Imagem de cronômetro com os ponteiros apontados para a palavra "Deadline". Processo de negócio ágil.

Velocidade, velocidade e mais velocidade! É isso que inspirou diversas empresas a adotar o service desk para melhorar os processos de negócio. Afinal, com ele, todo gerente de TI pode gerar soluções rápidas ou até mesmo imediatas.

E agora o help desk não é apenas veloz, como também é eficiente. Até porque há muito tempo um problema poderia exigir horas de trabalho por pura e simples burocracia, mas hoje isso não acontece mais.

Bem… não acontece para quem trabalha com help desk, né? Afinal, temos soluções automatizadas para o que há muitos anos dependia quase que exclusivamente da ajuda da equipe de suporte!

Quer entender um pouco mais sobre isso? Então continue lendo este artigo!

O uso do service desk na melhoria dos resultados de negócios

O service desk pode criar processos de melhoria contínua dentro da sua empresa com estruturas organizacionais completas.

Com ele você terá o ambiente perfeito para aplicar o ITIL, controlar demandas, padronizar serviços e, depois, avaliá-los para entender o que funcionou e o que pode ser melhorado!

Gif de cantora de reallity show musical dançando.

Incrível, né? Então vejamos um pouco sobre cada um desses itens.

Todas as boas empresas seguem o padrão ITIL para gerenciar os seus serviços de maneira eficaz. Mas atualmente, o gerente de TI precisa fazer isso sem perder muito tempo documentando tudo o que é feito.

Por isso, uma ferramenta de service desk que auxilie a organização de todos os processos de negócios é essencial. Afinal, um bom help desk pode ajudar a resolver problemas com um clique, criar interdependências entre chamados etc.

A aplicação do ITIL em um service desk acaba impactando diretamente no controle das demandas. Isso porque os processos podem ser automatizados de acordo com um SLA bem definido.

Dessa maneira, todo gerente de TI consegue economizar bastante tempo, ao gerenciar processos de negócios muito mais fluídos. Além disso, recursos de autoatendimento sanam as dúvidas rapidamente, fazendo com que o suporte se concentre apenas no que é mais complexo.

Como resultado de todos esses benefícios, temos serviços altamente padronizados e rápidos que encantam os clientes! Afinal, uma empresa que se controla, sabe o que faz e cria processos de melhoria contínua.

E mais: com relatórios personalizados sobre o que cada setor está fazendo, o gerente de TI pode mensurar as atividades, identificar problemas e pensar em soluções finais.

Gif de dois homens em um escritório olhando um para o outro e um deles diz: "...That was easy". Um processo de negócio mais fácil será?

>> Saiba mais: 5 diretrizes para uma aplicação efetiva do ITIL

A modernização do gerenciamento de serviços corporativos

Antigamente, a vida de um gerente de TI era muito complicada. Acredite, é verdade! Isso porque todo o trabalho era manual, visto que não existia a ajuda de um bom service desk. Sendo assim, os processos de negócio exigiam um padrão bastante passível a erros.

Nesse padrão, você precisaria criar uma cultura organizacional do zero, mapeando processos e montando todo um sistema de fluxo de atividades! Sendo assim, seria necessário identificar os responsáveis por determinados processos, definir ações e analisar o trabalho.

Isso não é novidade, mas o grande x da questão é que tudo era feito com muito esforço. Por exemplo, na fase de identificação, o gerente precisaria mapear todos os colaboradores e seus respectivos coordenadores para depois definir funções individuais.

Tudo precisaria ser documentado em algo como uma planilha para que depois as ações fossem definidas. E o problema começa aqui, pois muitas vezes alguma tarefa depende de outro setor para ser concluída. E o pior: às vezes isso só poderia ser identificado no fim do trabalho!

Agora imagina o quão complexa era a análise dos processos de negócio depois disso tudo?

Gif de moça suspirando com uma expressão facial de tédio.

É claro que atualmente esse sistema ainda precisa ser feito para que haja um processo de melhoria contínua. No entanto, ele pode ser muito mais rápido e prático – quase mágico! Afinal, temos serviços de help desk que modernizaram todo esse ambiente.

As plataformas de service desk como o Milldesk automatizaram o que antes tomava muito tempo de qualquer gerente de TI. Hoje é possível gerir as equipes, monitorando facilmente o que está sendo feito para otimizar rapidamente as ações.

>> Saiba Mais: Service desk é somente para a TI?

O uso de uma ferramenta de help desk nos processos de negócio

O Milldesk oferece várias funcionalidades extremamente úteis para qualquer empresa. Uma delas é o workflow que possibilita a criação de um passo a passo para a conclusão de uma determinada tarefa. Assim, você poderá definir o sistema supracitado, criando fluxos de trabalho que agilizem a rotina do empreendimento.

Mas além disso, é preciso controlar todo esse funcionamento com SLAs bem definidos, né? Por isso, o Milldesk também oferece esse recurso que monitora e controla os chamados de acordo com o que for previamente definido.

Todo esse processo automatizado também engloba o seu cliente que pode criar tickets que gerarão solicitações via e-mail à equipe de suporte. A partir daí, essa equipe pode utilizar a base de conhecimento para sanar a dúvida, diminuindo o tempo de resolução, ou encaminhar o chamado para outra equipe.

Indicadores de desempenho tem papel importante nos processos de negócio

Como se isso não bastasse, você ainda pode acompanhar os indicadores de desempenho em dashboards que oferecem uma visualização simples do trabalho ou em relatórios completos, mas que não perdem a simplicidade!

Tudo isso pode ser visualizado em um painel de usuário altamente intuitivo e… SIMPLES, disponível até mesmo em versões mobile!

>> Saiba mais: Workflow: você deveria ter um e urgentemente!

Gif menino perguntando: "What´s next?"

Ficou interessado no que o Milldesk pode oferecer para melhorar os processos de negócio da sua empresa? Então que tal começar agora a utilizar agora e impulsionar seus resultados? Entre em contato conosco e conheça as soluções da nossa ferramenta de help desk! 

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