Instituições educacionais podem se beneficiar com a adoção de service desk.

Você acha que são apenas as empresas de TI que precisam de service desk? Com certeza que não! Na realidade, a grande maioria dos segmentos só tem a ganhar com a implementação deste recurso. Inclusive, por sinal, as instituições educacionais.

As grandes empresas do setor educacional podem ter milhares de alunos. Assim, atender a todas as demandas pessoalmente pode ser inviável. Nesse sentido, o uso de uma boa ferramenta de service desk é mais do que uma alternativa: é uma necessidade.

No post de hoje, você vai descobrir três benefícios práticos que esse tipo de solução pode trazer para uma instituição educacional. Confira!

Otimização do fluxo de trabalho

Alunos costumam ter dúvidas e problemas de vários tipos. Você provavelmente já ouviu todas essas, e muitas outras:

  • Posso abonar uma falta?
  • Posso pedir uma revisão de nota?
  • Por que minha senha do sistema acadêmico não está funcionando?
  • Preciso de uma nova carteira de estudante…

Quanto maior a instituição de ensino, mais fragmentados são os assuntos. Assim, cada uma dessas questões pode ser encaminhada internamente para um setor ou um funcionário diferente.

Por meio do service desk, ou help desk, essa distribuição é feita já no primeiro momento, assim que o aluno entra em contato. Essa distribuição permite organizar melhor o atendimento.

É lógico que isso é uma vantagem para o cliente, mas também é muito positivo do ponto de vista interno. Afinal, já parou para pensar em quanto tempo é perdido no redirecionamento de solicitações que, por algum motivo, chegaram pelas vias erradas?

O colaborador que recebeu a solicitação precisa desviar a atenção dos assuntos que realmente seriam sua alçada, para dar andamento a um atendimento que não compete a ele. Enquanto isso, o fluxo de trabalho do atendimento fica interrompido, até que ele seja colocado novamente nos trilhos certos.

>> Saiba mais: Chatbots ainda não estão prontos para atendimento ao cliente

Integração de informações

Uma boa parte das atividades básicas das instituições de ensino já estão informatizadas. Notas e faltas dos alunos, por exemplo, são registradas em um sistema para que seja feito o cálculo das médias e para verificar aprovações e reprovações, reduzindo a probabilidade de erros. Nada mais fica simplesmente no papel.

Se as empresas do setor educacional já estão se apoiando no TI para tantas atividades importantes, não faz sentido deixar o atendimento ao cliente de fora. Inclusive, a adoção de uma solução de service desk será útil para atingir um nível ainda mais alto de integração de informações sobre os alunos. Dessa maneira, fica bem mais fácil acessar um panorama geral de cada estudante matriculado, não apenas em relação ao seu histórico acadêmico, mas também em relação ao seu histórico de relacionamento com a instituição.

>> Saiba mais: Histórico de atendimento garantindo a felicidade do cliente

Retenção dos estudantes

As instituições de ensino dependem da renovação de matrículas para a sobrevivência dos negócios. Acontece que um fator importante que os alunos (ou seus pais), levam em conta nessa tomada de decisão é a experiência do atendimento. Se a escola (ou faculdade, ou outro tipo de instituição), falhar em oferecer um atendimento eficiente, humanizado e personalizado, existem boas chances de que o aluno procure outro lugar para continuar seus estudos.

>> Saiba mais: Como espantar seus clientes com apenas 8 erros

Atendimento humanizado depende, em boa parte, da preparação da equipe. Atendimento personalizado depende das políticas e procedimentos internos adotados. Porém, o atendimento eficiente pode ser desenvolvido com sucesso por meio da adoção de soluções de service desk. Elas permitem que cada atendimento chegue a uma resolução de forma menos burocrática e mais agilizada, refletindo-se diretamente na satisfação do cliente.

Estes são alguns dos benefícios de uma solução de service desk para as instituições educacionais. Quer conhecer outros? Então, fique atento aos conteúdos publicados aqui no blog. Para não perder nenhum, aproveite e curta nossa página do Facebook, siga nosso perfil do Twitter e inscreva-se no canal do Youtube!