5 atitudes para utilizar a nuvem como vantagem competitiva

cloudsAs companhias que até agora conseguiram criar novas interações com a cloud têm, pelo menos, um ponto em comum: utilizam sua capacidade em vez de investir em desenvolvimento e infraestrutura. Talvez esta seja a melhor maneira de explorar a cloud, que pode ser desafiadora, assim como qualquer tecnologia em constante evolução.

Conheça aqui 5 passos importantes que podem ajudá-lo a adotar a computação em nuvem:

1- Planeje sempre: para que a nuvem não se torne apenas uma solução em busca de um problema, o responsável pelas estratégias de cloud deve desenvolvê-las como parte da estratégia de negócio. O objetivo a ser definido deve ser o do negócio, assim como as oportunidades e desafios que o planejamento da cloud deve atender. Utilize o plano da nuvem como um facilitador das suas metas empresariais e não ao contrário.

2- Crie uma cultura de TI: se a sua companhia não está pronta para fornecer serviços em cloud, fique atento às implantações descontroladas, que podem expor sua corporação a riscos e deter o potencial dos investimentos futuros em cloud. O papel da TI nesse momento é tornar a nuvem mais fácil de ser montada, conversando com a companhia e guiando-a nas implementações.

3- Adote critérios de seleção: considere demonstrações de produtos desenhadas para avaliar as opções de cloud disponíveis. Fatores como a experiência do usuário, previsibilidade de custos e transparência do uso das informações do usuário são os critérios básicos hoje em dia.

4- Cerque o território: os últimos recursos podem ser acessados pela nuvem sem upgrades complexos ou dolorosos, portanto estabeleça as responsabilidades entre a TI e o negócio para a tomada de decisões. Procure distinguir as decisões locais das corporativas, além de definir a arquitetura e times ágeis.

5- Esteja pronto para mudanças: adaptar-se às constantes mudanças é uma habilidade que o profissional de TI precisa lidar e prover recursos adequados. Toda a mudança de gestão requer uma nova dimensão, desenvolva uma forte rede de comunicação e se prepare para mudanças pendentes.