Saiba agora como encontrar a melhor solução help desk!


Entender sobre o atendimento dos concorrentes é fundamental para o sucesso do seu negócio. O conceito de benchmarking parte do princípio de aprendizado a partir dos erros e acertos dos outros, comparando-os com as práticas e aplicações para fortalecer todo o instrumento de gestão.

Além disso, o benchmarking também pode ser utilizado na evolução do atendimento ao cliente para melhorar os principais aspectos do negócio.

Na área de atendimento ao cliente, por exemplo, é importante manter constante a busca pelo aprimoramento dos processos da empresa. Sendo assim, é possível aprender com a concorrência e potencializar os seus resultados a partir da análise das estratégias utilizadas pelos concorrentes, fazendo uma análise dos pontos positivos, dos que podem ser melhorados e muito mais.

E você, quer saber mais sobre como avaliar o atendimento dos concorrentes? Continue acompanhando a nossa publicação!

Por que conhecer o atendimento dos concorrentes é tão importante?

Por que conhecer o atendimento dos concorrentes é tão importante?

É muito importante manter a busca pela melhoria contínua em todo o processo de atendimento ao cliente, principalmente mantendo o foco no consumidor e nas suas mudanças de comportamento perante as empresas e as suas experiências.

Este comportamento é natural num mercado em que as opções se tornam cada vez mais disponíveis e o consumidor cada vez mais exigente.

A experiência positiva do usuário é um importante ponto no atendimento ao cliente, principalmente quando a empresa busca satisfazer os anseios que este cliente demanda.

Uma ótima forma de manter o suporte ao usuário com aumento de produtividade e eficiência é manter sempre o olhar atento às lições aprendidas com a concorrência, com o conceito do benchmarking e da melhoria contínua do processo de atendimento ao cliente. Saiba mais a seguir!

Utilize o benchmarking para conhecer o atendimento dos concorrentes

O Benchmarking é muito importante para o atendimento ao cliente por permitir o aprendizado a partir dos erros e acertos dos concorrentes, sejam eles diretos ou indiretos.

Isso permite a comparação dos processos de um certo grupo de concorrentes, avaliando os seus setores de atendimento ao cliente e permitindo à você descobrir como aprimorar o seu atendimento ao cliente e os aspectos do negócio.

É importante também entender que o benchmarking não se trata apenas de copiar o que a concorrência está fazendo e sim de avaliá-los em todos os seus sucessos e falhas.

Isso promove, por exemplo, o aprendizado das consequências positivas e negativas de ações já tomadas, levando a tomada de decisão mais assertiva por parte da gestão e dos próprios atendentes.

Algumas lições de como realizar um benchmarking positivo, que agregue valor ao seu negócio, são importantes e estão descritas abaixo. Confira!

Conheça os seus concorrentes

Para realizar uma comparação efetiva, é necessário conhecer a sua concorrência e por isso esta é a primeira lição elencada.

Estes concorrentes podem estar separados em até três grupos:

Se passe por cliente e saiba como a concorrência atende

Não basta fazer pesquisas e ler relatos – para conhecer de fato os seus concorrentes e fazer um benchmarking eficiente é necessário se passar por um de seus clientes e ter as suas próprias conclusões sobre o atendimento ao cliente, desde o que pode cativar clientes até o que pode afastá-los.

Nessas horas que se percebe os detalhes importantes e pode-se comparar os métodos para potencializar os resultados da empresa.

A experiência do concorrente é preponderante nesta lição, mostrando que é possível aprender com a concorrência.

Compare os resultados positivos e negativos da concorrência

Algumas vezes, após conhecer os concorrentes e entender como funciona o setor de atendimento ao cliente, pode-se tirar diversos detalhes importantes do benchmarking, além de entender de fato como as ações da concorrência podem influenciar os clientes.

Mas a grande questão é entender se todo o esforço está gerando resultados e a forma de saber isso é comparando os resultados e a saúde financeira dos concorrentes.

Vários números importantes para a empresa podem dizer bastante sobre o seu setor de atendimento ao cliente, principalmente sobre a eficiência dos custos com propaganda e marketing, além do atendimento ao cliente de fato.

Saber que a concorrência usa o seu dinheiro de forma mais eficiente do que a sua empresa pode ser um ótimo sinal para realizar algumas mudanças.

Compreenda o benchmarking e busque melhorias no processo

Mais do que simplesmente conhecer a concorrência e os seus setores de atendimento ao cliente, é importante tirar análises eficazes destes concorrentes e saber como a sua empresa vai garantir a sua fatia de mercado e encantar os seus clientes da maneira correta.

A melhoria do processo de atendimento ao cliente é um importante passo para isso, levando em consideração as lições aprendidas com a concorrência.

Em alguns momentos não é necessário reinventar a roda e construir do zero um processo eficaz para encantar no atendimento ao cliente.

Observar e aprender com as boas práticas dos concorrentes pode ser um importante passo para melhorar o setor e garantir a satisfação do usuário a partir da experiência destes concorrentes.
Fique por dentro das últimas novidades para melhorar seu suporte! Não se esqueça de se inscrever em nossa newsletter para receber notificação todas as vezes que publicarmos um novo artigo!

Gostou de saber mais sobre como avaliar o atendimento dos concorrentes? Então descubra agora porque clientes problemáticos precisam de um atendimento especial!

Conteúdos relacionados:

Conte com o sistema da Milldesk para organizar,
solucionar e reduzir seu número de chamados

Mais de 13 anos de atuação no mercado de Help Desk e Service Desk.

Oferecemos um software de suporte de qualidade internacional, a preço nacional, justo e acessível.

Agende uma demonstração e veja como podemos reduzir seus custos com suporte e gestão de chamados.

ou