativa: ser ou não ser eis a questão!

Equipe de TI Proativa

Empresas que contam com uma equipe de TI proativa com certeza possuem vantagem competitiva em relação aos seus concorrentes do mercado. Além de melhorar a produtividade, as empresas podem envolver seus especialistas em Tecnologia da Informação em tomadas de decisões estratégicas de negócio.

Por isso preparamos este post para mostrar como a proatividade em TI irá beneficiar diretamente sua empresa e a satisfação dos seus clientes. Vamos lá!

Produtividade das empresas

Produtividade nas empresas, o diferencial competitivo

O serviço ou o produto produzido por sua empresa, relacionado com todos os recursos para executá-los (como pessoas, equipamentos e softwares), definem a produtividade da sua organização. Ou seja, quanto mais sua empresa conseguir produzir utilizando menor quantidade de recursos maior será sua produtividade.

Você se lembra da última vez que foi a um fast food, como McDonalds? Certamente deu para notar que eles possuem uma alta eficiência produtiva. Afinal, fazer tantos hambúrgueres, em tão pouco tempo, não é um tarefa simples. O que é muito diferente de uma hamburgueria gourmet. Seu tempo de espera pelo prato será maior. Porém classificá-la como ineficiente em sua produção é um erro.

Pensar em produtividade deve ir além da relação quantidade vs. recursos. A qualidade do produto ou serviço entregue por sua empresa também deve entrar nessa relação. Um fast food e uma hamburgueria gourmet tem claramente propostas de valor diferentes, que estão alinhados diretamente com o objetivo estratégico de cada empresa. Dessa forma, entregar mais, com menos recursos de acordo com os padrões de qualidade definidos por sua empresa é o grande desafio.

Mas, para isso, é preciso ter uma equipe de TI proativa, para que, de maneira autônoma, busquem elevar sua produção, impactando desde os processos internos até o relacionamento empresa cliente. Sem este objetivo, sua equipe de técnica pode sofrer com sobrecargas que afetarão a qualidade das entregas.

>> Saiba mais: 7 dicas para melhorar a gestão de tempo da equipe de TI

Benefícios de uma equipe de TI proativa

Que a produtividade é um diferencial de mercado já ficou claro. Mas como trazê-la para dentro da sua empresa?

Pare e reflita, o seu time está contribuindo espontaneamente para a melhoria da produtividade? Se sua resposta foi negativa ou você não está atento a isso, é importante ficar esperto. Uma equipes de TI proativa é a principal fonte de crescimento organizacional. Sua empresa é formada de pessoas, que vão buscar alcançar as metas e objetivos traçados estrategicamente. Ao mesmo tempo, são elas que saberão onde estão os gargalos, pontos de melhoria e quem entrega o resultado final (de sucesso ou não) para o seu cliente.

A equipe proativa segue em busca da produtividade pessoal e organizacional. Veja cinco dicas para melhorar a produtividade do seu time, estimulando a proatividade constante.

>> Saiba mais: A Netflix nos ensina como realizar reuniões de TI produtivas

5 dicas para melhorar a produtividade do time de suporte ao cliente

Vamos citar algumas dicas de como melhorar a produtividade na empresa através de uma ferramenta de help desk, a exemplo da Milldesk, auxiliando no ganho de performance do time de suporte ao cliente.

  1. Utilize a melhor infraestrutura de suporte

Ter ferramentas que contribuam para a produtividade do seu time é o primeiro passo para se formar uma equipe de TI proativa. Softwares de gerenciamento de chamados para o atendimento help desk, como o Milldesk, por exemplo, facilitam, organizam e agilizam a execução dos processos. Com uma ferramenta em mãos, seu colaborador ganha tempo nos atendimentos, gera maior satisfação para os clientes e os fideliza.

  1. Gerencie o tempo

Tempo é o recurso mais precioso que qualquer empresa, ou pessoa, tem disponível. Mas, infelizmente não há como pará-lo ou armazená-lo. Por isso que a máxima “tempo é dinheiro” é uma realidade. Uma equipe de TI proativa sabe disso. Quanto mais ágeis puderem executar suas tarefas, maior será a quantidade de chamados técnicos atendidos. Suportados com uma ferramenta, há a garantia da qualidade do entrega do serviço de suporte.

E vamos além. Quando sua empresa tem uma equipe de TI proativa, ela realiza as entrega dentro dos prazos, satisfazendo o cliente, e fica com tempo disponível para trabalhar em projetos de melhorias internas, contribuir para a definição de estratégias organizacionais e ter um tempo voltado a descontração.

  1. Inove nos processos

Uma equipe de TI proativa é a mais indicada para, além de cumprir com seus processos, identificar neles quais são os gargalos. Para, onde existirem pontos de melhoria, buscarem soluções para a otimização da operação. Ninguém melhor que o próprio colaborador para saber onde está bom, o que precisa ser otimizado e o que está realmente atrapalhando a execução dos processos.

Num mercado de concorrência cada vez mais elevado, é preciso sempre ter o diferencial como ponto importante de negócio. Por isso, nunca deixar de buscá-lo é essencial. Descubra se existem novas metodologias que possam dar mais agilidade aos seus processos. Ou se há alguma empresa que está se destacando. Faça pesquisas, acompanhe os concorrentes e lembre-se que a roda já foi inventada (você não precisa criá-la do zero).

  1. Contribua para o bem estar da equipe de TI

O bem estar das pessoas pode impactar bastante na produtividade das organizações. Porém, infelizmente este é um ponto que vem sendo negligenciado por algumas empresas por suas metas agressivas e objetivos audaciosos. Mas para construir uma equipe de TI proativa é preciso que os potenciais dos colaboradores sejam estimulados.

Metas e objetivos obviamente são necessários. Porém, criar um ambiente que possua opções de distração é importante. São nesses momentos em que insights de melhoria de processos, resolução de problemas e estímulo da criatividade surgem. Por isso, proporcione qualidade de vida e bem estar dentro da sua empresa. É nela que seu time passa maior parte do dia.

>> Saiba mais: Como um sistema Help Desk pode motivar a equipe de suporte

  1. Reconheça os méritos dos seus colaboradores.

“O trabalho dignifica o homem”. Isso é verdade. Mas a falta de reconhecimento dos méritos pode ser um fator desmotivador do seu time. Organize premiações, que não necessariamente envolvem dinheiro, mas que reconheçam o trabalho e o esforço de um dos seus colaboradores. Esse estímulo, não somente agracia quem foi reconhecido, mas dá mais força a formação de uma equipe de TI proativa. Com simples ações, sua organização só tende a se beneficiar.

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