Como você avalia sua satisfação com o atendimento realizado?

Ilustração de mãos circundando uma placa com a palavra "Feedback". Como avaliar a satisfação com o atendimento.

Avaliar a satisfação com o atendimento realizado demonstra que você e sua empresa se importam com o pensamento e a opinião do cliente, principalmente quando se associa este nível de atenção como uma ferramenta para o aumento das vendas.

A experiência no atendimento ao cliente é um tema importante e os consumidores hoje possuem mais opções do que nunca no que se refere a realização de alguma busca na internet por algum tipo de produto ou serviço – o que os levam a valorizar esta característica.

Em uma pesquisa realizada pela Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (ABCOMM) foi demonstrado que apenas metade das lojas entrevistadas obteve uma avaliação positiva em relação a qualidade do atendimento prestado para os seus clientes.

A importância do help desk no atendimento ao cliente impacta diretamente na satisfação com o atendimento realizado.

Acompanhe a nossa publicação e saiba como avaliar a satisfação com o atendimento realizado para o seu cliente!

O atendimento ao cliente tem sido decisivo na decisão de compra

Considerar uma estratégia do negócio é pensar em como fidelizar o cliente e oferecer sempre a melhor experiência possível para este cliente.

Um dos pontos importantes ao montar essa estratégia é entender também que o mundo digital transformou o perfil de cada cliente – e este usuário está cada vez mais conectado e busca a opiniões de outros consumidores para saber as suas dores e as suas felicidades aos utilizar determinado produto ou serviço.

Sites especializados como o Reclame Aqui reúnem as opiniões e reclamações de diversos clientes que estão insatisfeitos, principalmente com a má experiência no atendimento ao cliente.

Essa facilidade em pesquisar estas opiniões e as experiências dos outros clientes permite uma influência direta na decisão de compra destes novos consumidores, principalmente se vão retornar a utilizar aquele produto ou serviço pesquisado.

>> Saiba mais: Controle de chamados: Quem sabe faz ao vivo!

Gif de mulher gritando: "That´s my opinion!!!".Como medir a satisfação com o atendimento

Avaliar a satisfação com o atendimento realizado é uma prioridade

Entender e avaliar a satisfação com o atendimento realizado para o seu cliente deve ser considerado como uma prioridade para qualquer negócio que tem a intenção de se destacar no mercado.

Empresas de sucesso conseguem oferecer uma ótima experiência no atendimento ao cliente e promovem esta área da empresa como uma das mais importantes para todo o negócio.

Outro ponto importante é entender que esta é uma tarefa constante e deve-se ficar sempre atento para as críticas negativas – basta uma queixa de um cliente insatisfeito em alguma rede social para manchar a fama da empresa e do seu atendimento ao cliente.

De acordo com especialistas na área de atendimento ao cliente, boa parte da experiência com a empresa e com o seu produto ou serviço se baseia na forma como ele é tratado e demonstra a importância do help desk no atendimento ao cliente.

Quando o cliente precisar de algum auxílio ou ajuda para resolver o seu problema, o atendimento ao cliente é o primeiro canal que ele buscará contato e entender a sua frustração é o ideal.

A satisfação com o atendimento realizado é uma prioridade, uma vez que o cliente entra em contato com a empresa a partir de algum problema, abrindo um chamado.

Neste tipo de atendimento já pressupõe-se que o usuário passou por algum problema e o profissional que trabalha neste setor deve entender toda a carga negativa, se preocupando com a experiência no atendimento ao cliente e dando a devida importância para esta área.

Criar uma cultura voltada para a preocupação do profissional do setor para a satisfação com o atendimento realizado auxilia bastante em pontos como manter a credibilidade da marca e a boa reputação da empresa.

A fidelização dos clientes também é outro ponto que se beneficia bastante com a manutenção da experiência positiva do usuário.

>> Saiba mais: Saiba qual a ferramenta certa de help desk para sua empresa!

Gif do ator Neil Patrick Harris fazendo sinal de positivo. Total satisfação com o atendimento realizado.

O help desk é muito mais que registrar o atendimento

Uma ferramenta de help desk pode ajudar não só na realização do atendimento ao cliente mas na avaliação de uma forma geral deste atendimento, gerando métricas e informações importantes que servirão de base para os critérios de avaliação da experiência do usuário.

Este tipo de solução ajuda a integrar de vez os fundamentos do negócio e a experiência do usuário.

Um atendimento ao consumidor eficiente não deve funcionar apenas para solucionar os problemas dos consumidores enquanto os seus chamados estiverem abertos para o time help desk.

Este tipo de suporte deve fornecer ao usuário a devida atenção durante toda a sua jornada de compra, impactando positivamente na satisfação com o atendimento realizado.

>> Saiba mais: Customer Success: faz o quê mesmo?

Próximos passos!

Entender a satisfação com o atendimento realizado como um dos pilares para melhorar a experiência no atendimento ao cliente é um dos pontos chave para manter a fidelidade deste usuário.

O help desk possui um papel importante para manter a qualidade no setor, além de obter informações relevantes através da ferramenta correta.

Quer saber mais sobre ferramentas para o help desk? Continue acompanhando o blog da Milldesk!

O sistema de Help Desk Milldesk é uma ferramenta que explora os conceitos de usabilidade para garantir mais agilidade e organização para a sua empresa. Saiba como uma poderosa ferramenta de help desk pode ajudar a sua empresa vencer o desafio de ter uma gestão de TI estratégica e com resultados que podem contribuir para o crescimento do seu negócio.