Mitos e verdades sobre gestão de TI que impactam no atendimento ao cliente

A meta de alcançar uma gestão de TI perfeita e com resultados extraordinários são  vendidos em diversos livros, treinamentos e consultorias. O sonho do resultado rápido e da plena satisfação do usuário é apresentado muitas vezes como algo simples de se atingir, justificando assim, altos investimentos por parte das empresas.

No caso do atendimento ao cliente, seja no help desk ou service desk, uma eficiente gestão de TI leva a diversos benefícios que impactam diretamente no feedback positivos dos consumidores e por essa razão, é preciso ser assertivo. Um investimento errado pode impactar nas operações e gerar graves problemas para toda organização.

Porém, vale dizer que esse sonho é associado com alguns mitos e utopias que não acontecem na realidade ou que não acontecem magicamente. A eficiência da gestão de TI é um trabalho contínuo que requer comprometimento desde os responsáveis pela gestão da empresa até a participação de cada colaborador em seu processo de trabalho.

Isso leva tempo, dedicação, investimentos e como já dito, o engajamento de todos. em um time com o mesmo propósito. Para ajudar a entender tudo isso vamos listar alguns mitos e verdades sobre a gestão de TI que você precisa ficar atento.

Mitos e verdades sobre gestão de TI que precisa ficar atento

Existe um único caminho

Mito 1: Existe apenas um caminho certo para liderar ou gerenciar

A VERDADE: A liderança pode deve ser personalizada em diferentes aspectos: para o tipo de negócio, para diferentes funcionários, para a realidade do mercado, entre outros pontos que fazem todo o diferencial na forma de alcançar uma gestão eficiente.

É verdade que o melhor caminho para alcançar grandes objetivos na gestão de TI é buscar as melhores práticas do mercado, experiências bem sucedidas, etc. No caso do atendimento ao cliente, por exemplo, o ITIL é referência para alcançar a plena capacidade no atendimento e suporte ao cliente.

Porém, ele deve ser adaptado a realidade da empresa. Políticas e processos serão fundamentais para direcionar esse caminho e o tempo e a melhoria contínua fará com que ele se torne a via certa. Como diz o ditado, muita água passa por debaixo dessa ponte para que as empresas tenham a certeza do caminho certo.

>> Saiba mais:  Saiba porque a automação do help desk otimiza a performance empresarial.

Mito 2: A liderança é mais importante que a administração

Liderança

A VERDADE: Estamos falando de convergência. A administração em conjunto com a liderança pode ajudar a alcançar uma mudança ordenada, planejada e a liderança em conjunto com a administração pode manter a organização alinhada adequadamente com seu ambiente.

Todos são importantes nesse processo de alcançar eficiência na gestão de TI. Os gerentes são essenciais para o trabalho cotidiano, e os líderes são fundamentais para inspirar os funcionários e definir a direção de longo prazo da organização. E não podemos esquecer na participação direta de cada colaborador.

Lembre-se, por exemplo, que o time de suporte está em contato direto com os clientes e sua participação será fundamental para que os consumidores sintam a transformação da nova gestão de TI. Soluções de help desk, como o Milldesk, e os processos de atendimento são essenciais nesse processo de melhoria.

>> Saiba mais: Equipe de TI proativa: ser ou não ser eis a questão!

Mito 3: As ações de um gerente sempre falam mais alto que palavras

A VERDADE: Normalmente nos estudos que são realizados sobre grandes líderes empresariais, o critério frequentemente citado sobre a grandeza de um líder é a capacidade de articular uma estratégia e uma visão que fossem convincentes para um grupo de seguidores.

Entretanto, a realidade mostra que o sucesso a longo prazo depende da construção e do reforço de um propósito coletivo ou visão compartilhada, que por sua vez, depende de mensagens claras, persistentes e significativas que energizam todos os colaboradores. Segue mais ou menos aquela linha de que uma andorinha só não faz verão.

>> Saiba mais: As vantagens de se fazer uma gestão de ativos de TI eficaz!

Mito 4: Gerentes sabem tudo

A VERDADE: Não precisa saber tudo! Em vez disso, mantenha-se atualizado com seu setor e sua função, mas também aprenda as habilidades e o conhecimento dos membros de sua equipe.

De fato, é preciso conciliar conhecimento técnico e gestão operacional para alcançar os objetivos da gestão de TI. Lembre-se que precisamos de um time coeso para dar o embasamento necessário para as decisões que serão tomadas durante a gestão e nas melhorias do processo.

>> Saiba mais: Certificações de TI: fazer ou não fazer?

Mito 5: Bons gerentes podem atingir metas mesmo com um time ruim

A VERDADE: Gerentes não podem fazer milagres se os membros da equipe não se encaixam na missão, estratégia e cultura da organização. É por essa razão que é imperativo que os gestores gastem o tempo necessário para contratar as “pessoas certas, no lugar certo, com o foco certo.

Isso facilita muito para que uma equipe atinja as metas definidas e a empresa possa alcançar seus objetivos de uma gestão de TI eficiente e estratégica.

Gestão não é uma ciência, é uma arte. Envolve milhões de pessoas em milhares de organizações, cada uma das quais é única. Isso é o que o torna tão subjetivo, por definição. Certos conceitos inovadores de gerenciamento se tornam a regra, mas são raros, com certeza.

>> Saiba mais: Como um sistema Help Desk pode motivar a equipe de suporte.

Uma gestão de TI de sucesso não pode ser ensinada, ela é aprendida na prática, no trabalho, sob fogo, no mundo real. Não existe uma fórmula mágica para o sucesso da gestão. Enquanto as pessoas são indivíduos únicos e as organizações são entidades únicas, não pode haver uma fórmula secreta para o gerenciamento bem-sucedido.

O sistema de Help Desk Milldesk é uma ferramenta que explora os conceitos de usabilidade para garantir mais agilidade e organização para a sua empresa. Saiba como uma poderosa ferramenta de help desk pode ajudar a sua empresa vencer o desafio de ter uma gestão de TI estratégica e com resultados que podem contribuir para o crescimento do seu negócio.

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